Como a grande maioria de livros que são adaptados no cinema existem suas diferenças, alguns chegam a ser diferenças exorbitantes, alguns são apenas uma coisa ou outra, algumas alterações, alguns acontecimentos deixados de lado ou ocultados, e para os fãs de plantão dessas sagas que viram filmes, a gente sempre sabe quais são as diferenças e a que ponto elas são aceitáveis.




Eu sou da seguinte opinião de que um filme baseado num livro deve ser o mais fiél possível, principalmente se esse livro vier de uma saga, uma trilogia e coisas do gênero, pois um acontecimento alterado num primeiro filme, pode colocar toda a sequencia em risco.
Um bom exemplo de filmes baseados em sagas é claro que é Harry Potter, como todo fã sabe, os primeiros filmes foram os mais fiéis de todos da saga, mas conforme foram alterando acontecimentos e ocultando, principalmente, ocultando acontecimentos nos demais filmes, os últimos filmes da saga ficou bem complicadinho de entender para aqueles poucos que não leram e acompanharam a saga literária até o fim e consequentemente os filmes.
Um dos filmes baseados em livros que eu me atrevo a dizer que fizeram um imenso, gigante e absurdo erro de mudarem a maioria dos acontecimentos é "Percy Jackson", e não apenas o primeiro filme "O ladrão de raios", mas devido as mudanças imensas do primeiro, acabaram criando quase uma nova história na sequencia "O mar de monstros", o que obviamente não agrada nenhum pouquinho os fãs, afinal de contas, a saga é tão boa quanto Harry Potter, pode apostar nisso.
E entre todos os filmes baseados em sagas que eu já vi até hoje, me corrijam se esqueci de algum, o mais fiel é Jogos Vorazes, do primeiro até o ultimo lançamento recente "A esperança, parte 1".

Mas eu não vim aqui para falar de nenhum desses filmes citados acima, poderei fazer essa comparação nos próximos posts, hoje eu vim falar das diferenças do livro e do filme "Maze Runner, Correr ou morrer".

Eu sei que tenho falado bastante sobre a saga., mas como foi lançado o filme recentemente, acho que são posts válidos para o momento.

Vai ser meio complicado fazer as diferença na ordem cronológica do filme e do livro, então irei falando as diferenças conforme minhas anotações.

Obviamente, contém spoiler para quem não leu e pretende ler, talvez seja melhor nem ler esse post, mas se você for curioso, dá uma conferida abaixo.

Número 1:
Perda de memória de Thomas
Filme: 
A primeira diferença que devo citar, com algo já do inicio do filme, é o fato de Thomas não se recordar do próprio nome quando chega na caixa.
Para quem assistiu o filme, sabe que, quando Thomas chega na caixa à Clareira, ele não se recorda de nada, nem do próprio nome, e a noite, numa disputa de brincadeirinha com Gally, ele cai e de repente se lembra que seu nome é Thomas.
Livro:
No livro isso acontece de maneira diferente, quando Thomas chega na caixa à Clareira, ele não se lembra de nada e a única coisa que ele se recorda é do próprio nome.
Não citado no filme:
Um fato sobre isso, deles se lembrarem do próprio nome no livro, é que, depois que Thomas passa pela transformação, ele se recorda o porque de todos eles se lembrarem apenas do próprio nome, o fato é que os próprios nomes de todos eles nem são de verdade o nome deles, o nome de cada um foi dado pelo pessoal do Cruel, antes de serem mandados à Clareira, pois são considerados super inteligentes e cada nome tem a ver com algum personagem da história. Exemplo,  o nome de Newt foi inspirado pelo Cruel por Isaac Newton, Alby de Albert Einstein e Thomas de Thomas Edison.
É claro que essa informação era algo inútil para o filme, por isso nem foi citado.

