Depois de muito tempo e de muita ansiedade o filme "Insurgente", segundo filme da saga "Divergente", finalmente chega aos cinemas, e como uma fã que leu todos os livros só tenho uma coisa a dizer: A decepção foi grande.




Se você apenas assistiu o filme e adorou e não entende nada por trás do que assistiu, por gentileza não critique, e se você é um daqueles fãs que mesmo que já tenha lido os livros, ou apenas assistiu o filme e não aceita criticas do filme, nem leia esse post.

Essa matéria contém Spoiler.





Inicio do filme
O filme inicia com um anuncio da Jeanine a toda a cidade falando dos Divergente.
Okay, eu não vou criticar isso, pois o filme quer explicar mais coisas que só quem lê consegue compreender.
Em seguida, vemos Tris, Quatro e os demais chegando à Sede da Amizade, e isso é algo que, quem leu o livro, realmente espera, porém ao perceber que a chegada de Tris a facção não passa de um sonho, já começou deixando a desejar.
Não é explicado como eles chegam lá, não é explicado quem é a Johanna, que nós fãs reconhecemos assim que a vimos por já sabermos quem é a personagem, e não mostra que há outras pessoas da abnegação.

O fato de já no início do filme mostrarem a Tris cortando o cabelo, não explicarem muito sobre a Sede, a briga de Tris e Peter ser super rápidas, todo esse início já me deixou com aquela sensação de que o filme seria bem diferente do livro, o que já começava a me deixar incomodada com isso.
E essa rapidez nas cenas iniciais, era apenas o começo de muita coisa que iria me deixar frustrada ao sair do cinema.


Tris dopada pelo soro calmante
O filme cortou uma das cenas que eu acho mais engraçadas e legais do livro, quando Tris, depois de brigar com Peter, é levada a uma sala e dopada demais pelo soro calmante, ficando toda serelepe, como uma bêbada, falando coisas engraçadas ao Quatro.
Essa cena foi totalmente cortada do filme e em sequência a briga, já colocaram o pessoal da Audácia/Erudição (Afinal, acabaram se tornando um só ao se juntarem a Jeanine, Max, Eric e outros), e em seguida já acontece a fuga da sede.
É alterado a maneira como Peter se junta a Erudição, pois na realidade ele não denuncia o paradeiro de Quatro e Tris, como acontece no filme.
Nesse momento eu comecei a ver que as mudanças seriam muitas.
Outro ponto a questionar é...


Marcus
Quando Quatro e Tris estão fugindo da Amizade, Marcus entra na frente de alguns guardas, para distrair da fuga de Quatro e é agredido e cai ao chão.
Já sabemos que isso não acontece no livro, onde ele foge junto com Quatro, Tris e os demais, acaba se perdendo de todos, mas aparece depois.
No filme, não vemos mais Marcus até o filme acabar, então quem não leu o livro, não vai nem saber o que de fato aconteceu com ele, morreu? 
No meu ponto de vista, totalmente errado deixarem o Marcus fora do resto do filme.


Uriah
Eu já havia mencionado na minha crítica do livro o fato de terem excluído Uriah do primeiro filme, e no segundo, quando finalmente vejo Uriah, acabo me decepcionando novamente.
O personagem mal é visto, exceto em duas ou três cenas, e depois ele não aparece mais, não falam mais dele, e assim como Marcus, ele some da história.
Devo lembrar que o personagem no livro acaba sendo importante de certo modo, e você se apega ao personagem, isso não acontece no filme, ele sequer tem importância, sequer interage de verdade com os personagens, sequer mostra vínculo com Tris e os demais direito, e portanto, com tantas alterações, eu nem sei se realmente vão colocar ele no terceiro filme, se a morte dele acontecerá ou se sequer será comovente.
Essas alterações acabam decepcionando os fãs e nos deixam sem saber mais o que acontecerá de fato no próximo filme, o que é frustrante.



Caixa do divergente
No início do filme, vemos Eric encontrando uma caixa no setor da abnegação, exatamente na casa dos pais de Tris, e essa caixa aparece no decorrer do filme, se tornando o objeto principal, ou seja, Jeanine precisa de um divergente 100% para completar todas as simulações da caixa e descobrir o que tem dentro dela exatamente, ela sabe que é uma mensagem dos fundadores da cidade, mas não sabe o que é.
Sendo a Tris a personagem principal, é obvio que ela seria a divergente 100%, e no fim, ela consegue passar por todas as simulações e descobrir a mensagem dos fundadores que diz que os divergentes são na verdade o bem maior deles, e não o mal.
Bom, acontece que nada disso acontece de fato no livro.
No livro, essa caixa não existe, os pais da Tris não tentam esconder a mensagem dos fundadores, e sim o contrário, eles morrem tentando fazer com que ela seja divulgada a todos e a Jeanine quer o contrário.
A tris não abre a caixa por ser divergente, e no final, não sai todo mundo correndo em direção ao portão porque existem pessoas do outro lado, isso é algo que significa que eles vão alterar também o último filme, quem sabe no ultimo fazem a Tris viver né, já que mudam tantas coisas.


