Faltando menos de quarenta dias para a estreia nos cinemas de Insurgente, o segundo filme da saga Divergente, que assim como o primeiro filme é inspirado no livro, eu venho aqui falar sobre as diferenças (Nem tantas, na verdade) entre o livro e o Filme.





Então se você não assistiu o filme e não leu o livro e pretende fazer os dois, talvez seja melhor não ler esse post, mas se você apenas assistiu o filme, mas tem curiosidade sobre o livro, talvez seja interessante você saber um pouco mais sobre o filme inspirado no livro.

Como todos sabem, Divergente é o primeiro livro da saga, escrito por Verônica Roth,
e fala sobre Tris, uma garota nascida na Abnegação e que se vê de repente com um grande enigma sobre si mesma e sem saber o que fazer, até escolher a Audácia e ver toda a sua vida virar de cabeça para baixa.

Apesar de ser fiel ao livro em muitas cenas, existem algumas coisas deixadas de lado no filme e é sobre elas que irei falar hoje.

Começando com alguns personagens não citados no primeiro filme:
Susan
Susan é uma das vizinhas de Tris quando ela ainda morava com sua família entre a facção da Abnegação; É uma garota, como todos na abnegação, simples, e que tem uma quedinha por Caleb, elas são, entre aspas, amigas, já que na abnegação até o circulo de amizade é bem singelo, sem muita conversa e apego.
Susan não é mencionada no primeiro filme, mas ela aparece no segundo livro "Insurgente", então talvez eles façam ela aparecer do nada e explicarão no filme da sequência a natureza dessa personagem ignorada no primeiro filme. É claro que eles provavelmente tenham ignorado a presença dela porque ela realmente não é importante em "Divergente", porém ela aparece um pouco mais em "Insurgente", portanto veremos se a personagem será somente citada ou se aparecerá na sequência cinematográfica.

Edward
Outro personagem que não vi no filme Divergente, é Edward.
Edward é um dos iniciados da Audácia que veio da Erudição, e que no primeiro estágio da iniciação começa a se sair muito bem, sendo o primeiro colocado na primeira classificação dos iniciados (Na cena das classificações, você vê o nome dele em primeiro lugar, mas eu honestamente não vi o personagem no filme), é quando Peter o ataca no meio de uma noite e enfia uma faca no olho de Edward, que acaba desistindo da iniciação, junto com sua namorada, e fogem da audácia virando sem facção.
Edward também aparece em "Insurgente", então provavelmente eles farão um jeito do personagem aparecer, ou vão ignora-lo novamente e colocar outro no seu lugar.


Uriah / Marlene / Lynn
Uma coisa que aparece no filme, mas ás vezes não notamos muito, pelo menos eu não notei, é que  existem os nascidos na Audácia, que parte das iniciações fazem separados dos transferidos, mas eles aparecem em várias cenas no livro, entre esses iniciados nascidos na audácia estão os personagens Uriah, Marlene e Lynn (Só vemos o nome de Uriah quando aparece a classificação, se você reparar ele está em terceiro lugar). No primeiro livro Tris fica até que bem próxima de Uriah, criando uma amizade mesmo com ele, e esses mesmos personagens aparecem em "Insurgente", então eu acredito que eles farão no filme de Insurgente a mesma coisa que farão com Susan, ou irão ignorar esses personagens ou vão inseri-los de alguma maneira no filme, talvez inseri-los seja mais fácil, já que há uma cena, depois da disputa da bandeira que alguns iniciados chamam a Tris para saltar de tirolesa, eles não mostram bem essas pessoas e não falam os nomes delas, mas talvez eles usem isso de alguma maneira para colocar os personagens na história. Até porque eles são bem fundamentais no segundo livro, existem muitas cenas com eles, algumas, inclusive, bem tocantes.


Tori
Diferente do filme, Tris não conversa com Tori sobre Divergente quando ela vai fazer sua primeira tatuagem, nem quando ela passa na segunda paisagem do medo, na verdade essa cena só acontece depois que ela vê All morto, então ela sai correndo e vai parar no estúdio, onde ela conversa com Tori sobre ser Divergente e sobre o irmão de Tori.