Número 2:
CRUEL é Bom.
Filme:
No filme, Thomas costuma ter vários sonhos quando dorme, sonhos sempre relacionados com os Criadores, onde ele sempre vê Teresa, e ouve as seguintes frases repetitivas vezes:
"Cruel é bom" e "Tudo vai mudar".
Livro:
No livro, Thomas não costuma ter sonhos, não no primeiro livro, esses sonhos ou lembranças começam a aparecer no segundo livro "Prova de fogo", onde Thomas as vezes sonha com recordações de sua infância e de alguns momentos no Cruel com Teresa.
No primeiro livro a frase "Tudo vai mudar" não aparece num sonho de Thomas, e sim é dito por Teresa assim que ela acorda ao sair da caixa.
No livro, eles vêem Teresa na caixa desacordada, Gally e os demais a retiram da caixa e a deitam no gramado, observando-a, pensando que ela está morta, quando ela acorda e a primeira e unica coisa que diz antes de desmaiar é "Tudo vai mudar".
Outro fato alterado no filme é quando a chegada de Teresa acontece, no filme ela só chega depois que Thomas já ficou preso no labirinto e tudo  mais, e eles estão discutindo o que fazer com Thomas.
No livro Teresa chega um dia depois de Thomas, mas permanece em coma por diversos dias enquanto tudo acontece com Thomas, o labirinto, ele se tornando corredor e tudo mais.
Só depois de alguns dias ela finalmente acorda do coma induzido pelo Cruel.
No livro, a frase "CRUEL é bom" aparece quando Teresa acorda, pois ela mesma escreve a frase no seu braço.
Ao contrário do que acontece no filme, onde Teresa fala o nome de Thomas assim que chega a Clareira, no livro ela fala o nome de Thomas enquanto está em coma, e quando acorda, ela  briga com os meninos que estão cuidando dela e vai atrás de Thomas, e é quando ela mostra pra ele a frase e diz que era a unica coisa que ela se recordava quando acordou e tinha que escrever antes que se esquecesse.

Número 3:
Thomas e Minho salvando Alby no labirinto
Filme: 
Thomas convence Minho a tentarem proteger Alby, amarrando Alby na hera dos muros, eles erguem Alby até uma altura considerável, e quando o Verdugo aparece, Minho sai correndo deixando Thomas.
Livro:
No livro as coisas acontecem meio diferentes, Minho entra em panico e sai correndo deixando Thomas sozinho com Alby no chão, então Thomas tem a ideia de amarrar Alby numa daquelas heras e o erguer até uma altura segura.
Ele faz isso sozinho, empurrando o corpo de Alby para cima com as próprias costas, enquanto ele também está meio amarrado nas heras. Parece uma tarefa bem árdua e leva um bom tempinho.
Quando o Verdugo aparece, ele sabe que Thomas está no muro pois um besouro mecânico o denuncia (Os besouros mecânicos não aparecem no filme, mas são muito citados no primeiro livro, os besouros mecânicos são como mini-câmeras por onde os Criadores espiam os Clareanos, é um besouro de metal com a palavra CRUEL gravada nas costas, conforme foto abaixo)



Continuando, então Thomas vê o besouro mecânico e de repente o Verdugo começa a escalar a parede em direção a Thomas.
Tentando desviar a atenção do Verdugo de Alby para si mesmo, ele se desamarra, e usa as heras para ir correndo pela parede e atraindo o Verdugo atrás de si.
É uma cena que eu particularmente achei meio impossível de ser feito, mas o Thomas consegue kkkk


Número 4:
Thomas mata o Verdugo
Filme:
No filme, Thomas sai correndo pelo labirinto com o Verdugo atrás de si, o verdugo quase o mata, mas ele pula por cima dos muros, cai em cima de outro onde o Verdugo fica preso na hera, Thomas sai correndo e então ele encontra Minho, eles saem correndo porque outro Verdugo já vem atrás deles. Nesse momento um dos muros começa a mudar de lugar, a se fechar, Minho passa correndo pelo muro e chama por Thomas, Thomas tem a ideia de atrair o Verdugo para dentro do muro, onde ele corre muito mais rápido e sai a tempo, deixando o Verdugo ser esmagado pelo muro.
Livro:
No livro as coisas acontecem bem diferentes, Thomas está se desvencilhando do Verdugo que quase o pegou no muro, mas outros três apareceram e ele quase fica encurralado por eles, numa manobra incrível, ele consegue correr e deslizar do lado do Verdugo que é mais lento que ele, e escapa. Então ele encontra com Minho que viu o que ele fez e eles correm vendo que os Verdugos já estão atrás deles.
No labirinto existe um penhasco não citado no filme, Thomas e Minho correm até dar de cara com o penhasco e os quatro verdugos param atrás deles, deixando-os sem saída,
Então Minho tem a ideia de fazer com que eles atraiam os Verdugos até eles caírem no penhasco, o que eles conseguem fazer com os quatro, matando-os.
No filme, Thomas e Minho voltam de manhã carregando Alby, no livro eles voltam sozinho e dizem a Newt onde o Alby está, então Newt e alguns outros clareanos vão até lá buscar Alby.

