Se você é uma pessoa apaixonada pela trilogia literária "Jogos Vorazes", NÃO leia esse post, pois a intenção aqui é fazer uma critica da trilogia, ou basicamente do último livro em si.
Se você NÃO leu nenhum dos livros, ou não chegou ao último livro, também recomendo não ler esse post, pois contém spoilers.
Obs. Postagem atualizada recentemente.



Jogos Vorazes, uma trilogia literária escrita por Suzanne Collins, uma série de livros simplesmente fantásticos que me fizeram até sonhar com a historia, e que me fez lê-los compulsivamente até terminar o último e quando finalmente terminei de
ler o terceiro e ultimo livro ansiei pelo próximo que, infelizmente, não existe.
E dai eu sei que você deve estar se perguntando: "Se ela gostou tanto, por que vai criticar o livro?"
Criticar não seria exatamente a palavra certa, vim fazer uma critica analítica a respeito do terceiro e ultimo livro da trilogia, que sim, eu adorei, amei ter lido, mas como uma boa escritora e leitora, devo colocar meus pós e contras a respeito de um livro excelente, mas que poderia sim, ter terminado de modo bem mais impactante, assim digamos.

A criatividade dessa autora foi, sem sombra de dúvidas, incrível. Ela conseguiu criar um mundo novo, com situações inesperadas, e o triângulo amoroso que, por mais que não fosse o ponto principal do livro, nos fez torcer hora por um mocinho, hora por outro, nos fez apegar ainda mais a história e aos personagens.
Sim, foi um livro muito bem elaborado, e até bem escrito, apesar de eu não ser muito fã de histórias em primeira pessoa, mas Suzanne Collins conseguiu fazer um excelente trabalho, mas que, infelizmente, teve algumas falhas.

Não quero com isso criar inimizades entre fãs da saga, de maneira nenhuma, deixando explicito que amei os livros, amei a saga, e amei o filme também, mas apenas devo ressaltar o que eu sei que poderia ter sido melhor, e tudo isso está no terceiro e ultimo livro.
Não sei se a autora estava com pressa de terminar o livro, mas houve algumas falhas, ao meu ver, grotescas, e são as seguintes:

  • Falta de emoção
Em todos os três livros, fica claro que se trata não de um romance, mas além disso, de um livro sobre a luta pela liberdade, contra a opressão e as crueldades contra os distritos e seus povos.
Mas claro que no decorrer dos livros você se apega aos personagens, tais como a Katniss, o Peeta, o Gale, e outros que vão entrando na história, como o Finnick, por exemplo, e um excelente exemplo, por que é exatamente sobre ele que vou falar.
No primeiro livro, a autora conseguiu fazer com que eu me emocionasse na morte da pequena Rue, sim, foi tocante, tanto no livro, como no filme, mas o mesmo não acontece nas demais mortes que deveriam ter sido tocantes, mas que aconteceu de formas tão rápidas, e sem sentimentos que me deixou frustrada.
E a morte do Finnick é especialmente esse caso.
É obvio que ao chegar no terceiro livro, no momento da morte do personagem, todos já estavam gostando dele; É um personagem que ganha a confiança e mostra ser muito mais do que realmente é, é um personagem digno de sentimentos, principalmente em sua morte, mas o acontecimento do fato, a narração da morte do personagem, não demonstrou nenhum tipo de sentimento, nada, nem sequer para te deixar baqueado. Lembro-me de que, quando terminei de ler a cena, tive que rele-la para realmente ver que o Finnick tinha morrido.
Então, querida Suzanne Collins, você falhou feio nisso, eu amo livros, mas um livro que me faz chorar na morte de um personagem importante, me faria amar o livro 10 vezes mais.

A mesma coisa aconteceu na morte da Prim, foi tensa a cena, sim foi, mas poderia ter sido muito mais emotiva, afinal, a irmã de Katniss, era obviamente, a pessoa que ela mais amava no mundo, e o único momento em que me senti levemente emocionada, foi quando Buttercup aparece na casa dos vitoriosos de Katniss, e ela diz pra ele que Prim está morta, e a maneira como o gatinho sente a falta da Prim, emociona mais do que a morte da personagem em sí.

Então essa foi uma falha, ao meu ver, cruel.
Tinha TUDO pra ser PERFEITAMENTE PERFEITO o ultimo livro, e seria se ela tivesse colocado mais emoção nessas mortes.

Outro ponto importante


  • Gale
Nos três livros, fica obvio a conexão que existe entre Katniis e Gale, e até aquele amor dele por ela, e dela, talvez, por ele, que fica sempre indefinido, já que ela se mostra em determinados momentos bem confusa com a situação.
Mas a maneira como no final do livro, Gale nem aparece, ficou bem estanha ao meu ver, ele simplesmente vai morar no distrito 2, e nem vai visitar a Katniss?
Ficou estranho, mal explicado, e eu achei uma falha bem grande, ela poderia ter dado um fim melhor aos dois.
Outro ponto.
  • Peeta
 Então, finalmente Katniss e Peeta ficam juntos........
Por que ela não fez, PELO MENOS uma cena melhorzinha, para mostrar eles finalmente ficando juntos, do que narrar bem por cima que, Peeta voltou a dormir com Katniss para aliviar-lhe dos medos de pesadelos, e até que por fim, encontrou sua boca no meio da noite... ?
Eu esperava por eles ficarem juntos, sim, no segundo livro eu já queria demais que a Katniss ficasse com o Peeta, mas esperava pelo menos uma cena melhor onde eles finalmente ficariam juntos, e ela finalmente se veria apaixonada por ele.
Eu esperava mais, então essa é minha critica, também, que achei que deveria ser feita.
Última coisa.
  • Katniss
A confusão mental de Katniss no terceiro livro, em vários momentos, não me agradou muito, tudo bem que a autora queria mostrar que a personagem também tinha seus momentos de fraqueza e que mente alguma poderia suportar certas coisas, mas a personagem firme e forte do primeiro livro, ficou muito confusa e perdida no último e acho que ela poderia ter terminado sem isso. Deveria ter deixado a personagem ainda firme e forte, sem toda essa confusão mental a enfraquecendo, isso foi desnecessário, afinal, eu via a Katniss como uma verdadeira guerreira, uma personagem para inspirar outras, uma personagem que 'humilhava', de certa forma, as personagens ala Bella Swan, todas frágeis demais, e melodramáticas demais, Katniss Everdeen não era assim, então deveria ter terminado o livro com a personagem sendo como era no começo.

No mais, eu acho a trilogia incrível, mesmo podendo ter sido mais intenso se houvesse mais emoção, mas são livros excelentes, com uma personagem muito boa.
Deixando claro que, eu ADORO a trilogia Jogos Vorazes, e por isso não permitirei comentários ofensivos, quis apenas expor minha opinião sobre uma saga excelente, mas que poderia ter sido um pouquinho melhor.


Deixe um comentário