Cena da descida por sobre a cidade pendurada
Como vocês sabem, existe aquela cena no filme onde, depois que eles conseguem ganhar a disputa da bandeira, eles chamam Tris e vão saltar seguros por aquela corda sobre a cidade, saltar não seria a palavra certa, seria mais descer num tipo de tirolesa sobre a cidade.
Bom, no livro essa cena acontece de maneira um pouco diferente.
Depois que Edward é atacado, o qual é socorrido por Tris, ela se isola e se senta num corredor vazio para ficar sozinha, é quando Uriah a encontra e a chama para ir com eles num lugar.
Então eles vão até o prédio de cem andares e lá, um por um é preso na tirolesa e descem sobre a cidade

Outra coisa diferente entre o livro e o filme é antes da caça a bandeira, Tris leva uma surra de Peter e vai para a enfermaria, então dizem para ela que Eric disse que ela estava fora, mas mesmo assim ela corre atrás deles para pegar o trem, no livro essa cena da Tris ter sido eliminada não existe, e mesmo estando machucada ela vai para os jogos de guerra, Christina a ajuda a se arrumar para que ela consiga ir e não perder os jogos que, se ela perdesse, dai sim perderia pontos demais e poderia ser desclassificada.

Há também uma cena excluída do filme, de quando Tris e Quatro estão na roda gigante, eles estão descendo e Tris pisa num ferro enferrujado demais, ele quebra e ela fica pendurada pela mão, mal conseguindo manter se segurando, e então Quatro desce e ela pensa que ele vai abandoná-la ali, mas ele coloca a roda gigante para rodar e assim ela chega ao chão, e nessa cena acaba rolando um climinha entre os dois.

Na caça a bandeira também, no filme, quem pega a bandeira é Tris, mas no livro, quem pega é a Christina, que na verdade meio que sabota a Tris na hora de pegar e ela mesma pega a bandeira e fica com os méritos, mas bemm depois a Christina pede desculpas a Tris por isso.

All
Uma coisa que não é mostrada no filme é que All na verdade nutre sentimentos por Tris; No filme eles focam apenas o romance entre Tris e Quatro, e apesar dele realmente aparecer no livro desde o começo, também ha essa suspeita da Tris de que All goste dela, o que aparece bem visível em alguns momentos, o que deixa Tris ainda pior quando ele a ataca e quando ele se mata.
No livro essas cenas que dão a entender o sentimento do All e a amizade de Tris com ele é muito mais evidenciado.

Dia da visita
Diferente do filme, que Tris consegue falar com sua mãe quando ela meio que aparece escondida tentando falar sobre ela ser divergente, no livro isso acontece no dia da visita, quando os pais de outras facções vão visitar os filhos, é o único momento que os iniciados poderão novamente ver seus familiares, pois depois isso não será mais possível, então a mãe de Tris vai visitá-la, e fala tanto sobre Divergente, como dá a entender que ela era da Audácia antes. Eu fiquei bem curiosa durante essa cena no livro, e acho que eles podiam ter feito melhor no filme.

Morte da mãe de Tris e Will
Diferentemente do filme, o Will não morre antes da mãe da Tris, sim, ele não morre antes como aparece no filme, mas sim depois, e a Tris no livro não é tão piedosa como no filme.
O que acontece na verdade é que, quando eles vêem que os guardas da audácia estão se aproximando, a mãe de Tris fala para ela sobre o esconderijo e fala para ela ser corajosa, antes de sair correndo em direção aos guardas atirando neles, como que dando tempo de Tris correr para o esconderijo.
Nessa cena, Tris não se deita sobre sua mãe e chora, como acontece no filme, ela simplesmente nem impede a mãe de ir correndo em direção aos guardas, o que eu achei meio que desnecessário, a mãe dela podia simplesmente ir com ela até o esconderijo, ajudando-a a chegar até lá, e se no caminho ela morresse, dai sim, ela estava mesmo pronta a se sacrificar pela filha, mas a cena no livro foi meio que sem noção, achei que não precisava ser daquele jeito.
Enfim, então quando a mãe de Tris morre, ela sai correndo para ir ao esconderijo que não está longe, mas quando ela está quase na porta, aparece um guarda da Audácia, e quando Tris se vira, é o Will, ele está vindo armado para atirar nela, ela simplesmente mira na testa dele e atira.
Okay, ela viu que era o Will e ficou meio sem saber o que fazer, sabendo que ele iria atirar nela, mas não entendi por quê ela atirou para matar o Will, por que ela não atirou na perna dele e saiu correndo?
Ela mesma se questiona sobre isso no segundo livro, porque realmente ela foi muito cruel, ele era amigo dela, e ela não lhe deu nenhuma chance, mesmo sabendo que ele estava sob a simulação.
Provavelmente a autora queria mesmo que o personagem morresse pela Tris, por causa do lance da Christina, tudo bem, se for isso, fazer o que, mas a Tris foi bem impiedosa.

Romance entre Christina e Will
Falando sobre o Will, uma coisa não mencionada no filme é o romance entre Christina e Will.
Em Insurgente, quando através do soro da verdade Tris confessa que matou Will, Christina está lá, ouvindo, então talvez eles insiram isso de uma maneira meio que a força no filme.

