Há pouco tempo eu vim aqui falar sobre o filme "Simplesmente acontece", que por sinal é simplesmente maravilhoso também kkk
Hoje vim falar sobre o livro, que também é maravilhoso, apesar de certos acontecimentos que eu não consigo entender o porque da autora ter feito aquilo, but... isso falaremos no decorrer dessa critica.






É impossível não comparar o livro e o filme, apesar de sabermos bem que esses filmes já vem com "inspirado" no romance tal, ou seja, 'nos inspiramos no livro para fazer o filme e isso significa que não vai mesmo ser idêntico ao que você leu', ainda assim é impossível não comparar, por isso mostrarei algumas diferenças e também falarei sobre alguns acontecimentos do livro, por isso, aconselho a não ler essa postagem, caso não tenha lido o livro
e possua o interesse, pois contém spoilers.
O filme cortou certas cenas, mas claro que não tem como também fazer um filme completamente fiél ao livro, eles conseguiram misturar certos acontecimentos e encurtar algumas coisas para que não ficasse tão massante, afinal o livro possui 446 páginas, e fizeram um final melhor do que do livro.


Pra quem não conhece a história, "Simplesmente acontece",  que também é conhecido com outros títulos como "Onde terminam os arco-iris" e "Love, Rosie" (EUA), conta a história de Rosie Dunne e seu melhor amigo Alex Stewart, que se conhecem desde os cinco anos de idade, e no decorrer de suas vidas, o laço entre eles vão aumentando cada vez mais, porém a vida reserva surpresas inesperadas e separa o caminho dos dois, e então numa longa jornada de mais de 40 anos, eles vivem entre um amor e uma amizade que jamais pode ser destruída.
A vida de Rosie é marcada por acontecimentos inimagináveis, mas que pode acontecer na vida de qualquer um, e é impossível em determinados momentos você não se identificar com a personagem.
É um livro maravilhoso, criativo, diferente do convencional, mas que te prende de maneira incrível, te deixa aflito para saber se esse casal finalmente ficará junto e sofre junto com Rosie em muitos momentos.

O livro é todo escrito através de cartas, bilhetes, e-mails, conversas instantâneas e cartões postais entre Rosie Dunne, Alex Stewart, e pessoas da família de Rose, como Stephanie (sua irmã mais velha que não é citada no filme), sua mãe, seu pai, seu irmão Kevin (Esse escreve pouco kkk) e Alex com o irmão dele Phill (também não citado no filme). E através dessas cartas, e-mail, mensagens e afins que conhecemos a história de Rosie e Alex, e não sei você, mas no final fiquei bastante decepcionada.

O livro começa com um bilhete de Alex convidando Rosie para sua festa de aniversário.





Eles são amigos desde os cinco anos de idade e isso se estende por toda a vida deles.

Algumas diferenças importantes entre o livro e o filme:

Bethany "Piranha"
Alex conhece Bethany no escritório onde seu pai trabalha.
Após a desastrosa festa de dezesseis anos de Rosie, onde ela cai, bate a cabeça e vai parar no hospital, Alex recebe um castigo dos pais e é obrigado a trabalhar no escritório do pai durante toda a sua férias escolar, é, portanto, lá que ele conhece Bethany e se apaixona.
É citado por Alex em determinados momentos no livro que, se Rosie não tivesse caído do banquinho no Pub onde beberam todas no aniversário de dezesseis dela, ele jamais teria ido para o escritório do pai, e jamais teria conhecido Bethany, o que no livro, claro, é uma má consequência da vida.
Diferente do filme, Bethany não vira uma modelo famosa, mas seu pai vira um famoso cirurgião cardiologista, e anos depois, quando Alex já está formado e se especializando em cardiologia, ele conhece, ou na verdade, reencontra o pai de Bethany, por quem ele só conhecia por ser um famoso cirurgião-cardiovascular, então assim ele reencontra Bethany, com quem sim, ele se casa, e na verdade, diferente do filme também, ele tem um filho e não se separa por menos do que dezessete anos.
Ou seja, todo aquele lance lindo do filme, onde ela se "declara" no casamento, onde eles se despedem de maneira tão tocante no casamento dele, e depois ele se separa de Bethany, nada disso acontece, e é ai que eu comecei a ficar um pouco mais chateada com essa autora, mas entro nessa questão depois.