Número 5:
Soro
Filme: 
no filme quando Teresa acorda e conversa com Thomas, ela diz que os soros estavam no seu bolso quando acordou e eles usam pela primeira vez em Alby fazendo ele passar pela transformação e voltar se lembrando de tudo que aconteceu.
Livro:
No livro os soros já vem na Caixa todo mês e alguns dos Clareanos já passaram pela transformação antes recebendo o soro em seguida, entre eles Gally, e esse é o principal motivo de Gally não gostar de Thomas no livro, mas falarei da relação Thomas e Gally depois.

Número 6:
Sequência numérica do Labirinto
Filme:
No filme os labirintos se movem toda noite, e a cada noite ele abre uma área nova, cada grande área é numerada de um a sete (se não me engano, ou de um a oito), e toda semana a mesma sequencia numérica se repete, abrindo-a seguidamente noite após noite.
Minho sabe essa sequencia de cór, e é essa sequencia que eles usam para abrir a porta de saída do labirinto quase no final do filme.
Livro:
No livro essas áreas existem, mas não existe uma ordem numérica para libera-los de lá.
Os mapas são feitos em papeis, cada corredor é responsável por uma área do labirinto, e no final de cada dia eles desenham a área no mapa para poderem saber o que mudou.
Thomas tem a ideia de juntar esses mapas, todos, para verem se existe alguma dica, alguma coisa que possa ajuda-los a sair.
Na verdade, ao juntar os mapas do labirinto de todas as áreas de dias após dias, eles encontram algumas palavras que se repetem mensalmente, a cada dia uma letra se formava para formar uma palavra no final da semana, e essas letras e palavras se repetiam seguidamente.
"FLUTUA", " PEGA", "SANGRA", "MORTE", "RÍGIDO", "APERTA".
Essa sequencia de palavras são usadas quase no final para eles saírem do labirinto, e falarei disso logo mais.

Número 7:
Chuck
Filme: 
No filme Chuck e Thomas criam um laço de amizade logo no começo, algo bem forte e intenso.
Chuck mostra a Thomas o bonequinho de argila (ou algo parecido) que ele fez para os pais dele, ele pede a Thomas que entregue a mãe dele, caso Thomas consiga sair, Thomas diz a Chuck que ele mesmo vai entregar aos pais dele, e promete que vai tira-los dali.
Livro:
No livro, inicialmente Thomas não gosta muito de Chuck, ele demora para aceitar a amizade de Chuck, mas com o tempo ele passa a criar uma amizade e um carinho pelo garoto.
No livro não existe o bonequinho que Chuck faz, mas a promessa feita por Thomas quando está preso no amansador realmente existe no livro, ele promete a Chuck que vai tira-lo do labirinto e lhe dar uma vida de verdade.
Assim como no filme, Chuck morre no final para salvar Thomas.

Número 8:
Saída do labirinto
Filme: 
No filme, quando Thomas mata o Verdugo, eles voltam até lá para dissecar o bicho e Minho tira dele um aparelho metálico com o numero 7.
Minho e Thomas voltam ao labirinto mais tarde, até a área 7 que continua aberta, quando o aparelho encontrado por Minho começa a apitar. Thomas rapidamente o pega e percebe que ele apita como se mostrasse uma direção, com esse aparelho eles chegam até a saída dos Verdugos, onde eles vão no final para saírem do labirinto.
Livro:
No livro nenhuma dessas cenas acontecem, nem o Verdugo esmagado na parede, nem o aparelho e nem eles encontrando a saída dos verdugos dessa maneira.
O que acontece é que Thomas percebe que há algo estranho no penhasco e volta lá com Minho, eles percebem que o penhasco não é exatamente o que parece, que existe uma parte dele que parece holográfico, quando se joga uma pedra, a pedra não cai, ela simplesmente desaparece.
Quando Thomas passar pela transformação, irá se recordar exatamente como sair do labirinto, e a saída é exatamente pelo penhasco, onde existe o buraco dos verdugos, como ele chama.
No final, eles não vão sair pela porta que aparece no filme, mas sim descer no labirinto até esse buraco dos verdugos, e quando entrarem lá, terão que digitar as palavras que encontraram antes nos mapas do labirinto, elas desligam os Verdugos e abrem a saída.