Ataque a Tris
Depois do ataque a Tris, no livro, ela perde a consciência e Quatro a leva ao quarto dele, ela acorda e se vê no quarto do Quatro, e há uma cena meio que romanticazinha entre ela e o Quatro que não aparece dessa forma no filme, mas que é legal de se ler.

Beijo de Tris e Quatro
O primeiro beijo de Tris e Quatro é bem fofinho no livro, na verdade, não é a mesma cena do filme.
No livro, Quatro leva Tris por um caminho no abismo de modo que eles fiquem lá em baixo, entre as pedras, na beira do rio, totalmente escondidos, e Quatro diz a Tris que gosta dela e eles se beijam.
É uma cena bem bonitinha, eu gostei bastante.
Aliás, no livro é bem mais evidente que alguma coisa rola por trás entre Quatro e Tris, o Quatro sempre mostra-se doce com ela, e as vezes é rude e distante, mas as cenas entre eles é muito mais intensas no livro do que no filme.

Tris batendo em Molly
Uma coisa que não vemos acontecer no filme é a surra que Tris dá em Molly.
No filme vemos apenas a Tris apanhando, certo?
No livro ela também apanha, mas ela também bate, sim, ela bate.
Ao contrário do filme, ela não apanha da Molly. Existe uma cena em que ela tem que lutar com a Molly (No livro essa não é a primeira luta, a primeira luta é entre All e Will, e Eric faz All bater em Will até desacordar Will, então All se sente muito mal por isso e para de bater nas pessoas, ele simplesmente se deixa perder sempre, o que o leva a cair muito nas classificações, e a luta entre Tris e Molly é uma das ultimas), Tris simplesmente consegue derrubar Molly e ela joga em Molly toda a raiva que estava sentindo pelo que Molly, Drew e Peter faziam com ela e seus amigos, e ela tem que ser afastada por Quatro para ela não acabar batendo mais ainda em Molly.
É uma cena bem legal, já que a personagem que apanha merece e poderiam ter colocado isso no filme.


Paisagem do medo e tanque de água
Existem duas cenas totalmente excluídas do filme que é a cena de quando os iniciando tem que passar pela paisagem do medo de um instrutor, é claro que esse instrutor não é o Quatro, mas a Lauren.
Lauren tem, entre seus medos, medo de ser atacada por estranhos, e é justamente Tris que vai passar por essa paisagem.
Na paisagem do medo dos instrutores eles estão conscientes de que é uma simulação, então eles conseguem pensar no que fazer para sair daquela situação, porém quando Tris vai passar pela paisagem do medo de Lauren, ela perde totalmente a noção e se vê vivendo novamente a cena de quando Peter, All e Drew quase a jogaram no abismo, então ela começa a gritar e entrar em panico, e Quatro interrompe a paisagem e dá uma sacolejada em Tris, sendo bem grosso, na frente de todo mundo.
Como isso acontece no dia seguinte ao primeiro beijo deles, Tris fica muito chateada, então depois Quatro diz a ela que ele confia na força dela e que por isso ele era tão cruel com ela, porque ele esquecia que ela podia se magoar e se ferir porque ele confia e acredita na força dela.

Outra cena ignorada/alterada é depois que Jeanine pega Tris (quando eles estão em simulação atacando a facção da abnegação), no filme Jeanine manda matarem Tris e colocam ela ajoelhada, então sua mãe a salva, ma no livro ela é desacordada e quando acorda, está dentro de um tanque de vidro cheio de água, igual um de seus medos, então ela pensa que vai morrer, mas sua mãe aparece, atira no tanque e tira Tris de lá.



Cena de ataque a Jeanine no final do filme
Bom galera, apesar de ser uma cena bem legal de quando Tris ataca Jeanine, joga a faca e finca a mão da megera na tela do simulador e tudo mais, nada disso acontece no livro.
No livro, quando Tris vai cancelar a simulação, quem está no comando é o Quatro, e tem aquela cena que ela e o Quatro lutam, então ela permite que ele tente mata-la e ele volta ao normal, isso acontece mesmo no livro, mas dai depois que o Quatro volta ao normal, eles cancelam a simulação e pegam o disco rígido, então fogem.
Claro que eles tentaram fazer ficar mais emocionante e tudo mais no filme, mas no livro isso é diferente.

Também devo mencionar aqui que, quando Tris e Quatro são pegos como divergentes no ataque e levados a Jeanine, Quatro realmente ataca Jeanine e a enforca quase matando-a, mas conseguem impedi-lo, acho que se colocassem no filme, ficaria bem mais legal também.


