Antes de começar esse post, já aviso de antemão que contém spoiler, vou falar e muito sobre muitos acontecimentos do livro, então se você não leu o livro, está lendo a saga e não deseja saber o que acontece com antecedência (E eu acho melhor você descobrir lendo porque é bem mais emocionante), NÃO leia esse post.
E aqui vai, pela primeira vez desde que comecei a escrever nesse post, uma critica hiper, mega e super positiva de um livro kkkkk



De todos os livros da série, pelo menos os que tem o Thomas e companhia, esse é, sem sombra de duvidas, o melhor livro de todos. Sim, o melhor, se você leu "Correr ou morrer" e o achou hiper legal, se você leu "Prova de fogo" e adorou a sequência, não imagina o que o espera no terceiro livro da saga,  porque ele é simplesmente O melhor, e é sobre isso que vou falar agora.


Depois de terem sido "cobaias" do CRUEL, usados o tempo todo e todas as suas ações terem sido para sobreviver aos experimentos do, nada bom,  CRUEL, pela primeira vez eles vão poder fazer exatamente o que querem, sem serem manipulados (pelo menos por um tempo) e podendo finalmente se vingar da instituição que parece que fez mais mal a eles do que o bem, que tanto falavam, para a humanidade.
Depois de enfrentarem o labirinto, sobreviver a ele, conseguir escapar, serem obrigados a enfrentar desertos, um túnel em absoluta escuridão onde cabeças eram engolidas por esferas assassinas de metal, quase terem uma insolação no sol implacável do deserto, verem amigos morrerem de forma medonha por tempestades de raios mortais e certeiros, saírem desesperados em busca de um refugio seguro que, antes de finalmente o terem, se é que foi um refugio seguro o que tiveram depois, enfrentarem monstros enormes e tão cruéis quanto os Verdugos, tudo isso em "Prova de fogo", os Clareanos e as meninas do grupo B, finalmente são resgatados no que eles chamam de Berg, uma especie de avião ultra moderno e são levados ao centro de comando do Cruel.
Tudo parecia finalmente estar perto do fim, pelo menos era o que o CRUEL dizia, mas quando Thomas se viu dentro de uma sala branca, sozinho e isolado por mais de três semanas, ele percebeu que os jogos do CRUEL não acabavam nunca e que se ele e seus amigos não fizessem algo, nunca iriam se livrar de vez daquele cruel CRUEL.
Quando Thomas acha que finalmente vai enlouquecer, Janson, ou o homem-rato como chamado pelos Clareanos, finalmente aparece e diz a Thomas que os testes acabaram, eles finalmente vão poder ter suas memorias restituídas e terem uma vida normal.
Mas nada daquilo cheira bem para Thomas, e ele percebe que Minho e Newt pensam a mesma coisa.
O que o Cruel diz ser uma escolha, eles terem ou não suas memorias restituídas em pouco tempo se mostra nada de escolhas para os Clareanos e sim obrigação, e quando Thomas, Minho e Newt decidem que não vão mais ser cobaias, ratos de laboratório do Cruel, eles decidem fugir, e é ai que toda a loucura começa.

Não sei como falar sobre o livro, sem CONTAR o livro, como eu praticamente acabei de fazer sobre o começo, claro que existem mil coisas por trás, mesmo que eu conte tudo, mas ainda assim, vou acabar contando boa parte principal do livro, pelo menos eu avisei lá no começo do post que isso ia acontecer.
E porque é difícil falar do livro sem falar dos acontecimentos?
Porque são acontecimentos marcantes, que torna impossível não falar, e como eu disse, esse é o melhor livro de toda a saga Maze Runner, é surpresas uma atrás da outra, ação, uma atrás da outra, e os personagens amadureceram e melhoraram de maneira absolutamente incrível, o que eu agradeço muito, e vou falar sobre tudo isso aos poucos, infelizmente contando boa parte do livro.

1ª Grande Surpresa

Vou começar falando da primeira surpresa do livro que me baqueou  muito.
Quando Thomas sai do quarto branco e finalmente encontra-se novamente com os outros Clareanos, eles são informados por Janson que eles podem ter suas memorias restituídas, mas antes que esse procedimento seja feito, eles precisam saber algo importante.
Todos que passaram pelo labirinto e pelo deserto possuem o vírus do fulgor, mas alguns são imunes e alguns não e antes que eles passem pelo processo para obterem suas memorias restituídas, eles precisam saber quem é imune e quem não é, e  um dos nomes anunciados, foi algo que eu não esperava.
Você percebe que adora até demais um personagem quando o vê morrer, ou quando vê que ele pode morrer, e isso aconteceu comigo nesse momento, para mim qualquer personagem podia não ser imune ao Fulgor, menos esse personagem, e eu tenho certeza que você vai concordar comigo.
"Uma espécie de golpe atingiu Thomas no peito. Ele dobrou o corpo para a frente e olhou para o chão"
Estou falando de... Newt.
E ler essa informação foi um baque, não apenas para Thomas, mas para mim, e aposto que para muitos fãs da saga.

Ainda assim, mesmo sabendo que não era imune, Newt não queria mais ser uma cobaia do CRUEL, e junto com Thomas e Minho, eles não aceitam terem suas memorias restituídas, e fogem, de uma maneira nada fácil, devo acrescentar, como alias, nada é para eles.

