Pra quem já leu aqui no blog a postagem de Maze Runner - Correr ou morrer: Diferenças entre Livro e Filme, e ficou ansioso para ver um diferenças do segundo livro e filme, hoje vim (Finalmente, aleluia) atender alguns pedidos para essa comparação tão esperada, e só tenho uma coisa a dizer: quase fizeram um novo livro!

Se você NÃO leu o livro e pretende ler, eu aconselho a não ler esse post, pois CONTÉM SPOILLER.





Quem assistiu o primeiro filme da saga Maze Runner, depois de ter lido o livro, sabe que as diferenças, apesar de haver, não são nada gritantes, com exceção da cena em que matam o Gally no final do filme, o que não acontece de verdade no livro, não houve nenhuma alteração absurda, infelizmente eu não posso dizer o mesmo do segundo filme da saga, Prova de fogo, que veio com tantas diferenças gritantes que foi necessário eu reler o segundo E terceiro livro e ainda deixar a parte todas as cenas que não constam em nenhum dos dois livros, portanto se preparem para um diferença entre livro e filme um tanto Diferente.


Vai ser meio complicado fazer as diferença na ordem cronológica do filme e do livro, então irei falando as diferenças conforme minhas anotações.


  Começamos do começo... rsrs

Lembranças/sonhos do Thomas 

 Filme:
O filme começa com uma cena de várias pessoas aglomeradas num lugar, a frente de um portão cheio de guardas mascarados e cães de guarda protegendo o local, uma mulher caminha entre as pessoas com uma criança no colo, uma criança de aproximadamente uns 5 anos, ela caminha com ele até a grade, então o coloca no chão na entrada do portão protegido e diz para ele lembrar-se sempre que ela o ama muito.
Um guarda pega o menino e o leva embora;
Em seguida vemos o menino num trem, e a chanceler Paige está lá, então ela diz: Olá Thomas.
Livro:
No início do segundo livro, quando já estão seguro numa espécie de dormitório, Thomas adormece e então tem o primeiro sonho de vários que se seguirão no livro, que são lembranças de sua vida.
No sonho, ele está deitado na cama e uma mulher está sentada ao seu lado, é sua mãe, ela diz a Thomas que o escolheram porque ele é especial, e pede para ele nunca se esquecer que ela o ama muito, o menino Thomas, de uns quatro ou cinco anos, pergunta a mãe se ela vai ficar igual as pessoas na televisão, e igual ao pai, ela diz para ele não se preocupar com isso, porque ele não estará lá para ver. 
Então Thomas acorda.
Nota importante:
Nunca é citada a presença da Chanceler Paige próxima a Thomas em seus sonhos/lembranças.
Devo lembrar também que, no primeiro livro, descobrimos que os nomes das pessoas na Clareira não são os nomes reais deles, e nem o nome do Thomas é de fato Thomas, por isso, é inconsistente a cena da Chanceler falando "Olá Thomas", quando ele, de fato, nem se chamava Thomas antes de ir para o Cruel.
 

Resgate do Labirinto 
Filme
No filme, eles saem do labirinto e guardas os levam até um helicóptero, eles são levados e no caminho Thomas dorme, o que é a transição do primeiro para o segundo filme.
Eles pousam numa espécie de beira do deserto, todos saem correndo em direção a uma local enorme, com portas grandes abertas, tem guardas por todos os lados, de repente, aparecem os cranks, os guardas começam a atirar e mandam eles correrem para o local seguro; esse local parece um galpão, cheio de caixas, armas, pessoas armadas andando pra todo lado, etc.
Livro
No livro, quando eles saem do labirinto, são direcionados até um ônibus, como já citado no post anterior do primeiro livro/filme, eles são levados de ônibus, uma mulher Crank tenta atacar eles, e o motorista passa com o ônibus por cima dela.
No caminho, uma mulher conta a Thomas sobre o fulgor e como o mundo está um caos.
Quando eles chegam são levados a uma espécie de galpão com um refeitório imenso, e dormitórios a volta, onde ficam os meninos num dormitório maior de um lado, e Teresa em outro do outro lado.