Visita da Tris ao Caleb
Ao contrário do que aparece no filme, a Tris não encontra o Caleb tão facilmente na facção da Erudição e nem de maneira tão silenciosa.
Ela vai procurá-lo e é bem grossa com o rapaz da recepção de uma biblioteca, quando Caleb a reconhece, e ele está usando um óculos, o que não é comum.
Eles saem da sede da Erudição para conversarem, e tem uma discussão bem mais calorosa do que aparece no filme.
É bem mais calorosa também a conversa de Tris com Jeanine depois; No livro também, Tris fala para Caleb sobre a pesquisa que sua mãe pediu que ele fizesse, sobre o soro da simulação, onde é quando Caleb percebe que nem tudo é como ele pensava.


Eric
Apesar de você ver e saber que ele é cruel, eu só posso dizer que Eric é muito mais cruel no livro, e uma coisa que não é citada, é o fato de Tris saber que Eric é um fantoche de Jeanine, ele é um transferido da Erudição e sabe exatamente como manipular todos a favor das loucuras da Erudição, acho que podia ser falado isso no filme de alguma maneira, porque eu acho importante.
Existe também uma cena que não aparece no filme, quando Tris volta da Erudição, onde foi conversar com Caleb, quem a recebe é Eric, ela congela, porque ele começa a questionar se ela é traidora da facção, se ela não está se encaixando ali, eles não aceitam que se mantenha contato com membros da antiga facção, então Quatro aparece e diz que Tris tentou beija-lo e ele a rejeitou e por isso ela saiu que nem uma garotinha idiota atrás do irmão, Eric meio que engole isso, mas é uma cena bem tensa.


Paisagem do medo de Quatro
Quando Tris vai para a paisagem do medo de Quatro, com ele, tem a cena da claustrofobia, e ao contrário do filme onde eles precisam achar um jeito de parar a caixa impedindo-a de os esmagarem, eles precisam apenas se acalmar o suficiente para que a cena termine, então a caixa se fecha no máximo e Tris e Quatro ficam super colados um no outro, acaba sendo uma cena meio tensa amorosamente entre os dois, e engraçada também.
Na cena onde o Quatro enfrenta o pai também há uma diferença, no livro ela não cai tentando defender Quatro e ele ataca Marcus, na verdade Tris agarra a cinta e atira contra Marcus, defendendo Quatro.


Paisagem do teste
No filme, Tris vai passar por sua paisagem no teste final na frente apenas dos lideres e inclusive de Jeanine, no livro a Jeanine não participa dessa cena.


Marcus
No final, quando eles conseguem escapar e tudo mais, Marcus está tentando correr para pular no trem e não consegue e pede ajuda de Quatro, bom, no livro isso não acontece, galera.
E no livro, antes de pegarem o trem, Tris enfrenta Marcus e fala para ele ficar longe de Quatro


Quatro
Um detalhe que quero deixar aqui, é que no livro o Quatro é bem mais novo do que no filme, no livro ele tem 18 anos, e no filme parece que ele tem uns 20, mas claro que isso é só um detalhe.
Quatro também é bem mais duro, frio e tem bem mais medo do Marcus do que parece no filme.
Claro que esses detalhes para um filme acaba sendo indiferente, mas é como eu sempre digo, é sempre muito melhor você ler o livro, mesmo que você já tenha assistido o filme milhares de vezes, somente no livro você realmente vai conhecer os personagens de verdade e entendê-los muito mais, além de conhecer de verdade a história real, já que filmes podem e muitas vezes são alterados, as vezes de forma drástica.


Bom galera, acho que é isso, se eu esqueci de algo que vocês se lembrem, me digam que eu acrescendo aqui.
E claro que um livro desses tem muitas frases e momentos bacanas, então estarei fazendo um post com as frases muito em breve.

Espero que tenham gostado das diferenças entre o livro e o filme ;)



2 Comentários

  1. Legal ver as diferenças
    eu pensei que era bem fiel porq uma amiga me disse q era igual o livro
    mas assim pelo menos da pra saber de vdde a historia

    ResponderExcluir
  2. A melhor cena é com certeza o beijo da Tris e do Quatro, nao queria que eles tivessem mudado a cena
    e o Uriah é perfeito, gostei dele desde o primeiro livro, pena que tenham cortado ele, mas em insurgente NAÕ podem cortar ele, ele dá um tcham a historia, é muito engraçado, adoro ele
    Gostei de ver essas diferenças, voce podia fazer de outros livros/filmes
    é muito bom isso e eu nunca vi em outros blogs

    ResponderExcluir