A Fuga do Cruel

Outro ponto interessante do começo do livro é Brenda e Jorge.
Thomas descobre que Brenda e Jorge na verdade trabalham para o cruel e Thomas tem um baque ao vê-la ali, ajudando o Cruel, por esse motivo, inicialmente ele não sabe mais se pode ou não confiar nela, pois sua ida ao deserto não era porque ela estava infectada, mas porque fazia parte dos experimentos do CRUEL.
Quanto Thomas, Minho e Newt tentam resistir e fugir, eles são pegos pelos guardas e se veem obrigados a passar pela desmemorização, e quando Thomas pensa que será o fim, que infelizmente irá se recordar de quem era e de todo o horror que fez para o Cruel, Brenda, de maneira surpreendente, ajuda Thomas a escapar da sala de procedimento e junto com Minho e Newt, eles correm pelo Cruel em busca de um Berg e de Jorge (que é piloto) para finalmente fugirem desse lugar.

2ª Grande Surpresa

Gally.
Como eu disse ao final do post "Diferenças entre o livro e o filme Maze Runner", que eles iam ter que se virar para consertar a morte de Gally, era disso que eu falava.
Sim, Gally não está morto como todos pensam, apesar de bem desfigurado, graças a Thomas, Gally está vivo e agora faz parte de um grupo que age contra o Cruel, chamada "Braço direito" e o braço direito vai ser uma parte importante do livro em alguns momentos.
É Gally também que quase no final do livro resolve ficar do lado de Thomas e o ajudar a encontrar e liberar os outros imunes capturados pelo Cruel.
Gally não se torna melhor amigo de Thomas, mas parece querer reparar tudo o que fez no labirinto e com Chuck ajudando Thomas e os demais.
Foi uma surpresa bem interessante ver Gally de volta e de repente do mesmo lado de Thomas.


Minho

Desde o primeiro livro Minho é importante para a saga, e nesse ultimo ele passa a ser o segundo protagonista da história, e devo dizer que Minho é o que muitas vezes te faz rir no meio de toda esta trama e ação.
O humor e a coragem de Minho é algo tocante nesse livro, e a cada pagina que eu virava, mais e mais percebia o quanto Minho era um personagem foda, talvez até mais do que Thomas, se Thomas não fosse o personagem principal da história.
A gente percebe a força de Minho no primeiro livro e isso se intensifica no segundo, quando ele é nomeado o líder e toma várias decisões.
No segundo livro também se percebe o quanto Minho é corajoso e não se borra diante de ninguém, ele não tem medo e não se deixa apavorar por ninguém, vemos bem isso no primeiro encontro deles com Jorge, quando Jorge ameaça Minho e ele não demonstra nenhum pouco de medo, ele enfrenta Jorge mesmo estando em completa desvantagem.
E em " A cura mortal" isso é comprovado de fato por diversos acontecimentos.
Uma das cenas que mais me impressionou sobre Minho é quando eles são capturados por raptores de imunes; Eles se veem presos numa especie de porão, Minho, Thomas, Brenda, Jorge e diversos imunes, incluindo algumas meninas do grupo B, Aris e Teresa.
Minho dá a ideia a Thomas de enfrentarem os sequestradores quando eles vão entregar alimentos a todos, pois somente um está armado, Thomas acha a ideia meio louca, mas Minho não perde tempo, corajosamente ele parte pra cima do cara armado e o desarma, esmurrando e lutando com o cara como somente Minho é capaz de fazer.
Então quando eles finalmente conseguem render os captores, Thomas pega a arma e ameaça um deles caso não dê as respostas que precisam.
O raptor percebe que Thomas não tem coragem de atirar, então Minho, mais uma vez corajosamente e impiedosamente, pega a arma de Thomas e ameaça o cara e antes que qualquer um pense, Minho atira friamente no pé do homem, ameaçando atirar nos demais caso eles não façam o que eles estão pedindo, que é dizer o que sabem e os levar ao "chefe" de todo aquele esquema.
Essa foi uma cena incrível, onde você vê a força, a coragem e a frieza do personagem, obviamente características que faltam em muitos momentos a Thomas.
Além do humor incrível de Minho e da forte amizade que ele tem por Thomas e Newt, onde ele mostra que é capaz de tudo pelos amigos, não importa o que aconteça.




Cenas de ação

Nem devo dizer que existem diversas cenas de ação né.
Maze Runner, desde o primeiro livro da saga é um livro repleto de ações, onde isso nunca para.
Obviamente que se eles estão fugindo e/ou tentando salvar seus amigos e se vingar do Cruel as coisas não vão ser fáceis, e por isso tanta ação.
As ações mais incríveis da história, além da fuga deles do CRUEL é quando eles são atacados por vários Cranks quando estão a caminho de conversar com o Chefe dos sequestradores de imunes.
Eles estão dentro de uma vã, Thomas, Brenda e o motorista que é um dos captores que Minho conseguiu render e "convencer" a leva-los até o chefe, então vários cranks que invadiram Denver armam uma emboscada e conseguem fazer o carro parar, e começam a tentar invadir a vã, quebrando janelas, pulando sobre o capô, marretando o vidro do motorista.
É uma cena incrível e é uma das cenas que finalmente começamos a ver a coragem de Thomas, que atira nos cranks sem se preocupar se vai mata-los ou não e se vai carregar esse fardo consigo pelo resto da vida.
Outra grande cena de ação é a fuga dos imunes pelo Cruel, quando o braço direito começa a explodir a central do CRUEL e Thomas, com seus amigos estão lá tentando salvarem a si mesmos e aos imunes presos pelo pessoal do Cruel.
Várias pessoas morrem, e inclusive um personagem importante, mas isso vou falar depois.
É um livro difícil de parar de ler, que te mantem preso pelas ações e pela curiosidade de saber o que vai acontecer com cada personagem em cada capitulo e a cada pagina.