 Janson / Base do Cruel
Filme:
Quando eles chegam ao local para onde foram levados após o resgate, o Janson aparece e diz que eles estão no santuário, que ali estão protegidos do Cruel, dando a entender que eles não são do Cruel.
O lugar chamado Santuário, é um local grande, com dormitórios, refeitórios, eles ganham roupas novas, tomam banho, tem comida e se unem juntos nesse refeitório, onde ficam até serem chamados para o "refugio seguro".
Livro:
No livro, eles ficam um tempão presos no galpão enorme, sozinhos e um bom tempo sem comida, a única coisa que eles tem é água da pia do banheiro, então um belo dia, aparece uma pilha de comida disponível para eles, e ao mesmo tempo, um homem sentado numa cadeira em frente uma mesinha, próximo ao dormitório que era da Teresa, e protegido por uma parede de vidro invisível.
Depois de ficar lá um tempão, ele finalmente levanta e se apresenta como Janson, diz que trabalha para o Cruel, e conta a todos o que eles precisam saber e o que precisam fazer para saírem dali e irem para o refúgio seguro, que é um lugar que fica depois do deserto, nas montanhas.
Como eu já disse, o lugar onde eles ficam depois de serem resgatados é esse galpão; o lugar que aparece no filme se assemelha muito a base do Cruel, o qual é de fato o refúgio seguro, até então, e a base do Cruel só é vemos no terceiro livro, "A cura mortal", lá eles tem dormitórios grandes, refeitórios, ficam juntos e protegidos por guardas.
Portanto essa cena do filme não condiz com o segundo livro.


Imunes
Filme
Assim que eles chegam ao local seguro, resgatados dos que eles acreditam não ser o Cruel, o Janson menciona já de cara que eles são imunes ao vírus, como se eles já soubessem disso.
Esse assunto sobre imunidade também é mencionado quando o Winston é infectado, e o Minho  menciona que pensava que todos eles eram imunes ao fulgor,  e a Teresa diz que alguns sim, mas outros não, e o Neewt conclui que aparentemente eles não são.
Livro:
No segundo livro, quando o Janson vai conversar com eles sobre o refúgio seguro, ele diz que todos eles tem o vírus do fulgor, e para conseguirem a cura, eles precisam percorrer o deserto até chegar o refúgio seguro, pois lá eles conseguirão a cura do vírus.
Eles só saberão que são imunes, alguns sim e alguns não, no terceiro livro, "a Cura Mortal", portanto, durante todo o segundo livro eles tem certeza que possuem o vírus.
Nota importante:
Não é mencionado no filme essa peregrinação que eles são "obrigados" a fazer em busca da cura indo até o refúgio seguro.
No livro, o Janson diz que, haverá um portal que os levará até o deserto, eles devem percorrer o deserto por 160km até as montanhas, e lá encontrarem o refúgio seguro num prazo estipulado de algumas semanas, e lá no refugio seguro eles receberão a cura para o fulgor, e se não chegarem lá até o dia e hora exatas, perderão a cura.

Conversa entre Thomas e Janson
Filme:
No filme, depois de Thomas fazer vários exames, um guarda pede para ele acompanhá-lo, e ele fica numa salinha tipo de interrogatório e o Janson aparece perguntando o que o Thomas sabe sobre o Cruel, e Thomas diz que está do lado dos amigos, mesmo se lembrando de já ter trabalhado para o Cruel.
Livro:
Não existe no segundo livro essa conversa particular entre Janson e Thomas, mas sim no terceiro livro. Quando eles chegam a base do Cruel, depois de tomar banho, comer e dormir, Thomas acorda numa salinha toda branca e fechada, e fica preso lá, sozinho, por semanas, até o Janson aparecer novamente, protegido pela parede invisível; Então ele conta a Thomas tudo, sobre as variáveis, sobre os testes, sobre como o Thomas acreditava em tudo isso quando fazia parte do Cruel, diz que ele é imune ao vírus, e que todos saberiam sobre tudo daquele momento em diante, sem mais mentiras. Mas ainda assim, Thomas não acredita mais no Janson ou no Cruel e fica desconfiado.


Outros labirintos / Aris
Filme:
Depois que o Thomas conversa com o Janson, ele é levado a um refeitório imenso, o Minho vai correndo dizer ao Thomas que não era apenas um labirinto, mas vários. Eles se sentam à mesa e um carinha começa a contar como escapou do labirinto, um outro labirinto, e que todos foram levados para aquele santuário após escaparem do labirinto.
Ele menciona que o Aris foi o primeiro a chegar ali, e que no labirinto dele só tinha meninas, deixando claro que esse cara estava num terceiro labirinto.
 Livro:
Quando ainda estão no galpão/dormitório para onde foram levados após o resgate, eles descobrem que a Teresa sumiu, e no lugar dela aparece um garoto, Aris, eles descobrem então que existia outro labirinto, onde só tinha meninas, o chamado Grupo B, e que ele saiu do labirinto com elas, mas foi levado no meio da noite e acordou ali.
Não existem mais do que os dois labirintos, pelo menos citados nos livros.
Nota importante:
No filme, tem todo um lance deles serem chamados/sorteados para irem ao refúgio seguro, que é citado no filme como uma fazenda ou algo do tipo, onde não existe o fulgor, e os imunes podem viver em paz;
Depois, com a ajuda do Aris, o Thomas descobre que as pessoas chamadas para irem ao tal refúgio seguro, são na verdade levadas para uma sala onde ficam presas por tubos e fios, sedadas, sendo drenadas ou coisa do tipo.
Nada disso existe no livro, nem no segundo ou terceiro; não existe esse sorteio, que alias, se assemelha muito ao do filme "A Ilha", onde são sorteados para irem a um paraíso, mas é tudo mentira.
E esse lugar citado como o refúgio seguro é parecido com o lugar para onde todo mundo consegue escapar no final do terceiro livro, com a ajuda da Chanceler Paige.