Mudança de Alex para Boston
O filme todo é passado com eles morando em Londres, então Alex passa na universidade de Haward e se muda para lá.
Mas na verdade eles crescem e Rosie vive a vida toda em Dublin, Irlanda, e Alex se muda para Boston muito antes de passar na universidade, um ano antes da formatura colegial, o pai de Alex recebe uma promoção e se muda com a família para Boston, e é dai que surgem os demais acontecimentos importantes


Gravidez de Rosie
Com Alex morando em Boston, a formatura se aproxima e Rosie convida ele para ir com ela, mas no dia da formatura, Alex não consegue pegar o avião, portanto não consegue ir na festa de formatura de Rosie, ela acaba, portanto, indo nessa festa com Brian "chorão", como ela e Alex o chamam.
Brian era um amigo de infância de Alex, que na verdade causou numa festinha de pijama num dos aniversários de criança do Alex, e desde então Alex e Rosie o chamavam de Brian Chorão, além do fato dele não ser lá muito legal, bonito e tudo mais.
É de Brian chorão que Rosie engravida, sem Alex na festa, tendo que ficar do lado do garoto que ela nunca suportou, ela acaba bebendo além da conta e indo pra cama com Brian Chorão, que pelo que entendemos, assim como Greg no filme, não consegue ser lá muito empolgante kkk
Porém, Brian desaparece, não assumindo o filho e deixando Rosie com toda a responsabilidade.
Não é citado no livro sobre ela querer dar a criança para doação, e também ela não esconde de Alex a gravidez, tendo o apoio dele, mesmo que somente de longe.


O Silêncio
O sentimento entre Alex e Rosie finalmente aparece quando Katie está com três anos, e Rosie decide ir passar uns dias com Alex em Boston para se divertir um pouco e sair da rotina, sem Katie ela viaja e fica uns dias na casa de Alex, uma vez que Alex ainda não está casado, como acontece no filme, nem mora junto com ninguém ainda, apenas namora.
Assim como acontece no filme, existe um momento de tensão amorosa entre eles, onde eles quase se beijam, na verdade onde Rosie beija Alex, mas ele não corresponde.
É o que eles mencionam depois como 'o silêncio'; Eles estavam lá, conversando e rindo, quando de repente houve o silêncio, não um silêncio qualquer, mas um silêncio mágico, foi então quando Rosie beijou Alex, porém logo em seguida ela descobriu que Alex acabara de ficar noivo e não tinha lhe contado ainda.
Envergonhada, ela volta antes do previsto para Dublin, e os dois 'decidem' esquecer o silêncio, por mais que soubessem o que aquilo significava, porém Rosie pensa que Alex a rejeitou porque não sentia o mesmo, o que percebemos no livro que isso não é verdade.
Anos depois, numa carta, Alex diz que ficou apavorado e se arrependia daquilo.


Greg
Diferente do filme, onde Greg é o pai de Katie e depois volta a procurá-las, Greg é apenas um gerente de banco que Rosie conhece aos seus vinte e seis anos, e que acaba se apaixonando.
Porém, o Greg do filme não é muito diferente do Greg do livro, ele ama, talvez de certa forma, Rosie, mas não a conhece de verdade, nem presta muita atenção nela de verdade e como Rosie está cansada de ficar sozinha, acaba ficando com Greg e se apaixonando de certa forma também.
Ela descobre que Greg a trai primeiro através de ligações estranhas que eles começam a receber em casa, porém Rosie decide tentar perdoa-lo.
Nesse momento é quando Alex escreve aquela carta se declarando a Rosie, o casamento dele acabou e ele sente que ama mesmo Rosie, porém essa carta quem pega é Greg e, assim como no filme, ele não entrega a Rosie.
Porém, Rosie só recebe essa carta aos 42 anos, quando Greg finalmente resolve entregar a Rosie e não quando ela arromba a escrivaninha dele, como acontece no filme.
Rosie então, não tem coragem de contar a Alex que achou a carta, pois ele já está casado com Bethany e ela pensa que o sentimento do Alex já acabou.


Alex
Ao contrário do filme, Alex não é traído, e ele realmente tem um filho com Sally.
Durante todo o livro vemos como Alex é o homem/amigo perfeito, ele conhece e entende Rosie como ninguém é capaz, ele é um homem honesto, sincero, fiél e decente, é o verdadeiro homem perfeito, o homem que Rosie merecia ter tido muito antes;

"Você merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a todo o momento, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está tudo bem."