Thomas


Na critica do livro "Prova de fogo", eu mencionei que o personagem Thomas tinha certos momentos meio depressivos e estranhos que eu não apreciei muito.
Bom, isso muda bastante no terceiro livro.
A evolução do personagem é algo importante e tocante, algo a ser visto a olhos nus.
Claro que Thomas ainda não se torna tão corajoso e impiedoso como Minho, existem algumas cenas no livro em que ele simplesmente assiste Minho sendo corajoso enquanto ele parece meio acovardado.
Mas para o final do livro isso começa a mudar de vez.
Quando são atacados na vã pelos Cranks começamos a ver isso, Thomas pega a arma e atira nos Cranks, praticamente mata alguns, e sem pensar muito, simplesmente como Minho e Brenda teriam feito, e algo que antes Thomas não tinha muita coragem, mesmo que tenha matado a facada um crank no segundo livro, ainda assim ele não tinha feito aquilo com coragem, e sim porque não tinha saída, o que dessa vez foi bem diferente.
Vemos que ele realmente mudou e se tornou mais forte, corajoso e sem aquela sombra estranha e depressiva sobre ele na cena quando ele está fugindo das instalações depois de ler a carta da chanceler e é pego pelo Janson e um enorme guarda, nenhum pouco pequeno e fraco.
Thomas luta com o guarda e com Janson fortemente, sem medo e ao pegar uma faca que antes Janson o ameaçara com ela, ele simplesmente a atira em direção ao guarda, acertando-o no pescoço e o matando.
Thomas também o responsável pela morte do homem rato no final do livro, quando Janson tenta impedi-los de fugir, e ele luta com o homem, matando-o com as próprias mãos, no final.
Eu, honestamente, gostei de ver a mudança do personagem, ele merecia isso, terminar a saga mostrando-se realmente o candidato ideal como eles tentam mostrar que ele é desde o começo, mas no fundo não parecia.
No final ele mostra que se tornou corajoso e forte de verdade, e se não fosse ele e sua coragem e insistência em ajudar os outros e saírem dali, ninguém teria sobrevivido no final das contas.


3ª Grande surpresa

"Precisamos voltar ao labirinto"
Outra grande surpresa do livro é quando Thomas descobre, pelo mapa da Chanceler, que os imunes foram presos num lugar que é nada mais, nada menos que, o labirinto.
E isso foi uma grande surpresa.
Depois de tudo o que passaram até ali, depois de tudo o que passaram para fugir do labirinto, Thomas e seus amigos precisam voltar até lá para resgatar os imunes e os levarem ao transportal que os levará para um lugar seguro.
"Mas o que deixou Thomas sem fala foi ver a própria Clareira de novo. O prédio que chamavam de Sede, o patético bosque, o galpão do sangradouro, o campo-santo, agora, apenas ervas daninhas ressecadas. A carbonizada Casa dos Mapas, com sua porta de metal escurecido ainda entreaberta. De onde estava conseguia ver até mesmo o amansador. Uma onde de emoção ameaçou irromper dentro dele."
Foi realmente impactante e emocionante ver a Clareira de novo.
Pelo menos eu, lendo, tive a vontade de vê-los ali novamente, todos eles, na Clareira, como antes.
E de tudo o que Thomas lembrou-se e sentiu ao entrar no Labirinto novamente, tudo o que eu consegui pensar foi "Newt".
Falarei sobre ele por ultimo porque é o mais impactante de tudo no livro, até mais do que falarei a seguir: Teresa.



Teresa


Como eu já disse em alguns posts sobre a saga, a relação de Thomas e Teresa parecem muito forte desde o primeiro livro, e isso parece intensificar boa parte do segundo livro, até o momento da traição.
Mesmo que tudo tenha sido apenas por ordens do CRUEL, fica muito aparente que Thomas não consegue perdoar Teresa por tudo que aconteceu, e ele deixa de confiar nela por um bommm tempo no segundo e no terceiro livro, principalmente no terceiro livro.
Mesmo sabendo que Teresa teve sua mente restituída e que ela foi forçada antes a fazer muitas coisas pelo Cruel, Thomas sente dificuldade em acreditar e confiar em Teresa novamente, mas quando chegam no labirinto e ele vê que ela realmente parece estar do lado dele, ele tenta esquecer essa sensação.
Numa das cenas de fuga, os Verdugos entram em cena novamente, e numa tentativa de tirar Thomas dali, Teresa parte pra cima do Verdugo e quase é morta pelo Verdugo.
Naquele momento, enquanto vê o Verdugo quase matando Teresa (e que eu pensei que a Teresa fosse mesmo morrer), Thomas percebe que apesar de tudo, eles tiveram uma grande amizade antes de tudo aquilo, antes do labirinto e no labirinto e que não pode deixa-la morrer, que não pode deixar ninguém mais morrer, e ele parte pra cima do Verdugo e o mata, salvando Teresa.
Ufa, você pensa assim que acaba a cena, "Poxa, pensei que a Teresa iria morrer", é com certeza o que a gente pensa quando a cena acaba, e finalmente respira aliviado.
Doce ilusão, é tudo o que posso dizer.
Quando eles conseguem sair do labirinto, e conseguem chegar até o local onde o transportal está livre para escaparem, aparece Janson, o homem-rato, que parece enlouquecido pelo fulgor, junto com vários guardas e atacam a todos, retardando a saída deles dali.
Enquanto isso, o braço direito continua implodindo e explodindo tudo dentro das instalações do Cruel, e quando finalmente eles conseguem se livrar do homem rato e dos guardas, tudo começa a desmoronar.
Então uma grande parte do teto está prestes a desmoronar na cabeça de Thomas, tudo o que ele consegue ver antes é Teresa, pelo canto dos olhos, e em seguida ela pulando sobre ele e o jogando pra longe, enquanto parte do teto desaba... sobre ela.
Fiquei um pouco boquiaberta com isso, quer dizer, depois de tudo o que eles passaram, o que ela também passou, ela morre.
É claro que eu entendi porque disso, quer dizer, ela tinha um grande sentimento por Thomas desde o começo, sofreu muito pelo que fez no deserto, o que não foi sua culpa, deve ter sofrido muito por ver a maneira como Thomas não a perdoou, e então Thomas não ficaria com ela, não havia espaço para ela.
Acho que poderia sim haver, ela poderia recomeçar uma vida nova, mesmo que sendo só amiga do Thomas, mas não foi esse o seu fim, infelizmente.
Só acho que a cena poderia ter sido um pouquinho mais emocionante se tratando da personagem tão importante e que a gente até cria um carinho no primeiro livro, e que ela poderia ter dito algo concreto a Thomas antes de morrer.
Mas ainda assim, foi uma grande surpresa, eu não esperava por isso, principalmente depois de Thomas tê-la salvado do verdugo.