Rachel
Filme:
No filme, quando o Thomas vai com o Aris até onde estão os meninos e meninas que ficam pendurados por tubos, sedados e tal, o Thomas vê uma garota e pensa que é a Teresa, mas quando ele se aproxima descobre que não é, no mesmo momento, Aris reconhece a menina e diz que é a Rachel, que estava com ele no labirinto.
Livro:
No livro, quando Aris está contando como ele chegou ao labirinto, e como tudo se assemelha a chegada do Thomas e Teresa a Clareira, ele diz que podia conversar telepaticamente com a Rachel, como o Thomas e a Teresa faziam, mas que a Rachel, que era sua melhor amiga, foi morta por uma menina que parecia descontrolada, exatamente como acontecera com Gally e Chuck. 
Portanto, a Rachel está morta.      
       
 Chanceler Paige
Filme:
Quando o Thomas está na área onde os sorteados estão sedados e sendo drenados, o Janson aparece e conversa com a Dra. Paige, que parece que quer todo mundo sedado e pronto para os testes finais, ela parece muito fixada em conseguir concluir o teste, muito mais do que o Janson.
Ela também aparece na cena final do filme, depois que Teresa trai Thomas e seus amigos e o pessoal do Cruel aparece, ela chega no Berg defendendo a sua causa.
Livro:
Em nenhum momento no segundo livro vemos ou ouvimos alguém falando com a Chanceler Paige, apenas no terceiro filme que temos menções dela:
Quando Thomas vai com seus amigos para decidirem se querem restituir a memória ou não, ele reencontra a Brenda, ela o abraça e diz que ele só deve confiar nela e na Chanceler Paige, mas ele não entende isso, e nem sabe quem é essa Chanceler.
Quando está em Denver, ele começa a ver alguns cartazes da Chanceler, e no final do livro, quando ele vai ajudar o Braço direito e entra no Cruel fingindo que vai ajudá-los, apenas para abrir as portas para o Braço direito, ele está sedado, e acorda meio zonzo com uma mulher dizendo que tem fé nele, quando ele acorda de vez, vê uma carta com um mapa, deixados pela Chanceler, levando ele até o labirinto, onde todos os imunes foram escondidos, e explicando sobre o portal, por onde eles devem passar para chegar ao verdadeiro refúgio seguro.
Ela não é o monstro que pintam no filme, e em nenhum momento é citado isso.
     
Fuga do Cruel
Filme:
Depois de ouvir o Janson falando com a Dra. Paige, Thomas vai correndo até os amigos porque eles serão os primeiros a serem pegos para o abate, ele chega correndo, gritando, dizendo que precisam ir embora.
Na fuga, pegam armas, uma doutora de refém e conseguem escapar do Cruel direto para o Deserto.
Livro:
Não existe essa fuga no segundo livro, uma vez que eles saem do galpão/dormitório e vão para o deserto porque não tem outra opção, pois precisam encontrar a cura no refúgio seguro.
Essa cena de fuga na verdade existe no terceiro livro, quando o Thomas, Minho e Newt decidem não passar pela restituição de memórias, mas de repente eles acabam sendo obrigados a passarem por isso, então decidem lutar e fugir.
Thomas acaba sendo pego e levado para fazerem o procedimento, mas é a Brenda quem vai fazer e ela acaba o ajudando, juntos com a Brenda, eles fogem pela base do Cruel e escapam num Berg com a ajuda do Jorge, cujo eu falarei mais pra frente.
Nota importante:
Nem no terceiro livro existe a cena deles resgatando a Teresa que está meio dopada numa sala a parte, assim como não existe a cena deles fugindo e o Janson aparecer tentando fazer o Thomas voltar;

