Antes de começar essa critica eu gostaria de deixar uma pergunta para nosso queridíssimo John Green:
POR QUE VOCÊ SEMPRE TERMINA OS LIVROS ASSIM??????

Essa é uma critica do livro, portanto contém SPOILER :)
Não leia se não quiser saber sobre os acontecimentos.



O que dizer desse livro?
Se você já leu os livros de John Green (mesmo que não tenha lido esse, ou tenha lido esse) sabe muito bem do que eu estou falando.

John Green, a cada livro dele que eu leio, se mostra mais e mais inteligente e um autor e tanto
, mas principalmente, aquele autor que adora deixar a gente, a cada livro, com gostinho de quero mais e se perguntando: COMO ASSIM JÁ ACABOU? Volte aqui John, e me conte o resto, porque eu PRECISOOOOOO saber mais.

Não estou aqui dizendo que os livros dele são ruins e não tem um fim lógico, apesar de alguns realmente não terem um fim logico, não um fim tradicional, mas é impossivel você  não amar os livros desse autor, mesmo os mais estranhos como "Quem é você, Alasca", e mais uma vez, estranho nunca é uma coisa ruim quando se trata de John Green.

Bom, deixando o nosso autor de lado, vamos falar desse sucesso dele que esta prestes a ser lançado no cinema, "Cidades de papel".

Antes de começar a critica, gostaria de dizer que achei muito interessante  a nota do autor no final do livro sobre as cidades de papel.





Como vocês podem ler na foto que eu tirei da página, é muito interessante, e isso me fez pensar "caraca, isso que é autor, pega uma coisa que ele vivenciou e transforma num livro. Adoro essas coisas, por isso um dia vou ser uma escritora famosa!!! *-* xD"
okay, a parte do escritora famosa a gente só sonha né, mas achei muito legal ele ter dito sobre isso porque me fez realmente pensar sobre as inspirações dos escritores, e nós que escrevemos sempre gostamos dessas informações.


Agora sobre o livro.

Se você não sabe nada sobre o livro, vou fazer um resuminho bem basico aqui antes de falar mais sobre ele.

"Quentin Jacobsen, também conhecido como Q., é vizinho desde criança da espetacular Margo Roth Spielgelman, de quem obviamente, ele tem uma paixão platonica, ou de verdade, não sei dizer ao certo kkkk
Quando criança, Q. e Margo presenciam a morte de um homem, no parque, mas depois desse acontecimento, Q segue sua vida e Margo, sempre linda e aventureira, a 'rainha' do colégio, segue a vida dela, ambos em mundos completamente diferentes, exceto pelo fato de serem vizinhos e estudarem no mesmo colégio.
Mas isso muda quando, numa noite, Margo invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia."



Margo x Alasca / Quentin x Gordo

Devo começar falando sobre os personagens.
Primeiro que, se você leu "Quem é você, Alasca", talvez você concorde, ou não com a minha opinião, Mas eu achei Margo bem parecida com a Alasca, e o Quentin bem parecido com o Gordo.
Okay, claro que cada personagem tem suas particularidades, mas eles se assemelham bastante pelo fato de Alasca e Margo serem mulheres, aparentemente, com personalidade fortes, espirituosas, inteligentes, misteriosas e donas de si mesmas, alem de sempre chamarem a atenção para si.
Ambas são mais do que parecem e terminam seus destinos de uma maneira que poucos conseguem entender, e até o final é dificil decifra-las, ainda assim, mesmo parecendo tão impossiveis e distantes, elas são muito alcançaveis se você entende-las melhor.
Já Quentin e Gordo, ambos são garotos até então comuns, meio nerds, inteligentes, mas com um lado como que qualquer garoto quer ser/ter: um garoto comum.
Ambos gostam de ler e estudar, são inteligentes, com pensamentos e frases sempre inteligentes, e acabam apaixonados pela garota impossivel e misteriosa.
Portanto, podemos ver que os personagens tem seus lados comuns, mas ainda assim são diferentes.
E eu gostei de todos os personagens, sem sombra de duvidas, apesar de gostar mais da Margo do que da Alasca.
A Margo é uma garota que apenas sonha com a liberdade, em ser ela mesma, em fugir do comodismo, das cidades de papel ou da garota de papel que tem que ser o que os outros querem que ela seja, e isso, no fundo, todos nós queremos e desejamos, e ela tem a coragem de fazer algo que eu sempre quis também: sair e nunca mais voltar.
Alem dos lugares abandonados, porque eu sou uma adoradora de lugares abandonados. kkk

Quentin por sua vez, é realmente apaixonado por Margo e capaz de tudo para encontra-la, mesmo quando percebe que ela não quer ser encontrada.
Mas falarei do final depois.


A missão numero 1

A missão que Margo convida Q. para ajuda-la é realmente muito bem esquematizada e interessante, nos faz ficar pensando em fazer algo do tipo contra aqueles que nos decepcionam ou nos ferram, né? kkk
Adorei todas as cenas bem escritas por John Green, e a maneira como Q. e Margo se aproximam de maneira sutil nessa comunhão de segredos, perigo e vingança.
Eles são unidos por algo incomum, e essa união acaba aumentando ainda mais os sentimentos de Q. por Margo.
Devo dizer que o desaparecimento de Margo em seguida me pegou de surpresa tanto quanto o Q., mas achei que eles encontrarim as pistas de maneira mais rápida e também a viagem seria muito mais cheia de adrenalina, e ai já estou entrando na ...