Brenda

Infelizmente devo dizer que a Brenda morre....
Brincadeirinha kkkkk
Obvio que depois da morte da Teresa a Brenda não iria morrer, certo.
Acho que eu já tinha dito antes, se não disse, direi agora.
No segundo livro nós começamos a perceber o vinculo que começa a se formar entre Thomas e Brenda.
Apesar de no segundo livro ele resistir a isso bastante, inicialmente muito por causa de Teresa e depois por não saber se podia mesmo confiar nela, no terceiro livro quando ela os ajuda a fugir, as coisas mudam bastante entre os dois.
A amizade entre eles começa a ficar forte e isso começa a mostrar-se cada vez mais intenso até o final do livro.
Devo dizer que a Brenda é o tipo de personagem que eu simplesmente adoro. O tipo de personagem que eu sempre vivo pedindo para ter mais, corajosa, forte, destemida, valente, que atira, mata e enfrenta tudo muito bem, sem medo algum, seja homem ou mulher, crank ou não, e devo dizer que adorei ela desde o começo, uma personagem de verdade.
Por tudo isso eu já gostei de ver ela com Thomas desde o começo, e quando finalmente as coisas entre eles começaram a parecer que ia dar certo, eu me senti muitíssimo feliz, Brenda é exatamente o tipo de personagem que era ideal para Thomas, muito mais do que a Teresa.
"Estendeu a mão e segurou a de Brenda. Ela apertou a mão dele em resposta."




Amizade entre Thomas e Minho


Antes de terminar vou falar um pouquinho só da amizade entre esses dois "trolhos de mértila" kkkkkk
Eu sei que já falei sobre o Minho e como é visível que ele é um amigo fiel, um amigo de verdade, que é capaz de tudo pelos amigos.
Ele demonstra isso o tempo todo, todo o tempo no livro, e se percebe que Thomas também sente o mesmo em relação a ele.
Mas no final, no último capitulo do livro, tem uma parte sobre essa amizade que eu achei tocante, quase chorei kkkk 
okay talvez não seja para tanto, mas é tocante e eu gostaria de deixa-la aqui.
"Assistir à morte de Teresa, que salvara a vida dele, era demais para suportar. E agora, olhando para a pessoa que se tornara seu melhor amigo, teve de lutar para conter as lagrimas. Naquele momento, jurou que jamais contaria a Minho o que fizera com Newt."