Peter
Os motivos e a maneira como Peter ajuda Tris também não são iguais ao livro.
No livro, quando eles estão fugindo da Amizade, Tris salva Peter de ser baleado, por esse motivo ele salva Tris, ele mesmo, com a ajuda de Cara, consegue um soro que simula a morte de Tris, e com ela nos braços ele a leva até Tobias, e quando ela acorda, eles fogem e vão para o acampamento dos sem fação.
Bem diferente do filme, onde Peter salva Tris por ver ela poupa-lo na simulação, e ajuda ela e o Quatro a roubarem a caixa, ao invés de fugir da Erudição.


Tori / Morte de Jeanine
No final do filme, eu já estava pensando que a Jeanine iria sair ilesa, sã e salva, até a Evelyn matar ela.
Bom, no livro a Jeanine morre sim, não na ultima cena do livro, mas morre, e quem a mata na verdade é Tori.
Afinal, no primeiro livro e filme, vemos Tori falando do seu irmão que morreu por ser divergente, assim sendo, no segundo livro ela mesma quer matar Jeanine para se vingar a morte de seu irmão, e é o que ela faz, ela mesma mata Jeanine, jogando uma faca que acerta a malvada na barriga.
Com  a morte de Jeanine, Evelyn, toda tirana, toma conta da cidade, com os sem facção, ela tira a arma de todos e se torna a poderosa, a tirana na verdade, onde todos tem que estar do lado dela.
Isso também não acontece no filme.



Soro da Verdade
Bom, desde o inicio da cena a respeito do soro da verdade, eles alteraram tudo.
A maneira como  Jack age, a maneira como é feito eles passarem pelo soro da verdade e obviamente, o soro da verdade em si.
A cena da Tris se contorcendo e chorando pra falar que matou o Will não acontece exatamente dessa maneira.
E ocultaram tudo sobre o que acontecia com Quatro na sua infância;
Eles nem sequer dão a entender que a Tris consegue manipular esse soro, ficou bem estranha e diferente.


Christina
A cena da Christina em transe tentando se jogar, já começa errada com todo mundo falando “entregue Tris Prior”, e termina mais errada ainda, porque quem tenta se jogar não é a Christina, mas foi a maneira que conseguiram para fazer sentido em Christina perdoar a Tris.
No livro, Christina é quem acorda Tris e a leva até onde Marlene, Hector e outra pessoa que não me lembro quem, está para se jogar, Tris salva Hector, irmão de Lynn, e Christina salva a outra pessoa, então Marlene morre.


Cena de sexo
A cena de sexo entre Tris e Tobias, como todo leitor da saga sabe, não acontece em Insurgente, mas sim em "Convergente", portanto, achei meio apelativo quererem colocar isso no filme, sorte a nossa que não fizeram nada vulgar, só deixaram as pessoas saberem o que foi feito, mas ainda assim, são cenas inexistentes no contexto real de Insurgente.


Cenas de ação
Devo dizer que as cenas de ação e efeitos especiais foram além da conta, um exagero desnecessário, e muitas vezes nem fazendo jus ao que realmente acontece no livro.
Um bom exemplo disso, além de todos os efeitos das cenas das simulações, é a briga no trem, quando Caleb, Tris e Quatro fogem da Amizade, entram no trem e se deparam com o pessoal dos sem facção, então começa aquele quebra pau danado, nada disso acontece no livro, e eu achei totalmente desnecessário.
Certos exageros estragam os filmes, e esse é o caso em Insurgente, 


Cenas excluídas
Existem muitas cenas excluídas do filme.
A morte de Lynn, na verdade mal mostram ela, e nem mostram Marlene, apenas a fazem se jogar e morrer, não existe nenhuma ligação entre a Tris e os amigos, Marlene, Lynn, Uriah, nem sequer mostram a Cara.
Excluíram a cena que Jack vai conversar com Max, e a Tris tenta correr atrás da Jeanine;
Entre outras.




Bom, eu sou da opinião de que filmes devem ser fiéis aos livros, como por exemplo, e excelente exemplo, Jogos Vorazes; Por este motivo sai do cinema bem decepcionada com a adaptação do filme.
E como não me lembro muito bem de outros detalhes, por enquanto ficam estes, assim que for me recordando, vou atualizando o post.


E você, o que achou da adaptação?






Um Comentário

  1. Concordo!! Convergente então, NADAAA a ver com o livro, deram inventadas legais...

    ResponderExcluir