Há alguns meses eu estava tentando participar de uma oficina literária e me foi pedido para enviar o cadastro junto com uma carta de intensão, e então, eis que eu fiquei me perguntando "O que é uma carta de intenção?".
Bom, eu descobri e hoje vim falar para vocês um pouquinho sobre isso, afinal de contas, nunca se sabe quando podemos precisar, não é mesmo?





Existem diversos motivos que podem te levar a escrever uma carta de intenção, algumas das quais você, provavelmente, sequer imagina, mas cartas de intenções são, algumas vezes, necessárias para que você ingresse em determinadas escolas,
por exemplo nos Estados Unidos, isso é muito frequente, quando as escolas são bem graduadas, ou até mesmo para ingressar em universidades, você não consegue entrar se não tiver uma excelente carta de intenção. 
Enfim, no Brasil também, algumas vezes, é necessário para fins profissionais e pessoais, para uma graduação ou para oficinas de aprendizado, como a que eu estava tentando participar.

Mas o que exatamente é uma carta de intenção?
Uma carta de intenção é uma carta onde você vai mostrar a sua intenção de participar ou ingressar em determinado trabalho, curso, universidade, é uma forma de você mostrar a eles suas qualidades, suas intenções, suas notas, que você é o aluno ou profissional ideal para eles, resumindo, nada mais é do que você vender o seu peixe rsrs

Mas como escrever uma carta de intenção?
Bom, eu vou deixar algumas dicas que podem te ajudar bastante.


1 - Instruções

A primeira coisa a ser feita antes de começar a escrever a sua carta de intenção é verificar no site ou anúncio, ou até mesmo ligando para o local para onde você pretende enviar a carta, o que eles exigem que conste na sua carta de intenção, por exemplo, se for uma oficina literária pode ser pedido que na carta se especifique sua relação com a vida literária, ou porque você quer participar da mesma, portanto é sempre bom dar uma verificada se tem alguma instrução para o envio.
As vezes pode ter como instrução apenas enviar seus dados como nome completo, endereço, número de identidade, entre outros.
Caso você queira enviar uma carta de intenção, mas que não tenha sido solicitado, ligue e pergunte o que seria imprescindível para eles ou vá por si mesmo e coloque tudo que você achar que é importante, claro que você não pode contar sua vida, tem que ser sempre bem objetivo e sem perder o foco.


2 - Faça um resumo

Antes de começar a escrever de fato, pegue uma folha e uma caneta e comece a fazer um resumo sobre tudo que você acha legal ou importante colocar, as suas realizações, seus desafios pessoais, sucessos, seus gostos que sejam importantes, por exemplo, se for para ingressar numa universidade ou graduação, falar um pouco sobre porque optou por aquele curso, fale um pouco sobre seus objetivos futuros, de carreira e de vida, suas experiências profissionais, suas habilidades e atributos que sejam interessantes à que se destina a carta.

É importante ressaltar que, uma carta de intenção não é uma carta de apresentação, portanto, você deve, sim, se apresentar, mas também deve falar sobre suas intenções, seus planos para carreira ou sua vida, suas habilidades e dons e coisas que sejam pertinentes.



3 - Comece do começo

Comece sempre sua carta de intenção direcionando-a à alguém ou a uma instituição, por exemplo:


OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO – OCR ALTINO BONDESAN (...)

Prezada Comissão.../ ou Diretores, etc..."

Toda carta de intenção deve começar nesse formato, em seguida, você deve se apresentar e falar o motivo de estar enviando aquela intenção, aproveite e comece falando também porque escolheu aquela instituição para seus ensinos, ou para fazer parte, caso venha a ser uma carta para negócios.

4 - Desenvolvimento da carta: Venda seu peixe!

Aqui você vai literalmente vender o seu peixe, é o desenvolvimento da carta, depois da sua apresentação e de discorrer sobre porque eles são a sua melhor escolha, seja lá pro que você for, você vai então vender o seu peixe e falar sobre você. É ai que entra aquela parte do resumo que citei lá em cima.

- Tente falar as informações mais específicas e importantes, explique seus motivos para escrever está carta, onde e como ficou sabendo da "vaga" ou oportunidade e porque gostou e tem interesse nela e também porque se considera a melhor pessoa para ocupar essa vaga.

- Fale sobre suas habilidades, suas qualidades, venda seu peixe, mostre porque você é a pessoa ideal, suas realizações, suas intenções futuras, seus desafios, aqui é a hora de você mostrar pra que veio.

 - Se você for bom em gramática, aqui também é a hora de impressionar, escreva bem, use palavras formais adequadas, se atente a não cometer erros ou deslizes gramáticas, alias, isso é muito importante na carta, mesmo que você não seja BOM de fato na língua, se atente a esses detalhes, se não conhecer tudo a fundo, peça ajuda de algum conhecido que tenha mais habilidade ou conhecimento na língua.

- Se você tiver cursos, idiomas, se já viajou pra fora do país, se teve grandes oportunidades de crescimento ou realizações, esse também o espaço para falar sobre isso.

Mas atenção, não delongue a carta demais, seja bem específico, direto, fale o necessário incluindo tudo que é importante, mas sem entrar em detalhes, isso não é a história de sua vida, muito menos uma entrevista, por isso você deve se ater as coisas importantes e falar sobre elas de forma direta e prática. E mais importante: Não minta, seja sempre honesto.