A maior surpresa de todo o livro


Newt
Deixei propositalmente para falar sobre isso no final porque é algo que não podia ser dito antes, é tocante demais para falar antes também.
Vou falar desde o começo, os acontecimentos relacionado ao personagem.
Como disse láaa no começo desse post.
Newt não era imune, ou seja, ele tinha o fulgor, e em breve se tornaria um crank, como todos os outros que eles viram e que Thomas enfrentou: louco, alucinado, sem saber quem ele é ou o que ele é, quase um morto-vivo.
Saber disso foi chocante, eu preferiria ver isso acontecer até com o Minho, mas não com o Newt, mas infelizmente isso acontece com ele.
Quando Thomas, Minho, Newt e Brenda estão tentando fugir das instalações do CRUEL, eles percebem pela primeira vez que Newt já não está bem como sempre, algo está errado com ele, é o fulgor começando a dar as caras e eles ficam super preocupados.
Então Newt some e volta chamando Thomas para conversar em particular, todos desconfiam, mas Thomas vai, precisa confiar no amigo.
Newt lhe entrega uma carta, pede para Thomas guardar e NÃO lê-la antes, somente quando chegar a hora certa.
Thomas fica mega curioso, mas cumpri a promessa e não lê a carta, a mantém em seu bolso para quando a tal hora certa dita por Newt chegar.
Eles vão até Denver então, após escaparem das instalações, e ao verem que não há como entrar com Newt sem que descubram que ele tem o fulgor, eles decidem que ele deve permanecer no Berg até os amigos voltarem.
Mas quando eles finalmente retornam ao Berg descobrem que Newt foi levado por guardas combatentes do fulgor, para o Palácio dos Cranks, então sem pensar duas vezes, os amigos decidem que precisam ir até lá buscarem Newt.
Apesar do lugar ser uma ameaça iminente, os amigos entram e encontram Newt, mas Newt não quer ir, ele acha que é o melhor, e sobre tudo, acha que Thomas o traiu por não ler a carta no momento certo.
Essa é uma cena tocante, uma cena triste, uma cena que eu quase chorei.
Newt diz que ali é o lugar dele agora, ele ameaça atirar neles com um lança-granadas, e Minho fica desconsolado ao ver Newt mirando ele e pedindo para irem embora senão ele vai atirar.
É uma das piores cenas do livro, fiquei muitíssimo triste de ver isso acontecer com Newt.
"-- Sinto muito. - Disse Newt. Lagrimas lhe escorriam pelo rosto."
O Newt não merecia isso Ç.Ç
Quando Thomas e seus amigos voltam ao Berg, Thomas se lembra da carta de Newt, e quando a abre sente o peso das palavras no papel.
"Mate-me. Se for realmente meu amigo, mate-me"
"Ele só desejava impedir o destino inevitável de se tornar um Crank.
E Thomas havia falhado com ele"
Mas muito se engana se acha que acaba por ai as cenas tristes com Newt, o pior ainda está por vir.
Quando Thomas decide ajudar o braço direito e voltar ao Cruel para colocar o dispositivo lá dentro, ele parte numa vã com o motorista sequestrador e uma piloto do Berg para irem até onde o Berg está, no caminho são atacados por outros carros dirigidos por Cranks e atingidos.
Quando a vã finalmente para, Thomas vê, no meio de todos os Cranks... Newt.
Ele desce do carro e vai até lá, tentando convencer Newt a ir com ele, mas Newt como antes, não quer ir, Thomas percebe o quanto ele mescla entre a lucidez e a loucura.
É uma cena tensa, é uma cena que termina com você boquiaberto pensando... "Nãooo, nãooo, o Newt nãooo".
Sim, o Newt morre, e a maneira como isso acontece estraçalha os nossos corações.
Eu sei que não havia outro jeito, era isso ou ele virar um Crank, e o Thomas viu que era isso, ou o melhor amigo que ele tanto amava morria, ou se tornava uma daquelas coisas.
Gente é uma cena que... nem tem como eu descrever, e nem sei se devo falar aqui porque vale a pena ler, e chorar com a cena, eu chorei, fiquei meio em choque depois da cena, as lagrimas descendo o meu rosto e eu pensando "Newt, não acredito que você fez isso"
Tocante, intensa e foda.
Como toda boa história algum personagem favorito sempre morre né, e nunca é de uma maneira lá muito legal.
Não foi uma cena emocionante na narração, mas é impossível não se emocionar com a maneira que ele morre e por ele ter morrido.
"-- Por favor, Tommy. Por favor."

Espero que você não tenha lido esse post antes de ler o livro, porque você PRECISA ler o livro, é simplesmente emocionante algumas cenas, e o melhor livro da saga, tudo bem que eu não terminei ainda "Ordem de extermínio", e claro que falarei sobre ele quando terminar de ler, mas até então, dos três, esse é o melhor livro, vale muitíssimo a pena ler.





46 Comentários

  1. eh super da hora esse livro
    eu nao conseguia parar de ler ele,c araca, quria muito saber o que acontecia e nao dava pra parar kkkkk
    chorei muito com a morte do newt tambem, foi foda demais, cara, eu ficava soluçando enquanto lia sem conseguir acreditar que o tommy tinha matado o newt
    porqueeeeeeee? isso nao podia ter acontecido com o nwt
    concordo com vc, podia ter sido qlq outro personagem, mas a morte do newt foi pesada de nós pobres leitores quase morremos rsrsrsrs
    muito boa a critica
    e o livro é fantastico
    louca aqui pelo filme logo

    ResponderExcluir
  2. livro sensasional, com certeza um dos melhores que já li em questão de aventura
    e me emocionei muito nesse livro com a morte do newt
    o autor se superou, maravilhoso esse livro, perfeito
    super ansiosa para chegar o filme logo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro,mas achei a morte da Teresa super desnecessária! Cara..... Já tava no final do livro,quase chegando no " paraíso" e ela morre? Achei super sem sentido..... e nem teve tempo direito pra gente, tipo, "curtir" a morte dela! E pior ainda, ela nem conseguiu falar uma frase completa com o Thomas! Acho que ela é quem devia ter ficado com ele e não a Brenda!
    Mas...... eu não sou o autor então. ....

    Porém gostei de mais do livro,foi espetacular!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião o terceiro livro foi o pior de todos, os dois primeiros ja tinham varias parte sem sem sentido, mas o terceiro livro extrapolou, um exemplo da coisa mais ridícula no terceiro livro é o dispositivo "milagroso" que desarmou os guardas do Cruel, eu ri quando li aquilo,confesso que gostei dos dois primeiros livros, tanto que li um atras do outro sem parar, pois o enredo e o desenrolar da historia eram muito bons, porem o autor começa a perder a coerência em varias partes, no terceiro livro então ele chuta o balde, eu acho que o autor estava com pressa de terminar o livro e começou a escrever qualquer bosta que lhe vinha na cabeça.

    ResponderExcluir
  5. Sério,chorei o livro inteiro.
    COMO ASSIM O NEWT NÃO É IMUNE?cco
    Concordo com tudo que você disse.No começo eu destestei a Brenda,ela estava muito grude.Mas depois ela mostrou que era muito valente e confiável.E gostei dela.
    Eu senti muita falta da Teresa nos livros,no primeiro achei que ela ia aparecer pra caramba.É.tudo muito imprevisível.Nem tenho forças pra falar sobre o Newt,meu personagem preferido.

