Você provavelmente já tenha ouvido falar desse livro, ou até mesmo o lido, mas se você nunca leu ou nunca ouviu falar, hoje eu vim falar de um livro que marcou minha infância, cujo autor brasileiro é um dos meus favoritos; não importa quanto tempo passe, eu estou sempre lendo e relendo seus livros, até porque, você não precisa ir muito longe para encontrar livros e escritores maravilhosos, eles não estão apenas lá fora ;)


"A marca desta lágrima testemunha que o amei perdidamente

Em suas mãos depositei a minha vida, e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhe dei
Como se fossem confetes de um carnaval que não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
Foi farsante, vigarista, mascarada
Foi amante, entregando-lhe outra amada
Foi covarde que, amando, nunca amou!"



Como não se apaixonar por esse livro?
Pedro Bandeira, um maravilhoso escritor brasileiro, veio com esse livro traduzir o que muitas meninas passam na sua adolescência: a confusão do amor, as inseguranças, a falta de coragem e o medo de declarar seu amor, sim, quem nunca passou por isso na vida que atire a primeira pedra.
E é assim que Pedro Bandeira nos cativa com esse livro maravilhoso chamado "A marca de uma lágrima".
Aqui vai um resuminho do livro pra quem não conhece:

Isabel, é uma adolescente insegura quanto a sua auto-estima que apaixona-se perdidamente pelo seu primo Cristiano ao acreditar que foi beijada por esse. Porém, sua melhor amiga Rosana sente o mesmo pelo garoto. Como Isabel não tem coragem para assumir seus sentimentos, ela ajuda a amiga escrevendo poemas para que ela entregue ao amado. De tão sinceras e verdadeiras, as cartas fazem com que o rapaz de apaixone cada vez mais… pela amiga. Aos poucos essa paixão vai consumindo Isabel, que se esconde-se através do véu da escrita. O que ela não esperava é que um assassinato, um outro rapaz e algumas verdades poderiam mudar sua vida completamente.

Eu li esse livro a primeira vez quando eu tinha dez anos, e o reli milhares de vezes depois, ao longo da minha vida, conforme ia crescendo, e mesmo depois da adolescência e até mesmo na vida adulta, muitas e muitas vezes, esses poemas traduziram meus sentimentos. 

Esse livro é simplesmente maravilhoso, contando a história de Isabel e suas inseguranças, mostra também o misterioso assassinato da diretora do colégio, e o amor não correspondido de Isabel pelo primo Cristiano, sem perceber que seu verdadeiro amor é outro.
O livro conta com diversos poemas lindos, maravilhoso, que muitas adolescentes se identificam, afinal de contas, 9 entre 10 adolescentes, amam em segredo, é ou não é? Pelo menos uma vez na vida, isso acaba acontecendo com a gente, e esses poemas vem para traduzir nossos sentimentos, e tudo aquilo que não temos coragem de dizer àquele menino tão especial e que nem faz ideia do que sentimos.
Eu tenho certeza ABSOLUTA que você vai se identificar muito com o livro, com os poemas e vai AMAR essa história, porque ela é simplesmente perfeita.

Outra coisa super bacana desse livro é a maneira que ele nos faz perceber que escrever é um maneira de dizer tudo aquilo que não temos coragem de dizer verbalmente, escrever é se libertar, é colocar ali os sentimentos que você não tem coragem de dizer a ninguém, seja em textos ou poemas, escrever acaba se tornando uma válvula de escape, assim como o era para a personagem, Isabel.

Não importa a idade que você tenha, vale muitíssimo a pena ler esse livro, se você não o conhece, ele é apaixonante e ao mesmo tempo intrigante, enquanto você fica curiosa por saber se o Cristiano vai perceber que Isabel o ama, você também fica intrigado com o assassinato e tudo que envolve o caso.
Pedro Bandeira sempre vindo, com a linguagem jovem, falando à adolescentes, de seus amores e confusões, e ainda abordando temas e assuntos importantes, e as vezes até mesmo criticando a sociedade. Escritor maravilhoso!
Voltarei em outros post's para falar de outros livros desse autor que eu adoro, até porque ele tem livros MARAVILHOSOS!!

(uma, das diversas, capas do livro)


E para terminar, o meu poema preferido do livro:


"Ah, tormento que eu não posso confessar...

O que eu escrevo é a verdade, eu não minto,
eu declaro tudo aquilo que eu sinto,
e é a outra que teus lábios vão beijar...



Sei que quanto mais verdade tem no escrito,
mais distante eu te ponho dos meus braços,
pois desenho o paralelo de dois traços
que na certa vão perder-se no infinito...



Estes versos feitos para te emocionar
justificam todo o amor que tens por ela
e as carícias que esses dois amantes trocam.



E eu te excito, sem que venhas a notar
que esses lábios que tu beijas são os dela,
mas são minhas as palavras que te tocam."



Deixe um comentário