"Um dia" é um livro de autoria de David Nicholls lançado em 2009 e adaptado aos cinemas em 2012, e como diz a foto acima é simplesmente cativante, inteligente e espirituoso, e eu diria que na verdade o livro é muito, mas muitoo mais do que isso.



Um dia é simplesmente o melhor livro que eu já li e Emma Morley é simplesmente meu eu transformado em personagem, e provavelmente existam muitas mulheres que se identifiquem com ela, mas eu é tipo quase 100%, e talvez no final desse post você consiga entender eu e a Emma, além do atraente Dex.

Se você assistiu o filme e está pensando, "Ah eu não preciso ler o livro ou saber dele porque eu já vi o filme", devo lhe informar que você não faz ideia do que você está perdendo, porque mesmo que eu tenha chorado rios assistindo o filme, e sempre choro, é algo impossível de controlar, o livro é simplesmente bem mais profundo, os personagens são bem mais profundos, a história é bem mais profunda e como todo filme baseado em livro, tem suas diferenças e coisas deixadas de lado.
Então se eu tenho um bom conselho para te dar é, LEIA esse livro porque ele simplesmente vale muuuuuuuuito a pena.


O livro conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew de uma maneira jamais vista antes em livro algum, é contado apenas um dia da vida dos dois, de ano em ano, por exemplo, a história começa no dia 15 de julho de 1988, e cada capitulo é a sequencia desse ano nesse mesmo dia, e termina em 15 de julho de 2008.
Emma e Dexter se conhecem na faculdade, onde Dex era o garanhão conquistador e Emma a CDF feminista certinha, e então no baile de formatura eles finalmente se esbarram e acabam no quarto de Emma Morley e a partir desse dia, o que eles imaginavam ser só uma noite de sexo, acaba se tornando uma forte amizade que depois se transforma em amor.
Se você não assistiu o filme e muito menos leu o livro eu não vou contar exatamente o que acontece, mas garanto que você vai se surpreender muito, e talvez, assim como eu, no 2/3 do livro você já esteja tãoooo curioso pra saber o que acontece que vá correndo assistir o filme antes de terminar de ler, mas eu aconselho também a aguentar firme e ler, depois assistir o filme, eu garanto, é melhor e vale mais a pena ainda.

Emma Morley é a personagem mais parecida comigo na face da Terra, ela é uma mulher inteligente, que sem sorte na vida demora pra conseguir conquistar tudo que ela deseja quando termina a faculdade, muitas vezes se vê trabalhando em lugares que não gosta, morando em lugares que não gosta, e namorando pessoas que não gosta, porque a vida colocou ali e ela pensou em algum momento que seria bom, mas acabou  não sendo.
Muitas vezes ela se pega pensando o que fazer da vida, ou porque sua vida é tão fracassada, tem pensamentos sérios e feministas onde vê o mundo e as mulheres de maneiras bem conservadoras, mas como todo mundo, um dia ela aprende a ser mais solta na vida, mais leve e a viver sem tantos pensamentos fechados.
Mas acima de tudo, Emma tem uma personalidade, um jeito cinico adoravel e é engraçada sem ser forçada, o que a torna perfeita.
Tem um sonho de ser escritora, mas demora muito pra realmente colocar em  pratica e depois demora mais um tempo ainda pra correr atrás de mostrar isso pra alguém que pode lhe dar uma oportunidade.
Emma sofre mais na vida do que realmente é feliz, eu diria, e lendo o livro você percebe como a personagem é profunda e merecia bem mais do que ganha, mas essa é a vida, nada justa e nada é tão facil quanto pensamos.
Já Dexter demora muito pra amadurecer, é simplesmente um moleque eu diria, boa parte do livro, se deixa levar pela fama, pelo dinheiro, pelo ego, só pensa em mulheres, bebidas e diversão, e apesar de acabar tendo uma ligação muito forte de amizade com Emma boa parte do livro, como todo homem ele é sacana com ela muitas vezes.
O amor de Emma é puro como de toda mulher, e do Dexter é só quando amadurece que realmente passa a ser de verdade e valer a pena.
E o final, sem comentários para a maneira surpreendente que ele termina, e como me faz chorar incontrolavelmente, não importa quantas vezes eu leia ou assista.
Se você acha que "Diário de uma paixão", "um amor para recordar" ou "Cidade dos anjos" é bonito, se prepare pois na minha opinião "Um dia" é simplesmente mil vezes melhor.