    ResponderExcluir
  6. Não........o Newt morre?.....
    Eu vo ser a garota mais triste......ele era o meu personagem preferido de maze runner
    E eu achei bom q a Teresa morrer ela n servia para nada.......naquela filme/livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, eu nem terminei a saga, uma amiga minha falou que ele morreu, e eu quase chorei, e to chorando agora lendo isso, meu coração; ____; eu realmente preferiria a morte da brenda ou do minho do que a morte do Newt e olha que eu adoro o Minho Ç_Ç

      Excluir
    2. Mano, eu nem terminei a saga, uma amiga minha falou que ele morreu, e eu quase chorei, e to chorando agora lendo isso, meu coração; ____; eu realmente preferiria a morte da brenda ou do minho do que a morte do Newt e olha que eu adoro o Minho Ç_Ç

      Excluir
    3. Eu estou chorando só de ler isso, estou terminando o primeiro, e de certa forma já imaginava que ele iria morrer, mas não dessa forma ;_____; tipo, não mesmo, eu quase chorei quando a minha amiga me contou, eu preferia ver o Minho morrendo do que o Newt,e olha que eu adoro o newt

      Excluir
  7. Não acredito que o Newt morre, não li o livro e perdi completamente a vontade de assistir o filme, eu ia assistir por ele e ele não é imune pq? Ele era o meu preferido me apaixonei por ele e acontece isso, vou ir bater no escritor 😭 😭 😭 😭 😭 😭 😭 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thayna, também sofri MUITO com a morte do Newt viu, e é impossível a gente não se apaixonar por ele, mas pelo que eu vi do trailer de 'A prova de fogo', eu nem sei mais se eles realmente vão matar o Newt porque parece que eles mudaram tanta coisa, a gente nem sabe mais o que esperar dos filmes. Só nos resta torcer pra que poupem o Newt né.
      Fazendo figa aqui kkkkkkk

      Excluir
    2. Vim do futuro e digo que ele morre no filme tbm.. :(

      Excluir
  8. Só espero que no filme eles mudem a história pra melhor de preferência

    ResponderExcluir
  9. Em que pagina n
    Morre o newt?

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post sobre o livro... Concordo que "A Cura Mortal" é o melhor dos livros... Realmente não se sabe o que esperar dos filmes... Aqui no post não fala sobre o fim da história, achei muito bom, principalmente para quem leu as sagas Divergente e Jogos Vorazes, que na minha opinião tem desfechos decepcionantes, Maze Runner tem um final excelente.

    Gostei da morte da Tereza, mesmo de forma confusa ela demonstrou seus sentimentos pelo Thomas e cumpriu seu papel na história... Brenda é a surpresa boa da história, amei a participação dela... Minho, sem comentários... Perfeito! Gally, achei legal que ele voltou... No final do primeiro filme, isso já fica meio previsível... Newt, ponto alto da história... Ação e drama, mesmo sendo muito triste, foi essencial para dar um ênfase ao enredo principal da narração das histórias, sendo que no primeiro livro, tudo indicava ser um romance entre Thomas e Tereza, mas na verdade, tudo giraria em torna da amizade e do companheirismo entre os três fiéis amigos Thomas, Newt e Minho.

    Quanto ao livro "Ordem de Extermínio", esquecem Thomas, Minho, Newt, Tereza e Brenda (ainda estou lendo), mas o James Dashner, conta a história 13 anos antes destes personagens, onde tudo começou... Estou curtindo esses novos personagens, mas espero que a história termine explicando o início do CRUEL...

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o livro, e acho que o James se superou. A morte de Newt realmente foi bem pesada, eu chorei horrores, até porque eu nunca ia imaginar que o Tommy ia matá-lo, mas eu concordo: é o melhor livro da saga até agora e estou muito ansiosa para ver o filme de A Cura Mortal. Quanto a morte da Teresa sinceramente eu fiquei com dó, porque eu entendi o motivo da traição e tal, ela fez isso para proteger o Thomas, no fundo eu sempre soube que depois de tudo que ela fez eles não ficariam juntos, mas eu pude perceber que o Thomas se sentia um pouco culpado e triste com a morte dela, mas como o prédio estava desabando não tinha tempo pra ficar se lamentando...
    Eu simplesmente amei o livro, mesmo com a morte de personagens tão queridos como o Newt...

    ResponderExcluir
  12. Os verdadeiros fãs da saga nunca esqueceram o Newt.
    #Newt

    ResponderExcluir
  13. Os verdadeiros fãs da saga nunca esqueceram o Newt.
    #Newt

    ResponderExcluir
  14. Os verdadeiros fãs da saga nunca esqueceram o Newt.
    #Newt

    ResponderExcluir
  15. O Thomas vai ficar com a Brenda. Era tudo que eu queria ouvir. Gostei dela n desde do início. Ela é.perfeita par ano Thomas. Gosto muito da personagens. Triste porque a Tereza é o.melhor amigo do Thomas morreu.

    ResponderExcluir
  16. Na verdade o Thomas não ficou com a Brenda no filme ,e na hora que eles tão no prédio pegando fogo ele é Tereza se beijam , mostrando que apesar de tudo ainda se amavam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade nunca disse que eles ficaram juntos no filme, mas que deveriam, pois é isso que ocorre no livro... no Livro a Teresa morre para salvar o Thomas.. mas no filme, acho que quiseram mostrar que eles ainda se amavam e tudo mais, só que o Thomas deveria sim ter ficado com a Brenda, porque a Teresa optou por outro caminho quando decidiu ajudar o Cruel, e a Brenda sempre esteve ao lado do Thomas, em tudo. Em breve farei uma critica e comparação do filme e livro, da cura mortal.