Número 9:
Alby
Filme: 
No filme apesar de Alby parecer meio durão com Thomas no começo, depois ele parece ficar mais legalzinho com Thomas até a transformação.
Quando Alby volta da transformação ele fica falando que a culpa é de Thomas, mas não diz nada sobre, e depois Alby parece voltar ao normal, quando os verdugos invadem a Clareira matando vários deles.
Um dos verdugos tentam pegar Chuck, mas Alby consegue impedir que isso aconteça, e então é capturado por um Verdugo e suas ultimas palavras são para Thomas tirá-los dali.
Livro:
Bom, devo dizer que muita coisa do Alby no livro é diferente.
Pra começar Thomas parece não gostar muito de Alby e Alby também parece não gostar muito de Thomas.
Quando Alby volta da transformação, ele tenta contar alguma coisa que ele viu a Thomas, mas algo o impede, como se ele fosse controlado por outra coisa.
Alby começa a ficar estranho, ele coloca fogo na casa dos mapas para que ninguém descubra as sequencias pois ele não quer sair dali, ele diz que a vida fora do labirinto é muito pior do que imaginam, que eles não podem sair, mas por sorte Newt e Minho esconderam os mapas na casa de armas.

Número 10
A morte de Alby
Já que eu estou falando de Alby, vou falar sobre a morte dele.
Como dito acima, no filme Alby é capturado pelo Verdugo.
No livro as coisas são diferentes.
Como dito, Alby fica estranho, diferente, não parece mais o mesmo, não consegue ajudar os Clareanos nas decisões a tomar, e quando eles decidem sair do labirinto, todos vão em direção ao penhasco, e ao chegarem perto, percebem que na frente do penhasco está cheio de Verdugos aguardando por eles.
Eles estão lá pensando como agir e o que fazer, quando Alby do nada sai em direção aos Verdugos, eles acreditam que os Verdugos vão matar somente uma pessoa naquela noite, por isso Alby se sacrifica, ele vai pra cima dos Verdugos e é morto sem piedade.

Número 11
Invasão dos Verdugos
Filme:
As portas do labirinto  não fecham a noite e as demais que se encontram fechadas, se abrem; Os verdugos aparecem aos montes e matam vários Clareanos.
Livro:
No livro as coisas são diferentes, todas as portas costumam se abrir e se fechar a noite, mas chega a noite e nenhuma delas se fecham.
Todos eles se trancam na sede, que na verdade não é de madeira ou palha como no filme, mas sim de tijolos.
Os verdugos começam a escalar as paredes, e levam somente uma pessoa, toda noite eles voltam e levam apenas um, não matam vários como mostrado no filme.
No livro também, Gally é levado, nessa parte, pelos Verdugos, depois do conclave onde ele briga com Minho e os demais por causa de Thomas, ele desaparece, e reaparece na primeira noite em que os verdugos invadem; Todos estão quietos para não chamar a atenção dos verdugos, quando Gally tem uma crise louca e começa a arrancar as madeiras das janelas falando que os verdugos vão voltar todas as noites e levar um por noite até todos estarem mortos, e então um Verdugo pega ele e o puxa pela janela e leva Gally embora.
Todos pensam que Gally está morto.

Número 12:
Thomas sendo picado
Filme: 
No filme, depois que os Verdugos atacam todo mundo e matam vários, Gally culpa Thomas por tudo que está acontecendo, então Thomas tem a ideia de se picar e descobrir a verdade, ele pega a agulha do Verdugo e se pica sozinho.
Quando Thomas volta a si, ele fala que a culpa é dele, que ele estava lá com os Criadores, mas não entra em detalhes, pois Minho e Newt ainda assim apoiam Thomas.
Livro:
No livro uma ou duas noites depois de Gally ser levado e eles verem que Gally tinha razão, pois somente um é levado por noite, Thomas tem a ideia de deixar-se ser picado, não levado, apenas picado, e não diz nada aos demais.
Numa dessas noites, os Verdugos capturam alguém, então Thomas sai correndo atrás deles até os alcançar e tenta livrar a pessoa que eles estão levando, os verdugos o atacam e o picam diversas vezes, vendo que ele conseguiu o que queria, ele foge para os verdugos não o levarem e então desmaia.
Ele passa pela transformação, é colocado dentro da sede e não dentro do amansador como acontece no filme, pois a transformação dura alguns dias.
Quando ele volta, ele pede um conclave para falar tudo que se lembra, e principalmente falar que ele sabe como sair do labirinto.
A cena em que Gally tenta bani-los do labirinto não existe no livro, pois como dito acima, o Gally já havia sido levado pelos Verdugos, e Thomas convence todos no conclave a saírem do labirinto pelo buraco dos verdugos, somente alguns poucos resolvem permanecer no labirinto.


