Strange Angels é um livro escrito por Lili St. Crow lançado originalmente nos estados unidos em 2009 e no Brasil em 2010, e apesar de já fazer pelo menos uns três anos que tenho o livro, dessa vez eu finalmente peguei e o li até o final (Sempre começava e parava logo nas primeiras páginas, isso acontece as vezes até nas melhores famílias, certo? kkkkk ), e devo dizer, eu esperava muito mais do livro pela capa e contracapa.





Se você não leu o livro, ou se você é muito fã e não aceita nenhum tipo de critica, NÃO leia esse post, pois contém spoilers e criticas, não muito pesadas, mas algumas que nem sempre todo fã apaixonado gostaria de ouvir.


Primeiramente devo começar falando sobre a personagem.
Quando eu comprei o livro e li a contracapa eu pensei "Que louco, deve ser muito legal, a personagem deve ser muito forte, vou gostar bastante desse livro".
E realmente é isso que dá a entender quando você começa a ler o livro, que a personagem realmente é forte, auto-independente apesar de trabalhar com o pai nesse loucura toda que o livro fala, e que sabe se virar muito bem, mas no decorrer do livro, essa ideia vai indo lindamente para o esgoto, pois apesar da personagem ás vezes,  de vez em quando, conseguir escapar de uma situação, ela passa a maior parte do tempo chorando, sem saber o que fazer e dependendo dos outros para tira-lá daquela situação ou salva-lá, e não era exatamente isso que eu esperava da personagem pelo tipo do livro.
Então, isso foi uma coisa que deixou o livro BEM a desejar, porque no começo você imagina que a personagem é forte, sabe bastante coisa, é bem treinada e vai saber se virar, e depois descobre que não é nada daquilo e daiii depois que você percebeu isso a personagem começa a falar que realmente não sabe se virar porra nenhuma.
Nada legal isso.


Segunda coisa que devo falar, antes de entrar nos detalhes do livro e coisa e tal.
É a maneira como termina, e a "ação" final do livro, e como nada é resolvido.
A Dru vai para o tal ponto de encontro para ser resgatada e de repente se vê cara a cara com o Sergej e dai... Aparece o Christophe e uns lobisomens que atacam ele, e ela vai para a caminhonete e fica lá abraçada com o Graves em choque e pronto, acabou.
Honestamente, achei bem fraca, bem chata e bem nada a ver essa que deveria ser a cena de ação final do livro, como todo livro que se preze nesse estilo deveria ter, mas foi bem fraca, com a personagem vacilando feio, fazendo absolutamente nada além de chorar, o que alias, ela faz bastante no livro.
Foi bemmm mal feita essa cena.
Em determinados momentos eu pensava se eu não estava lendo alguma outra continuação estranha ou coisa do tipo de Crepúsculo com a Bella tendo que lidar com muito mais do que vampiros, mas honestamente, acho que até a Bella faz mais do que ficar chorando.
Foi uma cena que a autora não teve criatividade nem nada.
Além do mais, você não descobre nada do que a personagem passa o livro todo querendo descobrir exatamente como você esperava que ela descobrisse.
Então foi o Sergej que matou a mãe dela e transformou o pai em zumbi? 
Eu não achei convincente e na verdade acho que merecia uma explicação melhor do que o Christophe falando o que aconteceu...
Outra coisa, alias, é a personagem no final, de repente, ser uma metade humana, metade vampira, como eles chamam Svetocha, mas quando está bem claro que ela aparentemente não tem dom nenhum além de só fazer o tempo parar quando vê a coruja da vó dela, o que alias me fez pensar que era a coruja que estava fazendo aquilo e não ela.
E dai pra completar esse circulo desastroso do livro, termina com ela sendo resgatada para ir para a schola...?
E pronto, acabou o livro, e no final o livro todo foi só pra ela ir para uma schola no final?
Francamente, foi bem menos do que eu esperava e muito fraco.

Outro ponto a destacar.
A personagem pensa muito e fala muito, e isso fica um pouco cansativo, eu achei.
Também tem o fato do livro não lhe dar nenhuma motivação, ansiedade,  sabe aquela vontade louca de saber o que vai acontecer?
Então, o livro não te dá essa vontade.
Nem aquela vontade louca de saber a continuação.
É um livro bem razoável.

Outro ponto a desejar, é o Christophe.
Eu pensei que a aparição dele ia causar um tcham na história, ele ia chegar e arrasar tudo, e deixar a Dru caidinha e iria salvar ela do jeito certo... Mas nada disso aconteceu.
Ele provavelmente vai fazer isso nas continuações, mas eu esperava que algo mais acontecesse para que o livro ficasse um pouco melhor, mas nada aconteceu, ele só serviu mesmo para ficar salvando ela.
Achei o personagem interessante, mas creio que a autora deveria ter aprofundado isso.
Se você não consegue ter uma conexão com nenhum dos personagens, o livro não te deixa ligada nele, viciada nele, doida por ele, e isso nunca é bom;
Personagens homens, fortes, bonitos são tudo o que as meninas querem num livro, mas se você colocar um personagem assim, mas não fazer nada para que o leitor tenha uma conexão com o personagem, ele acaba não significando nada, e foi mais ou menos isso que eu senti com o Christophe.

Também percebi que a autora tende a fazer um triangulo com a Dru, o Christophe e o Graves, e eu espero honestamente que ela não faça isso, porque não combina com a historia e o Graves não me pareceu nenhum tipo de personagem que faria alguém se apaixonar, ele ta mais mesmo pra só melhor amigo e tá ótimo.


Outro ponto estranho.
Você está condenada a ser caçada ou sei la o que pelo vampiro mais malvado e precisa ir embora, e dai você vai empacotar sua casa inteira pra levar junto?
Achei bem desnecessário, e só fez a personagem ficar dirigindo páginas e páginas dentro da caminhonete sem eu entender porque ela estava levando tudo sendo que provavelmente poderia ser morta.


A personagem costuma falar muito sobre o mundo Real, o mundo que os outros não veem, não percebem ou não querem perceber, e numa dessas coisas dela contar como é e o que acontece, ela cita que em situações perigosas no mundo real, em situações de adrenalina, você, ou ela no caso, sente muita vontade de fazer xixi do nada.
Eu achei isso totalmente desnecessário e nada a ver, francamente.

A personagem também tenta ser irônica e engraçada o livro todo, mas nem sempre isso cola.


Resumidamente, o livro poderia ter sido muito melhor do que de fato é, a autora errou muito em tudo, era como se ela quisesse fazer um prólogo grande e deixar o livro realmente para o segundo livro, porque no primeiro nada realmente de fato acontece.
São alguns acontecimentos querendo assustar e dar um tcham pro livro, mas isso não acontece de fato.
E mesmo que a sequencia seja melhor, provavelmente poucos que lerem o primeiro, chegarão no segundo, pois se o primeiro livro de uma sequencia não agrada e não te deixa com vontade de consumir o segundo loucamente, é muito pouco provavel que você vá continuar lendo a saga.

Se eu pudesse dar uma nota de um a dez a esse livro, seria 5.





Deixe um comentário