5 - Conclusão

Você já viu uma conclusão de qualquer texto ser longa, chata e detalhada?
Não. Aqui também não deve.
Depois de falar sobre todas suas qualidades e tudo mais, você vai concluir a carta falando porque quer participar do programa e mostrando o seu interesse profundo nela, e se possível, informe que gostaria de uma posição, uma resposta, se possível, mas não seja muito enfadonho nisso, se não tiver coragem de dizer, não diga nada e termine a carta.
Lembre-se de ser tão formal, quanto foi no início, ao terminar a carta, termine com um "atenciosamente, fulano de tal', nada de 'carinhosamente', 'até breve', 'falou' (rsrs) ou 'obrigado'.


6 - Releitura

Terminou de escrever, releia o texto, veja se as informações estão coerentes e concisas, se há coesão, se as informações estão bem distribuídas no texto, se há concordância, se não tem muita repetição de palavras seguidamente ou se você falou demais de um assunto só ou se repetiu ele em outros pontos.
Tente seguir as normas da ABNT para configurar seu texto, isso é bastante importante, e se a carta for para uma universidade ou escola, vai ser um ponto a mais para você.
Se a carta tiver mais de uma página, enumere-as.
Terminou de escrever, NÃO envie ainda, dê um tempo, vá fazer outras coisas, esqueça um pouco daquilo e mais tarde volte a ler o texto, você provavelmente vai encontrar erros ou coisas a corrigir, ou ainda se lembre de alguma informação legal a ser acrescentada. Se quiser pedir para alguém ler, o faça, outras pessoas podem ter uma visão diferente e te mostre o que precisa ser melhorado.


 7 - Envie!!

Terminou?
Viu que está tudo certinho, a gramática está okay, está dentro das normas ABNT, tem coerência e coesão, possui todas as informações necessárias de forma direta e sem enrolação, então é hora de enviar.
Se for por e-mail, se atente a comunicar no e-mail o que está sendo enviado no anexo, para que e porque, se for por correios, tente colocar num envelope médio e branco, nada daqueles amarelinhos; não escreva a mão os endereços, faça uma etiqueta no computador, imprima e cole no envelope, para que fique com uma carinha mais formal, isso conta pontos à você também; e jamais esqueça de ser sempre formal, nada de palavras coloquiais para se pronunciar em e-mail ou cartas na hora do envio.
Verifique o endereço e a quem endereçar.
Com tudo isso certinho, é só enviar e cruzar os dedos!!


Bom, se depois de todas essas dicas você ainda não conseguiu visualizar tudo isso em sua mente, vou deixar abaixo a carta que eu enviei a oficina literária a qual eu tinha intenção de participar, e espero que ajudem vocês a ter ideias de como escrever sua própria carta de intenção.  :)


"

Á
OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO – OCR ALTINO BONDESAN
A/C: Carta de Intenção

Prezada Comissão,

Venho apresentar algumas das razões pelas quais sou candidata a uma vaga na Oficina de Criação Literária: A Narrativa de Novos Autores.
Me chamo Lanah Black, tenho vinte e nove anos e sou estudante de Letras pela Universidade Paulista (UNIP) da cidade de São José dos Campos, iniciado no ano de 2015, e minha intenção ao iniciar a licenciatura em Língua Portuguesa foi de me especializar mais na área afim de que pudesse ingressar na carreira de escritora.
Ao ter conhecimento do programa de Oficina de Criação Literária a ser realizada pela Oficina Cultural Altino Bondesan, cujo objetivo é orientar para a escrita de narrativas curtas e contos, tive um interesse imediato ao perceber que este poderia ser um curso que me ajudaria na evolução de minhas técnicas e produções de textos, assim como contos e estórias que certamente farão parte de minha futura carreira.
Tenho uma paixão pela arte da escrita desde tenra idade, na qual já produzia singelos contos e textos narrativos repletos de criatividade, tal qual já eram avançadas para uma criança. Incentivada desde muito nova à leitura, me habituei a me aventurar num mundo onde tudo era possível e foi esse mundo que me levou a sonhar com a possibilidade de um dia poder criar e compartilhar o meu próprio mundo a todas as pessoas.
No ano de 2006 iniciei de forma definitiva minhas práticas na área da escrita, iniciando a criação de um livro no qual poderia utilizar de minha imaginação e meus conhecimentos gramaticais até então, naquele momento pude notar que a escrita, assim como todas as demais profissões, requer prática, empenho e conhecimento para maior aprimoramento, é praticando que se evolui e nos últimos anos venho escrevendo estórias e textos onde percebi a evolução que vim obtendo como recompensa do meu empenho. Não há nada mais gratificante do que ver sua própria evolução naquilo que se ama fazer.
Tendo em vista meus interesses pessoais e profissionais na área envolvida a Oficina em questão deu-me a oportunidade de idealizar mais aprendizados e aprimoramentos que com absoluta certeza me serão de grandíssima importância num futuro próximo.
Por este motivo é de grande interesse de minha parte participar da Oficina de Criação Literária e espero ter a oportunidade de aprender com mestres da área e fazer parte de algo de tamanha importância cujo será coordenado por uma verdadeira fonte de inspiração como o dramaturgo Alex Giostri.

Sem mais para o momento,
Atenciosamente

                 Lanah Black."




Deixe um comentário