Teresa recupera a memória
 Filme:
No filme, Thomas e os demais quando estão fugindo encontram uma médica que os levam até a Teresa, ela tá deitada, meio dormindo, dopada, numa cama e o Thomas a acorda, então ela foge com eles.
Quando estão já no deserto, tem um momento que a Teresa está conversando com o Thomas e mostra uma tatuagem nas costas, ela diz que eles fizeram algo com ela e as memórias dela começaram a voltar.
Livro:
No livro a Teresa é levada para junto do grupo B, eles fazem uma troca, o Aris no grupo A, dos Clareanos, e a Teresa junto com as meninas do Grupo B, do labirinto do Aris;
A Teresa só vai ter a memória restituída no terceiro livro, e será por uma escolha dela quando o Janson diz que todos podem ter a memória de volta, ela aceita, junto com a grande maioria, na verdade.
Nota importante:
É importante ressaltar que no segundo livro, durante a travessia do deserto, a Teresa não os acompanha como mostra no filme, ela aparece em determinados momentos, e só vai se juntar de fato a eles quando chegam ao local do refugio seguro, que inicialmente não tem nada, e vai  lutar ao lado deles para combater os monstros robotizados que vão aparecer.

Winston
Filme:
No filme, depois que eles escapam do Cruel, eles fogem e acham um lugar abandonado, cheio de roupas, pertences de pessoas, tudo abandonado; Fuçando em tudo lá, eles encontram roupas para eles, e o Minho acha um gerador, então tem a brilhante ideia de ligar o negócio, depois que ele liga, aparecem vários cranks, então eles saem correndo, fugindo; No meio dessa fuga, num determinado momento, os cranks pegam o Winston, os meninos puxam ele, mas ele é arranhado na barriga pelos cranks.
Eles escapam, e no dia seguinte fugem por uma cidade destruída pelo deserto, o Winston fica muito mal, ele desmaia e os amigos começam a carregar ele.
Então, num determinado momento, o Winston tenta se matar, ele mostra aos amigos a barriga toda cheia de coisa que parece estar comendo ele de dentro pra fora, e pede pra não deixarem ele ficar igual aqueles cranks.
Eles dão a arma para o Winston, então vão embora, e de longe ouvem o tiro.
Livro:
No livro, depois que o Janson fala que eles precisam percorrer o deserto e tudo mais, ele diz que eles vão atravessar um portal para seguirem até o deserto. Quando eles atravessam esse portal, saem num túnel escuro, completamente escuro, então eles seguem andando por esse túnel tentando achar a saída.
Um tempo depois eles ouvem uma voz sussurrando, falando que eles devem voltar, os meninos ignoram porque o Janson disse que eles não podiam voltar, então, sem que eles pudessem ver devido a escuridão, uma bola metálica sai do teto e gruda na cabeça de um garoto e o mata.
Quando o Minho consegue encontrar uma escada que vai dar numa espécie de alçapão com saída direto para o deserto, essa bola metálica volta e pega o Winston, com um pouco da claridade do sol do deserto, Thomas vê e corre para ajudar o garoto, e com dificuldade consegue remover da cabeça do Winston essa bola metálica que praticamente come a cabeça da pessoa depois a decepa. Mas o Thomas consegue evitar esse fim ao Winston, que acaba, ainda assim, muito ferido.
Eles ajudam Winston na caminhada no deserto, sempre se revezando.
Quando estão no deserto, vai ter a chuva de raios, e essa chuva de raios acaba matando o Winston, que já não tinha muitas chances.
Nota importante:
No filme, parece que o fulgor é pego através de arranhões ou  machucados, se você for ferido por um crank, igual no filme Resident Evil/The Walking Dead, onde, se um zumbi te arranhar ou morder, você vira um deles; além do vírus ir comendo seu corpo de dentro pra fora e você ir se tornando um deles aos poucos.
No livro isso não acontece dessa maneira, o vírus é pego no ar, portanto, se você não for imune, você vai pegar o vírus de um jeito ou de outro, e ele não deforma o corpo da pessoa, o vírus se manifesta no cérebro, a pessoa vai ficando louca aos poucos, vai alterando entre lucidez e insanidade, até que perca totalmente a lucidez, se tornando louco, dai eles passam a comer outras pessoas e coisas que nem são citadas profundamente no livro, mas é o chamado estágio completo do fulgor.
 