Sem contar que você termina de ler louca para ter uma amigo igual o Dexter em tudo, ou em quase tudo. kkkkkk

Gostaria de falar mais a fundo, mas isso acabou não sendo uma critica, mas sim uma dica de livro, talvez eu faça um post outro dia com as diferenças entre o livro e o filme, ou analisando mais profundamente o livro; Agora eu vou postar as várias frases e diálogos interessantes desse livro maravilhoso, para vocês verem como vale muitissimo a pena ler o livro, pois o filme jamais vai mostrar a personalidade fascinante desses personagens.




"Durante as últimas oito horas eles tinham conversado e se beijado, e agora sentiam aquela fadiga corporal profunda que chega junto com a alvorada.
Melros cantavam no jardim dos fundos malcuidado."
(Emma e Dexter - página 21)

""O negócio era ser corajosa e ousada e realizar alguma coisa", pensou consigo mesma. Não exatamente mudar o mundo, só um pouco à sua volta. Sair por aí com o diploma com honras de primeiro lugar em duas matérias, muita paixão e a nova máquina de escrever elétrica Smith Corona, trabalhar duro em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Escrever coisas bonitas. Agradar aos amigos, continuar fiél aos próprios principios, viver plenamente, bem e com paixão. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se possível. Comer com moderação. Coisas assim."
(Emma -  página 22)

"Nas poucas vezes em que tinha ido para a cama com meninos ela sempre acabara gargalhando ou chorando, e seria bom tentar algo que não fosse nem uma coisa nem outra."
(Emma - página 22)


"É a primeira vez que vejo alguém fazer saudação ao sol de cinta-liga. Isso não pode estar certo, pode? O coitado do Sid  mal consegue mastigar sua torta de carne com curry, mal consegue encontrar a própria boca. Quando afinal chega a hora de ela vestir uma roupa e subir no palco, um dos garotos dá um assobio de lobo ou outra coisa do gênero, e depois no micro-ônibus ela finge se sentir ofendida e ser feminista. "Odeio ser julgada pela aparência, toda a minha vida eu tenho sido julgada pelo meu rosto exótico e meu corpo firme e jovem" diz enquanto ajusta a alça do sutiã, como se fosse um grande tema político."
(Emma sobre Candy - página 28)



"Eu acho que a realidade é algo superestimado."
(Dexter - Página 13)

"O ultimo ano tinha sido marcado por uma série de caminhos errados, más escolhas e projetos abandonados"
(Sobre Emma, página 29)

"E ela sentia o cérebro murchar, como se fosse algo esquecido no fundo da geladeira."
(Sobre Emma, página 31)

"Por que eu estou aqui?
Será que estou mesmo fazendo alguma coisa?"

"Acho que você tem medo de ser feliz, Emma. Parece que pensa que o caminho natural das coisas na sua vida é ser triste, sombria e macambúzia, e odiar seu emprego, odiar o lugar onde mora e não ter sucesso nem dinheiro, e Deus a livre de um namorado (e uma pequena digressão aqui: esse negócio de não se achar bonita está ficando chato, vou te dizer). Na verdade vou mais longe: Acho que você gosta de se sentir frustrada e ter menos do que queria ter, porque isso é mais fácil, não é? O fracasso e a infelicidade são mais fáceis, porque você pode fazer piada com isso.
(...)
Acho que você merece mais do que isso. Você é inteligente, engraçada e legal (muuito legal, se quer saber) e, de longe, a pessoa mais inteligente que conheço.
(...)
Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada."
(Carta de Dexter a Emma - página 50 e 51)

