Isso é uma critica do livro "Cidade dos ossos", da saga "Os instrumentos mortais", de Cassandra Clare.

Se você é um fã da saga, daqueles viciados, apaixonados, que não aceita criticas, NÃO leia este post.
E se você nunca leu o livro, obviamente, eu aconselho a NÃO lê-lo também, pois contém spoler do livro.






Creio que muita gente anda ouvindo falar bastante desse livro, por sua ficção um tanto diferente, por ter sido lançado no cinema, enfim, como uma excelente leitora, claro
que eu tinha que ler o livro por que a curiosidade bateu em minha porta desde o primeiro minuto que eu vi o livro na submarino, e como uma amante viciada em livros, comprei os três primeiros volumes, e um tanto quanto empolgada e curiosa comecei finalmente a ler o primeiro livro da Saga, intitulado "Cidade dos ossos", e devo dizer que, apesar da sequencia ser sim muito boa, com acontecimentos surpreendentes, e fazer você ficar torcendo pro romance de Clary e Jace dar certo, existem certas coisas obviamente estranhas no primeiro livro, e gostaria de menciona-las aqui, por isso isto é uma critica do livro, uma critica meio ruim, com algumas coisas boas, talvez.

Okay, vamos começar pelo começo, certo? Nada melhor do que já pegar as primeiras páginas do livro e colocar as coisas 'sem noção', e já vimos uma coisa sem noção logo na página 17, ou a terceira realmente de quando a história começa.

1º: 
Estava numa boate a personagem principal, Clary, com seu melhor amigo Simon, e então vem a seguinte descrição:
"Mas Clary era sempre tímida demais para falar com qualquer outra pessoa que não fosse Simon."

Daí eu me pergunto, em que momento do livro, fora essa pequena descrição, a personagem se mostrou tímida?
NENHUMA.
Depois, por que toda escritora teima em colocar personagens "timidazinhas", isso é tão clichê.

2º:
Página 19: A personagem principal, e tola, vê dois caras "armados", com "facas", seguindo um outro carinha que obviamente ela ficou interessada, e ela estupidamente vai até lá, SOZINHA.
Não preciso nem dizer que isso é uma coisa totalmente sem noção, certo?
Quer dizer, a não ser que ela fosse uma vampira ou um ser com super poderes, dai sim eu diria que ela deveria mesmo ir lá resolver a parada ou ver o que estava acontecendo, mas agora me diz você, Você é uma garota normal, frágil, que não sabe brigar, tímida e resolve ir numa balada com seu melhor amigo que até então parece meio gay e meio nerd, ou os dois, e então você vê dois caras armados indo atrás de um garoto que você achou bonitinho, o que você faria?
Tenho certeza absoluta que na vida real você não iria atrás deles para ver o que iria acontecer, certo? A não ser que você estivesse afim de partir dessa para a melhor.
Ou seja, cena daquelas que SÓ acontecem em filmes, e agora em livros.
Achei meio totalmente fora do comum pro livro.

3ª:
Página 35: 
"Clary, ao contrário, vivia tropeçando. As pessoas só paravam para olhar quando ela passava depressa por elas enquanto caía da escada".

Ao ler isso eu me lembro do Felipe Neto num de seus vídeos do "Sem sentido", onde  ele fala do livro '50 tons de cinza', onde a personagem vive caindo, por que isso é a coisa mais estupida e sem noção que existe  no mundo de algumas escritoras, a mania de achar que é legal colocar uma personagem que é tímida e vive caindo, e então de repente ela se torna A garota. Acho que essa ideia já deu por uma eternidade inteira, essa história de personagem tímida, frágil, que vive caindo, já deu né, cadê a criatividade?


4º:
Página 54.
Então Clary está conversando com Jace e sua mãe liga, e fala pra ela não ir pra lá, então a ligação cai, e Clary fica desesperada tentando falar com a mãe que parecia perturbada, então o telefone dela cai no chão, e Jace tenta ajuda-la, então ela faz ISSO:
"Clary foi inundada por um sentimento de fúria, uma onda calorosa circulando suas veias. Sem querer pensar a respeito, ela atacou o rosto dele, arranhando as bochechas de Jace com as unhas"

WHAT??
Alguém, pelo amor do Senhor que estás no céu, pode me dizer POR QUE ela atacou o Jace?
Por que, afinal de contas, você iria arranhar o rosto de alguém que está ali na sua frente te dizendo "eu posso ajudar"?