      Excluir
  17. Na verdade o Thomas não ficou com a Brenda no filme ,e na hora que eles tão no prédio pegando fogo ele é Tereza se beijam , mostrando que apesar de tudo ainda se amavam

    ResponderExcluir
  18. Por causa disso o final do filme ficou angustiante. O Thomas parecia infeliz, mesmo tendo sobrevivido e salvado milhares de pessoas. Mesmo que não mostrando ele é Brenda juntos, nos sabemos que o caminho levariam a isso, pois depois de Tereza, a garota com quem ele mais tinha intimidade, é talvez até sentimentos, uma vez que em algumas cenas, nas poucas que tiveram junto, dava para perceber no olhar do Thomas, na forma como ele olhava para Brenda que ele tinha algum sentimento por ela. E eu acho sinceramente, que o que 9 Thomas senti pela Tereza não era amor. Acho que eles erraram muito em deixar esse vácuo. Nos esperamos muito pelo filme, é gostaríamos que apesar de tudo que passou e sofreu, o protagonista terminasse melhor. Sei lá, talvez eu sinta isso porque reparava mais do filme. Nada contra a Tereza gente, embora que ela tenha destroçado o coração do Thomas. Eu teria matado ela nem no filme, nem no livro. Mas no final teria dado o amor deThomas a Brenda, pois acho que ela o salvou de varias formas. O amor do Thomas pela Tereza e bagunçado e confuso. Era angustiante. Vi isso lendo os livros e no filme também. Fãs da Tereza por favor não me critiquem, acho que até vocês perceberam isso.

    ResponderExcluir
  19. Vou espera sua avaliação sobre isso. Critica e comparação, filme é livro. Não critiquei as mudanças no filme, as adaptações, gostei. Só não gostei de muitas coisas nesse ultimo filme.

    ResponderExcluir
  20. Vou espera sua avaliação sobre isso. Critica e comparação, filme é livro. Não critiquei as mudanças no filme, as adaptações, gostei. Só não gostei de muitas coisas nesse ultimo filme.

    ResponderExcluir
  21. Vou espera sua avaliação sobre isso. Critica e comparação, filme é livro. Não critiquei as mudanças no filme, as adaptações, gostei. Só não gostei de muitas coisas nesse ultimo filme.

    ResponderExcluir
  22. Eu não creio q o Newt morreu 😭 poderia ser a Brenda o Minho mas o Newt por que ? Por que tinha que ser ele garanto q muitos fãs se chocaram com isso e isso é de fato inadimicivel era pra ele pelo menos ter ficado vivo ! A melhor saga de todas se torna a pior é mais horrível de todo o UNIVERSO má recuso a aceitar issooooo ! Eu vou de fato escrever e mandar uma carta de reclamação ,vão ter q ressuscitar o Newt que nem fizeram com o Gally ! Garanto que muitos fãs estão despedaçados com essa notícia !

    ResponderExcluir
  23. Por que ? Tinha q ser ele porque não a Brenda ou o Minho mas o Newt eu estou indignada isso é inadimicivel ! Dá pra ressuscitar o desmiolado do Gally que foi morto com uma lança próximo ao coração e não dá pra curar o Newt que sempre esteve com "A CURA " bem ao lado dele ! Gally vive e Newt morre ? Brenda recebe a" A CURA " , e não podem fazer o mesmo com o Newt ! Vai ficar nisso mesmo ? Logo após eu ler o livro fui para no cinema pra tirar essa terrível dúvida que se tornou uma confirmação ! Mas perai ✋ não era uma adaptação do livro ! Ou seja nem tudo precisava ser igual ao livro cara ! Eu estou INCONSOLÁVEL ! Logo o Newt meu personagem favorito depois da Tereza que tbm morre ! 😢😭💔💔💔💔 Meu coração está despedaçado com essas duas mortes ! horrível , horrível ! Indiguinada ! ( Brenda passa mal , tiram o sangue do Thomas fazem o soro Brenda vive e fica tudo bem !) Mas não podiam ter feito o mesmo com ele !

    ResponderExcluir
  24. Uma morte super desnecessária foi a do Newt, ele era uma pesssoa que não mereceia um destino tão horrível, não queria que isso tivesse acontecido nem com o minho, não fiquei tão abalada com a morte da teresa pq desde o primeiro filme/livro ela não me agradou.
    Chorei horrores com a morte do newt. ��������

    ResponderExcluir
  25. Achei a morte do newt mega desnecessária, não aceitaria isso nem com o minho. Nunca gostei muito da teresa. Mas poxa achei que o escritor errou nisso,forçou bastante.
    O Newt era sim pra ter sobrevivido, foi uma decepção, dou nota 0

    ResponderExcluir
  26. Realmente foi muito triste a morte do Newt. Ele era a parte mais fofa da história. Não sei porque mataram a Teresa. Sempre gostei da Brenda.Mas não odiava a Teresa. Acho que o autor se perdeu na história. Ficou com preguiça de escrever um final melhor para o livro. O ultimo filme ficouu seco. Mudaram muita coisa, os personagens ficaram rasos. Deixaram de lado personagens importante. Fiquei triste por isso. O Thomas totalmente frio, sem emoções. No livro ele é mais leve. O ultimo filme deixou muito a desejar.

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião o terceiro livro foi o pior de todos, os dois primeiros ja tinham varias parte sem sem sentido, mas o terceiro livro extrapolou, um exemplo da coisa mais ridícula no terceiro livro é o dispositivo "milagroso" que desarmou os guardas do Cruel, eu ri quando li aquilo,confesso que gostei dos dois primeiros livros, tanto que li um atras do outro sem parar, pois o enredo e o desenrolar da historia eram muito bons, porem o autor começa a perder a coerência em varias partes, no terceiro livro então ele chuta o balde, eu acho que o autor estava com pressa de terminar o livro e começou a escrever qualquer bosta que lhe vinha na cabeça.