Cidade destruída
Filme:
Quando saem para o deserto, eles chegam primeiro numa cidade grande, tipo Atlanta ou uma cidade parecida, toda destruída, tem prédios caídos, destruídos, pontes destruídas, como se um meteoro tivesse caído ali, ou uma mistura de meteoro e Tsunami, um fim do mundo mesmo.
Depois eles encontram o deserto e caminham por ele até encontrar uma cidadezinha menor;
Livro:
No livro não cita que as cidades foram destruídas dessa forma, apenas que teve um clarão do sol, e o fulgor se espalhou e começou a matar pessoas, enlouquecendo a maioria e o mundo virou um caos; 
Eles também não passam por uma cidade grande, eles saem no deserto e andam em direção a única cidade por ali, que depois é mencionado que fica no meio do México, um lugar onde o Cruel deixa os infectados para morrerem.

Deserto / Chuva de Tempestade
Filme:
Depois de passarem pela cidade grande destruída, eles finalmente alcançam o deserto de verdade, por onde caminham e dormem no chão; no meio da noite, Thomas vê luzes ao longe e eles percebem que tem uma cidade não muito longe. Mas quando estão indo até lá, começa a chuva de raios, eles saem correndo e os raios começam a cair por todo lado; eles não estão longe da cidade, eles correm em direção a um prédio próximo, quando estão quase chegando, Minho é atingido, os amigos pegam Minho e o levam para esse prédio, onde ficam a salvo da chuva.
O Minho se recupera rapidamente e então eles veem um monte de cranks presos.
Livro:
Essa é uma das poucas cenas fiéis ao livro,  com algumas alterações apenas; eles seguem pelo deserto, dormem no chão duro a noite, mas eles já viram a cidade há muito tempo e demora dias para chegarem lá.
Quando a tempestade parece se aproximar, eles encontram um velhinho num carrinho no meio do deserto, bem estranho, ele começa a falar da tempestade; os meninos o deixam lá afinal, porque ele parece meio louco.
Quando estão quase chegando ao prédio mais próximo, a chuva de raios começa, eles começam a correr, é narrado que eles não conseguem enxergar direito; O Minho é atingido perto do Thomas, ele  ajuda o Minho a ir  o prédio, mas ele fica bem machucado, e passa a noite toda encolhido, gemendo de dor.
Nota importante:
No filme vemos apenas sete pessoas fugindo pelo deserto: Thomas, Newt, Minho, Teresa, Aris, Caçarola e Winston.
No livro são muito mais pessoas, e sem a Teresa; na corrida pela tempestade de raios, Thomas presencia Jack após ser atingido por um raio, com parte do corpo dilacerada, sem a parte debaixo da cintura, praticamente prestes a morrer mesmo; eles comentam que perderam mais pessoas, de vinte, sobraram apenas onze.

Jorge / Brenda
Filme:
No filme, quando eles chegam ao prédio depois da tempestade de raios, eles se veem num galpão cheio de cranks amarrados, então aparece a Brenda e os leva até o Jorge dizendo que ele está curioso com eles.
Com o Jorge, ele quer saber de onde eles vieram e o que pode lucrar com eles; então descobrem que eles são do Cruel e o Jorge diz que eles são valiosos.
Eles são presos de cabeça pra baixo, e depois o Jorge tenta negociar com eles para chegar ao braço direito;
Livro:
Quando chegam no prédio após a chuva, eles dormem e quando acordam no outro dia percebem que não estão sozinhos, o Jorge aparece cheio de malabarismo e cercado por outras pessoas, nenhum deles usam armas, apenas facas, facões e coisas do tipo;
Jorge ameaça eles, mas Thomas se voluntaria para conversar com o líder do grupo, então Thomas conta tudo a Jorge sobre o labirinto, o Cruel e a Cura no refúgio seguro, e eles acabam fazendo uma parceria.
Nota importante:
Importantíssimo dizer que o Jorge do livro é bem diferente do Jorge do filme, no livro ele é citado da seguinte maneira:       
"Traços jovens, de origem hispânica olhos amendoados"
Além de ter mania de falar muchacho e hermano.
A Brenda também é totalmente diferente no livro, lá ela é citada da seguinte forma:
"Uma garota, uma adolescente bonita e um pouco mais velha, de cabelo comprido, surpreendentemente limpo."
A ligação da Brenda com o Jorge também é bem diferente no livro, pois ambos são do Cruel e se conhecem há bastante tempo.
    