"'Sua gorda', pensou, 'gorda e imbecil', uma das frases que passavam pela sua cabeça atualmente, junto com 'um terço da sua vida já se foi' e 'qual o sentido de tudo isso?'"
(Sobre Emma - página 63)

"Como numa festa cheia de gente, ninguém percebeu a chegada dela, e ninguém notaria se fosse embora."
(Sobre Emma - página 63)

"--Dexter não consegue se concentrar por muito tempo. Como um bebê. Ou um macaco. Você precisa estar sempre agitando alguma coisa brilhante na frente dele. - "É o caso dessa garota", pensou, "uma coisa brilhante"."
(Emma falando sobre Dexter para Ian - página 66)

"Muita coisa tinha acontecido com ele, muito pouco tinha acontecido com ela."
(Sobre Emma - página 66)

"Uma observação daquelas não causava mais dor do que, digamos, uma bola de tênis atirada na nuca. Ela mal acusava o golpe."
(Emma sobre Dexter - página 70)

"O interminável bufê "coma a vontade" que era a vida sexual de Dexter."
(Emma sobre Dexter - página 72)

"--Olha só aqueles dois... discretamente. - Dexter olhou por cima do ombro dela. - Dá até para escutá-los. A essa distância da pra ouvir a sucção, como alguém desentupindo uma pia. Eu disse para olhar discretamente.
-- Por que? Estamos num lugar público.
-- Por que ir a um lugar público para se comportar desse jeito? Parece um documentário sobre a natureza.
-- Talvez eles estejam apaixonados.
-- Então o amor é isso... bocas molhadas e uma saia levantada?
-- Às vezes é."
(Emma e Dexter - página 73)

"--Ah, não se preocupe. Eu gosto muito de estar envelhecendo sozinha...
-- Você tem vinte e cinco anos, Em..."
(Emma e Dexter - página 74)

"-- Eu nunca vou me casar.
-- Como você sabe?
Ela deu de ombros.
-- Simplesmente... não é pra mim. só isso."
(Emma e Dexter - página 76)

"Sabe de uma coisa, Em, se você estiver solteira quando tiver quarenta anos, eu caso com você."
(Dexter para Emma - página 76)

"Tomou uma decisão firme o tipo de decisão que vinha tomando quase diariamente naqueles dias. Chega de dormir fora, chega de escrever poesia, chega de perder tempo. Era hora de dar um sentido à vida. Hora de começar de novo."
(Sobre Emma - página 79)

"--Não estou conseguindo e envolver. - Disse Dexter.
-- Esse livro é uma obra-prima.
-- Me dá dor de cabeça.
--Eu devia ter trazido alguma coisa com imagens e relevos.
-- Não, eu estou gostando...
-- Talvez A largatinha comilona ou coisa assim...
-- Só estou achando meio denso demais. Esse cara fica martelando o tempo todo o quanto está com tesão.
-- Achei que você ia se identificar. - Emma ergueu os óculos escuros."
(Emma e Dexter  - página 82)

"--E não vou fazer isso se a primeira coisa que você vai dizer é "por favor, não conte a ninguém", ou "vamos esquecer que isso aconteceu". Se for para fazer algo que tenha de ser mantido em segredo, é melhor nem fazer!"

"Na maior parte do tempo se sente como uma personagem de um romance de Muriel Spark - independente, aficionada por livros, inteligente e secretamente romântica."
(Sobre Emma - página 119)

"Parte dela tem uma vaga noção de estar deixando a desejar como namorada."

"Será que estava condenada a ser uma daquelas pessoas que passam a vida tentando fazer coisas?"
(Sobre Emma - página 181)

"Mas acho que você não é mais a pessoa que eu conhecia."
(Emma sobre Dexter - página 205)

"Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito."
(Emma para Dexter  - página 206)

"Não está a fim de histórias engraçadas, quer uma mudança, uma ruptura, não anedotas. Sua vida tem sido repleta de anedotas, uma longa lista de besteiras, mas agora ela quer que alguma coisa dê certo pelo menos uma vez."
(Sobre Emma - página 237)