Numero 13
Saída do Labirinto e chegada ao centro do CRUEL
Filme: 
No filme, eles tentam passar pela porta de saída dos verdugos, são atacados pelos Verdugos, Chuck quase morre e depois de Minho falar a sequencia numérica eles finalmente conseguem passar pela porta e sair do labirinto.
Quando eles chegam ao centro de comando do CRUEL, os guardas e todas as pessoas já estão mortas e eles assistem o vídeo da Chanceler Paige contando a eles sobre o quase fim do mundo e o fulgor, a doença que está levando todas as pessoas no mundo a loucura.
Então tem a cena do Chuck e depois aparecem guardas chegando e os resgatando.
Livro:
No livro quando eles passam pelo buraco dos verdugos, vai primeiro Thomas, Teresa e Chuck, eles levam Chuck com ele pois ele está assustado e eles dizem que Chuck vai ajuda-los a abrir as portas de saída.
Quando entram na salinha onde devem digitar as palavras chave, Teresa não consegue concluir pois algo está errado e um Verdugo invade a sala, Thomas consegue mata-lo mano a mano, o que é uma cena bem legal que podia ter no filme.
Chuck é que consegue descobrir como abrir a saída e desativar os verdugos, então assim, todos descem pelo buraco e seguem até a saída.
Quando chegam no centro de comando do CRUEL, as pessoas não estão mortas, os "salvadores" deles chegam de repente, atirando em todo mundo e matando todos, para salvar Thomas e seus amigos depois da morte de Chuck.
A morte de todos, como é mostrada no filme, é uma farsa mesmo.


Número 14:
Resgate
Filme:
Eles são resgatados e levados até um helicóptero onde eles conseguem ver que tudo está um deserto e veem o labirinto lá de cima, e então mostra a Dra. Ava Paige falando sobre a saída do labirinto e Thomas.
Livro: 
eles são levados até um ônibus, e no caminho uma mulher louca tenta atacar Thomas. No caminho uma mulher conta a eles como o Sol quase queimou a Terra e o mundo como existia antes já está quase todo acabado, e o fulgor está tomando conta de tudo e de todos.
Eles são levados para um abrigo, onde os meninos são colocados num dormitório e Teresa em outro, eles comem, tomam banho e descansam pensando que todo o pesadelo chegou ao fim.
E o livro termina num relatório da Dra. Paige falando sobre os testes e pedindo para eles decidirem quem deve ser o líder da próxima fase.


Número 15
Gally
Filme:
Gally é meio chatinho, mas parece ser assim somente porque quer proteger os demais; 
Ele resolve ficar na Clareira enquanto os demais tentam sair do labirinto, quando chegam no centro de comando do CRUEL e assistem o vídeo da Dra. Paige, Gally aparece falando que eles não podem sair e aponta uma arma para Thomas, Teresa diz a Thomas que Gally foi picado e ele tenta fazer Gally se acalmar, mas Gally tomado pelo veneno do Verdugo atira em Thomas, e Chuck se joga na frente dele, salvando Thomas e morrendo em seu lugar.
Quando Gally atira e acerta Chuck, Minho joga ao mesmo tempo uma lança na direção de Gally e o mata.
Livro:
Nem preciso dizer que as coisas são bem diferentes no livro né.
Pra começar, no livro o Gally é insuportável, bem chato mesmo e odeia o Thomas.
Ele é levado pelos verdugos e todos pensam que ele morreu, mas quando eles chegam ao centro de comando do CRUEL, eles veem todos os cientistas lá, os observando numa sala estranha, então uma mulher aparece parabenizando eles por terem passado pelo teste e falando que existe mais uma variável.
Uma pessoa está parada ao lado dela com um capuz na cabeça e eles não sabem quem é, então a pessoa tira o capuz e é o Gally, ele não parece normal, ele diz que eles podem controlar ele,  ele segura uma faca na mão e então ele joga a faca em direção a Thomas e Chuck se joga na frente dele o salvando.
Thomas fica completamente arrasado, ele chora sobre Chuck e então tem um acesso de raiva e parte pra cima de Gally e soca Gally até deixar ele desacordado, mas não sabe se Gally morre.