 Braço direito
Filme:
No filme, ainda na base do Cruel, Thomas ouve o Janson falando com a Chanceler sobre um grupo de oposição que estão escondidos nas Montanhas, o Braço direito; Quando escapam, eles decidem então irem atrás do Braço direito para conseguirem ajuda contra o Cruel.
Quando encontram Jorge, ele conhece alguém que pode levá-los ao Braço direito.
Depois eles conseguem encontrá-los, eles estão com as meninas do Grupo B, escondidos nas montanhas.
Livro:
O grupo do Braço direito não é citado em nenhum momento no livro "Prova de fogo", apenas irá ouvir sobre eles no terceiro livro.
Quando fogem do Cruel, Brenda fala sobre uma das cidades montadas pelo Cruel para as pessoas tentarem viver protegidas sem o vírus, Denver, e eles resolvem ir para lá.
Quando chegam em Denver recebem uma mensagem anônima sobre um grupo querendo combater o Cruel, quando eles vão atrás, dão de frente com Gally, que é quem fala sobre o Braço direito.
Ao contrário do filme, eles não estão com o Grupo B, mas próximo do final do livro o braço direito captura e aprisionam o grupo B e alguns de seus amigos, fingindo agir como o Cruel para poderem se infiltrar na base do Cruel quando forem vender os imunes.
Eles também não ficam escondidos nas Montanhas, e em nenhum momento é citado que o Cruel sabe da existência do Braço Direito.
  
No subterrâneo com Brenda
Filme:
Eles são presos de cabeça pra baixo e Jorge tenta negociar com eles para saber sobre o Braço direito, mas um dos homens dele avisa o Janson sobre o grupo de Thomas, e o Cruel invade o lugar.
Jorge programa uma musica para tocar que, quando acaba, explode tudo.
Antes disso, Jorge os ajuda a escapar descendo por uma tirolesa em direção a outro prédio, eles estão fugindo quando Brenda sai correndo, Thomas manda Teresa ir com eles e vai atrás de Brenda, então eles acabam cercados por guardas e tentam escapar, quando tudo explode, eles conseguem descer por uma descida de elevador e acabam saindo num subterrâneo, tipo esgoto vazio;
Lá eles encontram uns cranks bem destruídos que saem correndo como loucos atrás deles, eles acabam saindo num prédio tombado e Brenda quase cai do vidro do prédio.
No fim, eles conseguem escapar.
Então Brenda fala que eles precisam procurar Marcus.
Livro:
Depois que o Thomas faz um acordo com Jorge, Jorge diz a Thomas que vai precisar só da Brenda, ele diz aos outros do grupo que vai levar todos para comerem e depois decidirem o que fazer com os Clareanos.
Quando estão num depósito de comida enlatada, um dos caras que faziam parte do grupo de Jorge, explode uma bomba lá e o Thomas acaba preso com a Brenda no subterrâneo.
Ela conhece bem o lugar, e lá embaixo eles encontram alguns cranks loucos, eles fogem e entram numa salinha, se escondendo num buraco na parede. Quando pensam que os Cranks já foram embora e acendem a lanterna, um crank ainda está lá.
Eles lutam com o crank, a Brenda consegue domar o homem e pede para Thomas enfiar a faca no coração dele, Thomas titubeia, mas mata o homem.
Eles conseguem sair do subterrâneo, e seguem pela cidade.
Nota importante:
Não existe essa cena do Cruel caçando eles, nem invadindo o esconderijo do Jorge, nem mesmo no terceiro livro, apenas uma única vez que o Janson vai atrás do Thomas para convence-lo de que deve voltar ao Cruel para conseguirem terminar os testes e conseguirem a cura para Newt.
Ps. existe uma falha no filme: Quando eles estão fugindo pela tirolesa, o Thomas está lá com a Teresa e a Brenda sai correndo, então o Thomas grita: BRENDA, ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?!
Aí se encontra uma falha do filme, pois, antes dessa cena, em nenhum momento é citado o nome da Brenda, ninguém a apresenta, nem ela mesma se apresenta, portanto, ninguém sabia o nome dela, e foi um erro do filme.

Você não é ela
Filme:
Depois que conseguem escapar dos cranks, eles vão atrás de um tal de Marcus, eles chegam numa área civilizada, uma mulher pergunta se eles vão ir para a festa, e então um homem diz que os amigos deles estão nessa festa depois que o Thomas pergunta por eles, para entrarem, precisam beber um gole de uma bebida.
Eles tomam e entram, Thomas fica meio grogue e então a Brenda aparece dizendo que eles não precisam ir embora, e ela beija o Thomas.
Ele se imagina beijando a Teresa, dai ele vê que é a Brenda e diz: Você não é ela.
A Brenda sai magoada e o Thomas sai andando, tonto, até cair e desmaiar.
Livro:
No livro, não existe esse Marcus.
Depois de saírem do subterrâneo, eles encontram um caminhão abandonado numa viela e entram lá para dormir. No outro dia, Thomas acorda e vê uma placa na cidade dizendo que ele é o verdadeiro líder; nisso aparece um loiro armado, um homem e uma mulher de rabo de cavalo, eles obrigam Thomas e Brenda a entrarem num lugar onde está tendo uma festa, um homem oferece uma bebida que eles praticamente são obrigados a Thomas.
Eles começam a dançar para fingirem que está tudo bem, mas nisso, eles começam a ficar meio tontos, então Brenda pede para Thomas beijar ela, mas ele se nega e diz: você não é ela.
Eles não se beijam de verdade.
Nota importante:
No filme, quando Thomas acorda, a Teresa está ao lado dele. Todos estão numa sala e o Jorge está torturando o tal Marcus para descobrir o paradeiro do Braço Direito.
Essa cena não existe em nenhum livro.