Missão numero 2

Que seria, claro, quando eles saem de carro pra ir atrás da Margo.
Devo dizer que isso também foi bem inusitado e meio louco de se fazer.
A maneira como eles planejam tudo, os minutos cronometrados das paradas, a loucura de viajarem tantas horas seguidas só para encontrar a Margo, é algo bem louco mesmo de se fazer.
Mas quando eles chegam e encontram a Margo, eu fiquei bastante decepcionada.
Sei lá, só eu que esperava que eles chegassem lá e encontrassem mais pistas que os levariam a mais lugares loucos, em viagens loucas, e depois quando finalmente encontrassem a Margo ela estaria fazendo algo bem louco, e terminaria de um jeito bem mais louco ainda?
Pois é, eu esperava algo assim, e eu, se fosse a escritora, teria feito algo assim, porque é o que se dá a entender: Que Margo deixou as pistas, e elas levariam sempre a outras e outras, e seria tudo muito louco.
Mas no fim, as pistas que eles encontraram da Margo nem eram pistas de verdade que ela deixou, foram uma boa parte coisas que a Margo fez sem intenção de serem pistas.
E devo dizer que isso me deixou bem decepcionada.


Final

Depois de falar sobre as pistas, é obvio que eu não curti muito o final.
Quer dizer, eu esperava mais MAIS... dai ela conta pro Q. tudo que aconteceu, que na verdade nem eram pistas, nem eram nada alem de um plano de sair por ai, ela esta lá vivendo que nem mendinga, e no final demonstra ter um sentimento por Q., mas dai eles nem tem como ficarem juntos porque ele quer ter uma vida normal, de faculdades e tudo o mais, enquanto ela não quer ter essa vida planejada por um bom tempo.
E dai eu terminei de ler o livro exatamente assim:
COMO ASSIM JOHN GREEN??? COMO VOCÊ TERMINA O LIVRO DESSE JEITO?
Pois é, mais ou menos a mesma reação depois de ler "Quem é você, Alasca?"
Você simplesmente não acredita que acabou, que simplesmente acabou, que foi uma viagem de mais de dezenove horas pra NADA.
Realmente eu acho que ele poderia ter colocado esse final, se ele tivesse aumentado mais o lance das pistas e tudo mais, deixado mais interessante, e eles encontrassem a Margo de um jeito mais interessante.
Massss, nem sempre os livros terminam do jeito que a gente quer né, tipo a vida, e eu acabo ficando com essa sensação, de que o autor quer que pensemos que nem os livros, assim como a vida, são e terminam como a gente pensa, sonha ou quer.
Tudo sempre muito injusto, diga-se de passagem.


Claro que, não quero com isso dizer que o livro é ruim, só estou dizendo que eu esperei outro fim para ele.
Mas John Green a cada pagina mostra o seu brilhantismo, a sua inteligencia, nas palavras, nos versos, nos textos que ele insere no livro, tudo sempre muitissimo inteligente.


Amigos

É muito interessante também ver os amigos de Q. que sao todos bem diferentes uns dos outros, mas ainda assim apoiam o Q. nessa coisa louca, sempre.
Ver como a Lacey que parecia só uma menina bonitinha, popular e como dizem os meninos, gostosa, acaba no final se mostrando ser diferente, e como Ben diz "é sempre diferente, quando você imagina a pessoa e quando está com a pessoa de verdade"
As pessoas sempre são diferentes vistas de perto, e é o mesmo que acontece com Margo, Q. imagina a Margo de um jeito e no fim ela se mostra outra Margo, totalmente diferente.



Não vou entrar mais a fundo no livro, até porque não tenho nenhuma critica mais intensa a fazer, nem boa, nem má, alem das ditas.
Apenas é um livro muito bom e precisa muito ser lido, com certeza, ainda mais agora que vai sair nos cinemas e as pessoas as vezes esquecem que não basta apenas assistir, tem que ler os livros.

Também, obviamente, estou bem ansiosa pelo filme, e espero muito pra ver como eles transformaram, do filme eu só digo que, imaginei o Ben e o Radar um pouco mais velhos, quer dizer, no livro eles tem 16/17 anos, e no filme parece que o Ben e o Radar tem doze, treze, achei isso BEMMMMM nada a ver.
Isso você pode ver no trailer que já foi liberado do filme, e que te faz ficar mais ansioso ainda pelo filme kkkk


                                     




Definitivamente, Ben e Radar parecem ter doze anos.
What the hell...
Se preparem porque isso vai ser uma critica quando lançarem o filme.
POR QUE ELES SE PARECEM COM CRIANÇAS DE DOZE ANOS??????


E essa foi mais uma critica de livro
:)
kkkkkkkkkkkkkkkk

Leiam esse livro maravilhoso, e por favor, não imaginem o Ben e o Radar como crianças de doze anos. ;)




Um Comentário

  1. Ana beatriz nogueira30 de junho de 2015 às 21:48

    hahahaha eu também odieiiiii ver o ben e o radar como crianças
    meuuuu eu imagino o radar alto, magro, de óculos, meio nerd, mas ainda com cara de homem já
    agora vejo esse molequinho ai de doze anos,que isso
    odiei tambem
    acho que ja erraram ai e to com medo do que mais podem ter errado serio
    mas o livro realmente é muito bom mas eu tambem esperava maissssssssssssssssssssss
    bem mais no final
    vc disse tudo
    cadeeeee o final john green?
    fiquei mega curiosa pra saber o que poderia acontecer mais depois
    e esperando mais pistas e nada
    poxa isso foi brochante da parte dele, nao ter pistas e terminar daquele jeito
    mas o livro é maravilhoso mesmo, com certeza
    amooo os livros do john green ele é fantastico

    ResponderExcluir