São coisinhas que estragam o livro, quer dizer, é um livro excelente, mas que a autora pecou nessas coisas, ela teve excelente criatividade para o enredo e o personagem do Jace, mas pouquíssima criatividade para fazer essa personagem no começo do livro, ou em boa parte do primeiro livro.


5º:
Página 89.
então Jace está explicando para Clary que ele supôs que ela tivesse sangue de caçador de sombras quando Salvou a vida dela, e que ele tinha 90% de certeza de que sabia o que estava fazendo, então a nossa linda e super bem educada personagem, vira e faz o que:
"A mão dela estalou contra o rosto dele, um tapa que fez com que ele cambaleasse. Ele pôs a mão na bochecha, em uma reação mais de surpresa do que de dor.
-- Mas por que você fez isso?
-- Os outros dez por centro."

WHAT????
O que essa criatura tem dentro dessa cabeça vermelha? Verme de bosta de lobisomem?
O cara salvou a vida dela, e ela dá um tapa na cara dele só por que ele não tinha 100% de certeza se ela iria sobreviver, quer dizer, o fato dele tê-la SALVADO, não significa nada né?
Mas sabem por que a autora fez isso?
Simples e obvio, ela queria mostrar que a personagem é firme e forte, e não se encantou com o Jace e que pode bater nele, o que obviamente fará com que ele se apaixone por ela.
Isso é clichê nas histórias de romances.

6º:
Página 119:
Então Clary vai parar na casa de Luke, com Jace e lá se deparam com o amigo da Clary, Simon, então Clary vai contar a ele tudo o que está acontecendo, e ela fala dos demônios, e fala que o Jace é um matador de demônios, e, Incrivelmente, sem pensar que nenhum dos dois estão sob o efeito de algum entorpecente, Simon, não apenas acredita, mas começa a perguntar se existem vampiros e lobisomens.
Okay, então sua melhor amiga ou vice versa, vai até você com um amigo novo e te diz:
Olha, esse é o Jace e ele mata demônios.
O que você faria:
a) colocaria a mão na testa da sua amiga para ver se ela está febril
b) perguntaria o que eles andaram bebendo, cheirando ou injetando
c) começaria a rir esperando um '1º de abril'.

QUALQUER uma das opções acima seria aceitável, mas não o que a nossa querida autora coloca no livro.
No meu entender é bem simples,  se ela está querendo colocar pessoas "normais", de um mundo "normal", como o NOSSO na história, você acha que realmente, alguém vai te dizer que mata demônios e você vai acreditar?
Ela poderia ter deixado menos obvio que o Simon acreditaria, afinal, se uma amiga minha me dissesse que um amigo dela mata demônios eu iria duvidar seriamente do estado psicológico dela, até que ela me provasse o contrário, o que acontece no decorrer do livro, mas essa cena ficou muito obvia e sem noção pois o Simon aceitou de boa, como se fosse um fato normal, o que no meu mundo pelo menos, não é.

7º:
Página 137.
Então Clary começa a ficar com ciúmes de Simon com Isabelle.
Olha a Bella ai gente, que não sabe se quer o super e ameaçador homem, ou se quer o melhor amigo.
Pelo menos a Bella estava entre duas perfeitas opções, eu honestamente não gostei do Simon  no primeiro livro, e na verdade, não gostei em nada desse 'quase' ou sei la o que romance entre a Clary e o Simon, simplesmente fora de contexto.
Ele gostar dela, tudo bem, é bem provavel, mas ela ficar com ciumes de repente, isso ficou meio estranho e eu não gostei, particularmente, podia passar sem essa.

Página 146:
Então Clary descobre que sua mãe era mulher de Valentim, o grande vilão da história.
Ah nossa, sério? Meu Deus, estou tão surpresa, por essa eu não esperava....
OBVIO.
Muito obvio, extremamente obvio, eu já sabia disso desde o começo.
E que a Clary era filha do Valentim, me diz quem não sabia?

