Oii, oii, meus amores!!
Voltei, e, como uma estudante de letras, resolvi postar algumas coisinhas que vemos bastante no curso, mas que vão acabar ajudando todo mundo que gosta de português também, ou que precisa de um reforço na matéria rsrsrs

E hoje eu vim falar um pouquinho sobre um tema que os estudantes de letras mais amam na vida-sqn


Todo estudante de letras e um escritor precisa saber sobre isso, mas é um assunto que não apenas quem ama a língua portuguesa precisa saber, mas sim todas as pessoas, pois é um assunto bem focado em concursos, enem, vestibulares, e claro, cobrado pelas professoras de português:
O que é, exatamente, coerência e coesão? Quais as suas diferenças? São a mesma coisa?

Hoje vou falar um pouquinho sobre isso :)


Coesão:

É a conexão que liga os elementos em um textos, o que cria a harmonia entre os elementos de um texto, o que dá uma ligação harmoniosa aos parágrafos. 
A Coesão tem a função de evitar repetição de palavras e costurar as idéias.


Por exemplo:

Eliane é gordinha. Eliane come muito. Eliane precisa fazer academia.

É um pequeno texto que possui coerência, porque faz sentido, mas não tem coesão.
O correto, portanto, seria:

Eliane é gordinha porque ela come muito, logo, essa menina precisa fazer academia.

Perceba que, usando outras palavras pelas quais podemos trocar o "Eliane", conseguimos dar coesão ao texto.


Coerência:

Coerência, por sua vez, é a relação lógica entre ideias. É necessário que, num texto, todas as ideias se amarrem textualmente, que possua logica interna, ou seja, que se construa um sentido, estabelecendo relação entre os assuntos e ideias destacadas, facilitando o entendimento da mensagem que se quer passar.

Por exemplo:



Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar.
(incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).

Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo.
 (coerência restabelecida por acréscimo de informações).



Na língua portuguesa também temos outros tipos de coerências, e que são essenciais também para uma narrativa, conforme segue abaixo:


Coerência narrativa:

Em uma narrativa os personagens são descritos como possuidores de certas qualidades, e se atribui certos estados de alma, como por exemplo, alto, baixo, corajoso, medroso.
Para que um texto possua uma coerência narrativa, deve-se manter durante todo o texto as qualidades atribuídas aos personagens, não podendo-se dizer que um personagem medroso, enfrentou um bandido num assalto e salvou uma senhorinha idosa, pois, estaria se classificando uma incoerência narrativa, pois o personagem diverge da descrição anterior.


Por exemplo: 
Lucas é um garoto tímido, que gosta de ficar quieto, na dele, mas Lucas é um garoto estudioso e esforçado, e é também o líder do grupo de oração.

Se Lucas é tímido, é incoerente que ele seja o líder de um grupo de oração.


Coerência figurativa:

Entende-se a articulação, harmonia das figuras para construir o mesmo bloco temático.
Ou seja, o tema da história, onde se passa, como são as pessoas, quando se narra determinado modo de se viver das pessoas na história, não pode contradizer depois, alterando o tema inicial, por exemplo, narra-se despreocupação, pessoas a beira da piscina, seria incoerente narrar pessoas apressadas num ambiente como esse, a não ser que haja um motivo e o mesmo deverá ser explicado.
O bloco temático também deve ser respeitado no quesito ambientação, ao se narrar pessoas vivendo no polo norte, por exemplo, deve-se figurar ambientes conforme o que se encontra no polo norte, como trenós, neve, não sol, palmeiras, etc.


Coerência argumentativa

Quando se defende uma ideia ou ponto de vista em questão, deve manter a ideia defendida do inicio ao fim do texto, por exemplo, defender a opinião de ser contra o aborto, mas em determinado momento do texto dizer que o aborto pode ser legalizado, torna-se incoerência de ideias, portanto, uma incoerência argumentativa.




Bom, pessoal, quem escreve sabe que essas coisinhas básicas são, no fundo, muito importantes; 
E para os jovens estudantes, se você conseguir seguir isso, também te ajudará bastante a criar um texto ou uma redação bem bacana e claro, ganha pontos com a professora de português ;)


Aos estudantes de letras, só tenho uma coisa a dizer: Foco na coerência e coesão rsrsrs


Deixe um comentário