As más escolhas
Durante o filme percebemos que o destino é o principal por separar Rosie e Alex, e no livro também vemos isso, porém o que vemos também são as más escolhas dos personagens.
Quando Alex escreve a carta a Rosie se declarando e ela não recebe, ele pergunta a ela numa conversa instantânea se ela recebeu a carta, e ela diz que não, e Alex simplesmente não tem coragem de lhe dizer ali do que se tratava a carta, ele cria suas próprias idéias sobre o que Rosie sente e decide se calar, acredita que ela realmente ama Greg e que é melhor mesmo sair de cena.
Ai começa a primeira grande má escolha.
O mesmo acontece quando Rosie descobre a traição fatal de Greg, que se hospedou com outra no hotel onde seu irmão trabalhava, quando ela descobre, ela decide se mudar de Dublin de vez, pede demissão do seu bom emprego, fala para Alex que vai para Boston, está tudo praticamente pronto, e no livro vemos Alex 'terminando' antes que começasse seu romance com Bethany
E dai Brian aparece e diz que quer conhecer Katie, e então Rosie absurdamente sem noção desiste de tudo e fica em Dublin, sem casa, sem emprego, sem nada, só para que Katie conviva com Brian.
Essa foi a pior escolha da vida de Rosie, e eu que honestamente não entendi.
Brian, como ela mesma deixa muito claro o tempo todo, jamais participou de nada na vida de Katie, e de repente está ali querendo participar?
Por que Rosie não se mudou mesmo para Boston e disse a Brian chorão que se quisesse ver Katie, ele que fosse até lá?
Se ela tivesse feito isso, teria ficado com Alex com certeza, mas ela pensou apenas na filha e em nenhuma outra alternativa e acabou ferrando sua vida toda, porque depois disso ela só se ferrou até que seus pais morressem e ela ficasse com a casa, depois disso ela passou a vida toda sozinha e se fudendo.
Achei ridículo a autora ter feito isso para a personagem, Alex teve uma vida muito melhor, a autora podia ter dado uma chance a Rosie.
E dai vem o final do livro que, francamente, eu fiquei muito decepcionada.
Depois de dezessete anos Alex se separa de Bethany, e então, DAI então ele se declara para Rosie depois de descobrir que Katie reencontrou Toby (seu melhor amigo de infância), sentiu o silencio que sua mãe lhe disse uma vez, e dai ele percebe que Rosie também o ama e se declara e então quando os dois já estão com CINQUENTA anos, eles ficam juntos... ?
É isso mesmo produção?

Achei um absurdo e terminei de ler o livro pensando: "então é isso?  Demorou uma vida inteira pra isso?"
Não gostei do final, acredito que a personagem podia ter tido a oportunidade de ser feliz enquanto mais nova, não depois que a vida já praticamente acabou né. 


Outro ponto do livro que devo mencionar é como Rosie só descobre que beijou Alex depois de muitos, muitos anos, quando ela pergunta a ele como ela caiu do banco e bateu a cabeça, e Alex conta que eles estavam se beijando, e eu pensei que depois disso os dois falariam algo mais ou Rosie faria algo, mas nada acontece.
O que é uma pena.


E no final do livro descobrimos apenas que Rosie estava lendo todas aquelas cartas, uma noite inteira relembrando tudo, e então Alex chega e eles ficam juntos.

Eu fico sempre incomodada com livros que eu me apaixono, acredito que podiam ser perfeitos totalmente, e as autoras terminam eles de maneiras tão... sem noção? Acho que essa seria a palavra.

Um livro simplesmente maravilhoso, exceto pelo final, não podemos escrever livros onde a felicidade só se encontra no final, a vida não pode ser isso, não pode ser só uma vida toda de lutas, batalhas, infelicidades e então no final, como um conto de fadas, tudo finalmente dá certo e os pombinhos ficam juntos. Foi essa a impressão do livro, alias, é isso que acontece e ISSO eu achei ridículo e um absurdo.
A autora foi perfeita em tudo, exceto pela ultima escolha de Rosie, que não resultou em nada porque sua filha acabou indo morar com o pai em Ibiza, e Rosie ficou sozinha, enquanto Alex ficou casado quase duas décadas com Bethany.
Que porra de história é essa onde o amor verdadeiro só se manifesta no final do livro e da vida?

Com certeza está ai o motivo de terem mudado algumas coisas no filme, afinal, quem vai querer ver um filme onde o amor só acontece no final da vida dos personagens?

Como eu disse, é um livro perfeito, mas poderia ter terminado de maneira melhor, mas o decorrer do livro é sim muito bom, em muitos momentos você se identifica com Rosie, e isso nos mostra como nem sempre a vida de todo mundo é um mar de rosas, muitas pessoas simplesmente não tem sorte na vida e o destino nunca os favorece, isso acontece com todo mundo.

O livro tem algumas frases e passagens muito boas que gostaria de deixar aqui com vocês:


"A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupado pra fazer uma pausa para o café.  Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível."


"Tudo o que você sente é aquela vontade de gritar: PARE!. olhar à sua volta, reorganizar a ordem de algumas coisas e ai seguir adiante."


"Aprendi que lar não é um lugar, e sim uma sensação."


"Há certos tipos de silêncio que são capazes de fazer alguém flutuar pelos ares."


2 Comentários

  1. o filme é muito lindo, mas nao tinha lido o livro mas tava mega curiosa pra saber oq acontecia kkk
    mas pelo q vi o filme é melhor q o livro ne

    ResponderExcluir
  2. apesar do livro ser muito bom, eu gostei mais do filme, porque eles ficam juntos mais cedo
    no livro achei meio exagerado esperar mais de vinte anos para eles ficarem juntos, a autora exagerou muito
    mas é um livro muito bom e a coitada da rosie só se ferra
    e o filme é simplesmente maravilhoso kkk

    ResponderExcluir