Okay, são muitas coisas sem noção no livro, e eu sei que você que assistir o filme, ou que leu e já se apaixonou vai ir contra tudo o que eu disse, mas tudo o que eu disse é a mais pura verdade, e eu não estou dizendo que odeio a saga, porque eu li todos os livros, TODOS, e eu sei que a partir do segundo a bendita da autora deixa de ser tão sem noção e se lembra como se escreve um livro, mas no primeiro ela errou em muitas coisas; Sim, é um livro diferente, surpreende em algumas coisas, ela foi super criativa com a história, é uma coisa diferente  e legal, mas ela erra em algumas coisas que eu NÃO pude deixar de notar.
Ela conseguiu no primeiro livro ferrar a personagem principal de uma tal maneira, e eu não duvido que ela se inspirou na Bella, também não estou aqui ofendendo a saga Crepúsculo por que eu gosto da saga, mas convenhamos que a Bella é um tanto patética, e Clary segue a mesma linha no primeiro livro, ela parece tosca e depois a autora tenta deixar ela uma super heroína na história, o que não cola muito bem.

A única, e isso digo com a boca cheia,  a coisa  MAIS interessante nesse primeiro livro é o Jace, ele sim, é um personagem incrível, até um pequeno pedaço que é quando ele encontro o pai dele, e então a autora transforma o Jace momentaneamente numa coisa totalmente estranha, mas enfim, nas demais cenas, ele é incrível, o tipo de personagem que realmente encanta, e que você realmente gosta de ler.

E então os fanáticos pela saga dirão:
Quem é você para julgar e falar mal do livro, duvido que você faria melhor...
Faria, eu faria melhor sim, eu não faria uma personagem frágil demais, bobinha demais.
Estou cansada de ver escritoras fazendo personagens assim, personagens toscas, sem sal, sem açúcar, frágeis, tímidas, que vivem caindo, e depois querer recriar no meio da história uma personagem forte, quando a coisa já começou toda péssima.
Se esse livro fosse apenas com o Jace, eu diria de boca cheia que o livro é ótimo, por que ele sim, foi um personagem bem feito, digno de heróis, mas a Clary, francamente, no começo ela está muito chata.

Mais uma vez digo, a história, o enredo, a ficção foi bem criada, poderia ser uma história muito melhor, se a personagem principal fosse mais firme.
Reparem no quanto os meus itens citados foram todos da personagem, ou seja, ela foi o único problema da história.

Bom, eu sou sincera, e sou muito critica mesmo a respeito de livros, se é pra escrever um livro, por gentileza, escrevam algo decente, não sem noção, chega de personagens como a Bella Swan, pelo amor de Deus e mais personagens como a Katniss Everdeen, eu agradeceria muito.



2 Comentários

  1. Gostei da sua crítica, eu li o livro e devo confessar que eu AMEI e quis matar a autora no final pela parada deles serem irmãos no primeiro livro e tal, e essas coisas eu também notei, sendo que SIM a autora deve amar a saga crepúsculo porque parece que as autoras são amigas (ouvi falar isso) e realmente, esses detalhes me fizeram rir no começo, mas pra mim os lados bons foram que os dois (Jace e Clary) só começaram a se envolver,de verdade, lá pro final do livro, particularmente eu achei legal essa parte. E sim, sou apaixonada pelo Jace, ele realmente é um personagem incrível, aliás, achei todos eles, só a Clary que poderia ser melhorzinha né, um pouco diferente. Achei legal também a situação do Alec gostar do Jace, tipo, sinceramente, se não fosse a pergunta da Clary lá no meio do livro, eu nunca desconfiaria (sim eu posso ser um pouco tapada mesmo) mas enfim, espero não me arrepender de ler os outros livros. Torcendo, aliás! (yn).

    ResponderExcluir
  2. eu concordo contigo em algumas coisas, tem umas coisas que são mesmo meio cliches e eu reparei que eram meio obvias, tipo o tapa da Clary no jace, aquilo foi mesmo muito obvio
    mas nao tem como negar que o livro é maravilhoso apesar de algumas coisinhas, o jace é completamente perfeito, ele é o personagem mais perfeito que ja li ate hoje
    e as sequencias sao excelentes
    alias esta faltando vc falar das sequencias heim lanah
    e das diferenças entre o livro e filme cidade dos ossos

    ResponderExcluir