Número 16
O céu da Clareira
Filme:
o céu parece ser real, como se houvesse um buraco no meio do labirinto onde fica a Clareira e não houvesse nada acima da clareira somente o céu.
Livro:
No livro, não existe um céu de verdade na Clareira. O céu é na verdade um teto holográfico, onde os Criadores criam um céu para os Clareanos, lá nunca chove e quando as portas do labirinto não se fecham, eles percebem que o céu morreu, ele fica como um teto cinza, sem cor, sem sol, sem noite, sem nada.
Nessa parte eu me lembrei de Jogos Vorazes onde eles controlavam quando ficava dia e quando ficava a noite.

Número 17
Teresa e Thomas
Filme:
Parece que Teresa e Thomas tem uma ligação, mas não é nada muito intenso e nada é especificado no filme, eles só ficam próximos o bastante.
Livro:
No livro, Teresa e Thomas tem o poder de se comunicar mentalmente, ou seja, telepaticamente, e isso começa a acontecer antes mesmo de Teresa sair do coma.
Thomas demora um tempo para contar a Newt e os demais com medo de parecer louco, mas depois que é picado ele conta a todos.
Eles cresceram juntos no CRUEL e são peças mais que importantes por trás de tudo, antes de perderem a memoria, e isso eles descobrem em "Prova de fogo".
No final do primeiro livro dá-se a entender que Thomas e Teresa tinham algo antes de perderem a memória, e Thomas tem um sentimento muito forte por Teresa.
Assim que Teresa acorda do coma e vai atrás de Thomas ela diz a ele "Esquecer você foi a pior parte", e dá a impressão de que ela se lembra de Thomas.
E durante boa parte do livro Newt fica falando a Thomas que vai cuidar da "namorada" dele.

Colocando na ponta do lápis até que tem bastante mudanças, mas nada muuuito exagerado.
A única coisa que mudaram que vai ser complicado eles consertarem é a morte de Gally e o fato de não terem mencionado que Teresa e Thomas se falam telepaticamente, pois são coisas importantes para os próximos livros e filmes.


Espero que tenham gostado.
Deixo aqui o link para a diferença do segundo filme Maze Runner: Prova de fogo - Diferenças entre Livro e Filme
Se quiserem que eu faça comparações de outros livros e filmes, é só pedirem.



10 Comentários

  1. muito bom esse post
    adorei saber as diferenças do livro e do filme, eu não li o livro ainda por isso fiquei curiosa pra saber se o filme era mesmo igual o livro, mas nao muda muita coisa neh
    vou tentar ler o livro mesmo assim porque parece muito bom

    ResponderExcluir
  2. eu nao sabia que tinha um livro o filme, eu assisti no cinema
    mas parece que o filme é muito bom pelo que li no seu post
    mais uma vez vc fez as diferenças, gostei bastante disso
    faça de mais filmes e livros okay

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, estou com os 4 livros da serie e vou começar a ler, estou super empolgada. Gostei muito da sua analise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa, fica uma dica... Leia os livros primeiro, depois leia minhas críticas, tá
      senão você vai ter um treco antes da hora kkkkkkkkk
      e vale MUITO a pena ler os livros antes de qualquer crítica
      ;*
      Beijos

      Excluir
  4. Eu adorei saber essas informações porque estou lendo o livro e não entendi , agora que fiquei sabendo disso tudo já entendi muito obrigado , sou uma grande fã e adoro saber de tudo obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber disso porque estou lendo o livro e não entendi nada muito obrigada mesmo porque sou uma grande fã e adoro saber de tudo de Maze Runner

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber disso porque estou lendo o livro e não entendi nada muito obrigada mesmo porque sou uma grande fã e adoro saber de tudo de Maze Runner

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber disso porque estou lendo o livro e não entendi nada muito obrigada mesmo porque sou uma grande fã e adoro saber de tudo de Maze Runner

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o seu pôster,particularmente eu não tenho muito problema com algumas mudanças que façam de um livro para um filme,a não ser que mude completamente até parte da história ai sim eu não aceito kkkkk,mas pequenos detalhes que não interfiram na história eu sou de boa,eu não lé o livro ainda mas eu quero,mais eu assisti o primeiro filme e achei muito bom e quero assisti os outros filmes a sim como ler os livros.

    ResponderExcluir
  9. ANA LUIZA FREIRE ALVARENGA8 de fevereiro de 2019 às 15:08

    [Comentário exportado do Google +]
    22 de dezembro de 2017 16:09

    Adorei saber disso porque estou lendo o livro e não entendi nada muito obrigada mesmo porque sou uma grande fã e adoro saber de tudo de Maze Runner

    ResponderExcluir