  Brenda infectada
Filme:
No filme, depois que o Thomas e a Brenda escapam dos cranks, a Brenda senta e mostra que foi machucada pelo crank, ela enfaixa a perna machucada e o Thomas parece assustado; Quando eles chegam no acampamento do braço direito, eles descobrem que ela está infectada, e depois uma mulher dá um soro para ela que retarda o processo do vírus, mas não a cura, de fato, pois a cura ainda não existe.
Livro:
A Brenda não é infectada em nenhum livro, nem no segundo, nem no terceiro, pelo motivo de que, ela é imune, por isso, não existe essa cena em nenhum momento.
Sobre o soro que a Mary dá a Brenda, é chamado no terceiro livro de "A benção", uma espécie de droga que diminui a ação do vírus, mas deixa a pessoa totalmente grogue, como se tivesse mesmo drogada, ela fica com ar aéreo, viajando, lenta e lerda.  
Nota importante:
No livro, eles conseguem escapar para o refugio seguro de verdade, com a ajuda da Chanceler Paige, onde só vão os infectados, e a Brenda vai junto com eles e dá-se a entender que ela fica com o Thomas, portanto, não há a menor possibilidade dela pegar o fulgor e morrer, se eles quisessem manter a fidelidade dos livros.  

 Harriet e Sônia
Filme:
As duas meninas do Grupo B aparecem no filme quando o grupo de Thomas está indo até as montanhas encontrar o Braço Direito, as meninas chegam armadas, ameaçando eles, até que uma delas reconhece o Aris, então as meninas os levam até o braço direito.
Elas dizem que o Braço direito resgatou elas.
Livro:
As meninas aparecem quando vão capturar o Thomas, acompanhadas da Teresa que está fazendo o papel de má. Ela bate no Thomas e pede para amarrarem ele num saco e o levarem o arrastando.
Quando eles chegam ao acampamento das meninas e ele é solto, a Harriet e a Sônia, num momento em que a Teresa não está lá, começa a conversar com o Thomas. O Cruel havia pedido para elas matarem ele, mas ele tenta convencê-las do contrário e consegue, porém a Teresa não gosta da ideia, e abandona o grupo das meninas. O Thomas segue com elas pelas montanhas até a cena da traição.

A traição
Filme:
Quando chegam ao acampamento do Braço direito, depois que todo mundo está relaxado, Thomas reencontra os amigos e pergunta por Teresa, ela está no alto de um morro, ela começa a falar para ele que se lembrou da mãe dela, que ela viu a mãe enlouquecer e arrancar os próprios olhos, então ela pede desculpas pelo que fez, e o Cruel aparece.
Teresa denuncia o paradeiro deles e fica do lado do Cruel até o final, indo embora com eles.
Livro:
Depois que Teresa sai e deixa Thomas com as meninas, ele segue pela montanhas com elas, ele não sabe porque ela parece com tanto ódio dele. De repente, ele encontra ela, e ela pede para ele segui-la, e ele vai.
Então o Aris aparece e a Teresa diz que gosta do Aris, que os dois sempre estiveram juntos, e que eles precisam trancar o Thomas numa espécie de caverna para que os dois possam sair daquela vivos. 
Teresa atinge Thomas quando ele tenta fugir e eles prendem ele nessa caverna; ele adormece lá e no outro dia a caverna se abre.
Quando Thomas sai de lá,  a Teresa está chorando do lado de fora, pede perdão para ele, diz que foi obrigada a fazer aquilo senão o Cruel iria matá-lo, que ela não tinha outra escolha.
Thomas entende, mas não perdoa Teresa; no terceiro livro inteiro, Thomas irá se distanciar mais de Teresa, não dará mais crédito a opinião dela e só vai de fato perdoá-la no final do livro, mas dai será tarde demais.