    ResponderExcluir
  28. [Comentário exportado do Google +]
    7 de março de 2018 13:55

    Mano, eu nem terminei a saga, uma amiga minha falou que ele morreu, e eu quase chorei, e to chorando agora lendo isso, meu coração; ____; eu realmente preferiria a morte da brenda ou do minho do que a morte do Newt e olha que eu adoro o Minho Ç_Ç

    ResponderExcluir
  29. [Comentário exportado do Google +]
    7 de março de 2018 13:58

    Eu estou chorando só de ler isso, estou terminando o primeiro, e de certa forma já imaginava que ele iria morrer, mas não dessa forma ;_____; tipo, não mesmo, eu quase chorei quando a minha amiga me contou, eu preferia ver o Minho morrendo do que o Newt,e olha que eu adoro o newt

    ResponderExcluir
  30. [Comentário exportado do Google +]
    25 de julho de 2015 21:40

    Não acredito que o Newt morre, não li o livro e perdi completamente a vontade de assistir o filme, eu ia assistir por ele e ele não é imune pq? Ele era o meu preferido me apaixonei por ele e acontece isso, vou ir bater no escritor 😭 😭 😭 😭 😭 😭 😭 😭

    ResponderExcluir
  31. [Comentário exportado do Google +]
    30 de janeiro de 2018 01:36

    Vim do futuro e digo que ele morre no filme tbm.. :(

    ResponderExcluir
  32. MARIA REJANNE FIRMINO DE SOUSA FIRMINO DE SOUSA7 de fevereiro de 2019 às 21:22

    [Comentário exportado do Google +]
    24 de setembro de 2017 20:17

    O Thomas vai ficar com a Brenda. Era tudo que eu queria ouvir. Gostei dela n desde do início. Ela é.perfeita par ano Thomas. Gosto muito da personagens. Triste porque a Tereza é o.melhor amigo do Thomas morreu.

    ResponderExcluir
  33. MARIA REJANNE FIRMINO DE SOUSA FIRMINO DE SOUSA7 de fevereiro de 2019 às 21:23

    [Comentário exportado do Google +]
    13 de fevereiro de 2018 13:42

    Por causa disso o final do filme ficou angustiante. O Thomas parecia infeliz, mesmo tendo sobrevivido e salvado milhares de pessoas. Mesmo que não mostrando ele é Brenda juntos, nos sabemos que o caminho levariam a isso, pois depois de Tereza, a garota com quem ele mais tinha intimidade, é talvez até sentimentos, uma vez que em algumas cenas, nas poucas que tiveram junto, dava para perceber no olhar do Thomas, na forma como ele olhava para Brenda que ele tinha algum sentimento por ela. E eu acho sinceramente, que o que 9 Thomas senti pela Tereza não era amor. Acho que eles erraram muito em deixar esse vácuo. Nos esperamos muito pelo filme, é gostaríamos que apesar de tudo que passou e sofreu, o protagonista terminasse melhor. Sei lá, talvez eu sinta isso porque reparava mais do filme. Nada contra a Tereza gente, embora que ela tenha destroçado o coração do Thomas. Eu teria matado ela nem no filme, nem no livro. Mas no final teria dado o amor deThomas a Brenda, pois acho que ela o salvou de varias formas. O amor do Thomas pela Tereza e bagunçado e confuso. Era angustiante. Vi isso lendo os livros e no filme também. Fãs da Tereza por favor não me critiquem, acho que até vocês perceberam isso.

    ResponderExcluir
  34. MARIA REJANNE FIRMINO DE SOUSA FIRMINO DE SOUSA7 de fevereiro de 2019 às 21:24

    [Comentário exportado do Google +]
    13 de fevereiro de 2018 13:45

    Vou espera sua avaliação sobre isso. Critica e comparação, filme é livro. Não critiquei as mudanças no filme, as adaptações, gostei. Só não gostei de muitas coisas nesse ultimo filme.

    ResponderExcluir
  35. [Comentário exportado do Google +]
    31 de março de 2018 21:23

    Uma morte super desnecessária foi a do Newt, ele era uma pesssoa que não mereceia um destino tão horrível, não queria que isso tivesse acontecido nem com o minho, não fiquei tão abalada com a morte da teresa pq desde o primeiro filme/livro ela não me agradou.
    Chorei horrores com a morte do newt. ��������

    ResponderExcluir
  36. [Comentário exportado do Google +]
    31 de março de 2018 21:19

    Achei a morte do newt mega desnecessária, não aceitaria isso nem com o minho. Nunca gostei muito da teresa. Mas poxa achei que o escritor errou nisso,forçou bastante.
    O Newt era sim pra ter sobrevivido, foi uma decepção, dou nota 0

    ResponderExcluir
  37. MARIA REJANNE FIRMINO DE SOUSA FIRMINO DE SOUSA7 de fevereiro de 2019 às 21:26

    [Comentário exportado do Google +]
    20 de abril de 2018 21:47

    Realmente foi muito triste a morte do Newt. Ele era a parte mais fofa da história. Não sei porque mataram a Teresa. Sempre gostei da Brenda.Mas não odiava a Teresa. Acho que o autor se perdeu na história. Ficou com preguiça de escrever um final melhor para o livro. O ultimo filme ficouu seco. Mudaram muita coisa, os personagens ficaram rasos. Deixaram de lado personagens importante. Fiquei triste por isso. O Thomas totalmente frio, sem emoções. No livro ele é mais leve. O ultimo filme deixou muito a desejar.

    ResponderExcluir
  38. [Comentário exportado do Google +]
    7 de julho de 2015 21:25

    Não........o Newt morre?.....
    Eu vo ser a garota mais triste......ele era o meu personagem preferido de maze runner
    E eu achei bom q a Teresa morrer ela n servia para nada.......naquela filme/livro

    ResponderExcluir