"Eu estou muito bem, obrigada. E me recuso a ser definida por um namorado. Ou pela falta de um namorado."
(Emma para Dexter - página 276)

"O que aconteceu com as amigas? Eram engraçadas e gostavam de se divertir, mas cada vez mais noites são passadas como aquela, com casais pálidos, irritados e com olheiras em salas malcheirosas, conversando sobre o milagre de o bebê estar crescendo em vez de diminuindo. Já cansou de expressar alegria ao ver um bebê engatinhar, como se isso fosse um desenvolvimento completamente inesperado. O que eles esperavam, que voasse? Não vê nada de mais no cheiro da cabeça de um bebê."
(Emma - página 299)

"-- Você nem foi tão legal comigo (...) e não sei por que está me ligando agora, como se fôssemos velhos amigos, dizendo que tem saudade dos "velhos tempos", dos nossos seis meses dourados que para mim, francamente, foram uma merda.
Você não pode encher a cara e me ligar de repente e esperar que eu seja legal..."
(Suki para Dexter - página 303)

"Agenda de telefones, Editar contato, apagar contato. "Tem certeza que quer apagar o contato do celular?", pergunta o telefone. Que se foda, sim, sim, apagar, sim! Dexter aperta os botões. "Contato apagado.", diz o aparelho, mas não é suficiente: Contato erradicado, contato evaporado, é disso que ele precisa."
(Dexter - página 304)

"Tudo bem se sentir infeliz por um tempo, mas você não era tão feliz quando estava casado.
Sei que é difícil, mas em algum momento você vai encarar isso como uma nova vida! Um novo começo. Existe um monte de coisas que você pode fazer, só é preciso tomar uma decisão..."
(Emma para Dexter - página 319)

"E talvez seja assim que acontece: você começa querendo mudar o mundo através da linguagem e acaba achando que basta contar algumas boas piadas."
(Emma - página 321)

"Não sou um prêmio de consolação, Dex. Não sou uma coisa com que você pode contar. Por acaso acho que tenho muito mais valor do que isso."
(Emma para Dexter - página 329)

"--Se você aprontar comigo, Dexter...
-- Eu não vou aprontar.
-- Estou falando sério, se você se aproveitar ou me decepcionar ou me enganar pelas costas, eu  mato você. Juro por Deus, eu devoro o seu coração.
-- Eu não vou fazer isso, Em.
-- Não?
-- Juro que não.
-- Eu achei que finalmente tinha me livrado de você.
-- Acho que você não vai conseguir fazer isso."
(Emma e Dexter - página 332)


"Daqui a pouco a gente vai chamar um ao outro de "benhê". Já estou até vendo isso acontecer, Em."
(Dexter para Emma - página 346)

"Mas a Emma Morley de vinte e dois anos não era um paradigma: pretensiosa, petulante, preguiçosa, adorava fazer discursos, dona da verdade. Cheia de autocomiseração, autoafirmativa e autocentrada, todos os autos menos autoconfiante, que sempre foi a qualidade de que mais precisou."
(Emma - página 360)

"Filosoficamente ela anotava quando as datas se passavam na virada do ano; Seu próprio aniversário, e outros dias marcados por incidentes dos quais tinha participado. De repente pensou, uma tarde, enquanto se olhava no espelho em sua formosura, que havia ainda outra data, mais importante do que aquelas para ela; a data de sua morte, quando todos aqueles encantos teriam desaparecido; um dia que jazia furtivo e invisivel entre todos os outros dias do ano, sem emitir nem som quando passava por ela ano após ano; mas que certamente estava lá. Quando seria?"
(Thomas Hardy - parte cinco)







2 Comentários

  1. esse filme é super lindo, eu chorei tanto tambem lanah, nossa nao conseguia parar de chorar
    eh muito lindo, a historia eh maravilhosa
    fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  2. Filme mais que perfeito , o livro com certeza deve ser maravilhoso
    adorei as frases dos dois, a Emma parece ser super engraçada e ironica e o dexter bem galanteador, mais do que no livro
    vai pra minha lista de leitura com certeza

    ResponderExcluir