Cenas não existentes no livro:
No final do filme, quando o Cruel ataca o acampamento do Braço Direito, a morte de Mary, Jorge voltando para ajudar eles, Minho sendo pego pelo Cruel no final, nada disso existe no segundo ou terceiro livro.
A Mary não é citada nos livros, e não existe essa captura do Minho que acaba com o Thomas querendo vingança e querendo ir resgatar o amigo.

A cena deles no barracão logo após a fuga do Cruel, onde o Minho aciona o gerador, também não existe, como já mencionei, nem o fato também de Newt se zangar por Thomas não ter um plano; deixando claro que o Newt sempre apoia o Thomas nos livros, pois no filme, parece que o Newt sempre se zanga com o Thomas.

Cenas excluídas do filme:

Brenda e Thomas na caminhão
No filme, tem uma cena do Thomas conversando com a Brenda quando ela está infectada, ela fala do irmão, George, e ele fala de Chuck, apesar disso não existir no livro, creio que tentaram aproximar a cena excluída deles no caminhão, onde eles dormem numa noite, a Brenda diz que seu pai foi morto quando descobriram que ela estava infectada e ele tentou evitar que a jogassem no deserto.

Thomas baleado
Depois que o Thomas diz para a Brenda que ela não é Teresa, eles são presos, acordam amarrados numa cadeira e o cara loiro, com a mulher de rabo de cabalo e um outro cara interrogam eles, Thomas conta tudo de novo o que sabe sobre o labirinto, o Cruel, a cura, e tudo, os homens parecem acreditar nele, mas ele não chega a saber isso de fato porque o Minho e seus amigos chegam e salvam Thomas e Brenda.
Quando estão indo embora do lugar, o homem loiro atira em Thomas.
Até então é proibido terem uma arma no deserto, e o Thomas pega uma infecção que quase o mata, mas o Cruel interfere, e levam ele num berg para o curarem e depois o levam de volta ao deserto.

O beijo de Teresa e Thomas
No filme, quando a Brenda beija o Thomas, ele imagina que é a Teresa, mas temos no livro uma cena de um beijo de verdade entre os dois. Quando estão no deserto, eles passam por um prédio abandonado e Thomas vê uma menina, que parece com a Teresa, parada perto do prédio, ele vai até lá e vê que é ela mesma, mas ela parece ser controlada pelo Cruel, ela consegue sair do controle e beija Thomas, então pede para ele fugir dali;      
 
 Tatuagens
Quando os clareanos encontram Aris, descobrem que ele tem uma tatuagem no pescoço, então todos descobrem que eles também tem tatuagens no pescoço, identificando-os, alguns são nomeados apenas como indivíduos, mas Minho é nomeado como Líder, Newt como O grude e Thomas como "aquele que será morto pelo grupo B".

A luta deles com os monstros
Eu não sei se são monstros, ou robos, enfim, quando eles chegam ao local do refugio seguro, aparecem várias esferas e de dentro dela saem enormes monstros com bolas laranjas aos quais eles estourar para matar esses monstros.
No meio dessa luta, começa uma chuva de rios, e então depois aparece o Berg do Cruel para resgatarem eles.

Os mortos pendurados no teto do refeitório
No livro, depois que eles são resgatados, eles dormem num dormitório cheio de beliches, quando acordam no dia seguinte há vários cranks nas janelas, gritando; existem algumas janelas nos dormitórios, com grades, e alguns cranks estão grudados nas grades das janelas gritando e falando coisas, os meninos se assustam por ver os cranks, e ficam assustados, com medo deles conseguirem entrar ali.
Também descobrem que estão presos no dormitório, um tempo depois, o Newt e Minho conseguem abrir a porta e eles saem no refeitório grande, então veem os seus "salvadores" pendurados no teto, enforcados.
Thomas descobre que Teresa sumiu do dormitório onde estava, e na entrada da sua porta aparece uma plaquinha escrito:
TERESA AGNES: A TRAIDORA.
    


Como podem ver, teve muitas cenas do terceiro livro nesse filme, e muitas cenas inventadas e outras excluídas, fizeram uma grande mistura dos dois livros e mais coisas novas;
mas espero que tenham gostado.
E agora só nos resta esperar para ver o que farão no terceiro filme depois de terem já pego tantas coisas e colocado no segundo filme.




2 Comentários

  1. Amei! Muito bom... Seria ótimo se em algum próximo filme, os personsgens jovens que morreram, pudessem voltar à vida, de algum jeito... Sinto falta deles... Alby, Teresa, Newt, Chuck e Winston.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Muito bom... Seria ótimo se em algum próximo filme, os personsgens jovens que morreram, pudessem voltar à vida, de algum jeito... Sinto falta deles... Alby, Teresa, Newt, Chuck e Winston.

    ResponderExcluir